Planejamento Digital para 2022

Para que o seu marketing na internet tenha um grande sucesso no ano que vem, é muito importante que a sua marca tenha um bom planejamento digital!

planejamento digital
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Atualmente, o marketing online é um enorme sucesso no Brasil. Assim, todos os dias, o número de novas empresas e profissionais que criam uma presença de qualidade na web só aumenta. Como resultado, essas organizações fazem ações estratégicas nas mídias sociais, sites e blogs (por exemplo). Tudo isso, para obter novos clientes. Porém, não adianta desenvolver várias táticas, se o planejamento digital não tem o alinhamento certo para gerar boas respostas!

No momento em que uma marca decide planejar cada etapa do seu marketing digital – haverá grandes chances de alcançar melhores resultados. Isso acontece, porque existirá uma análise prévia dos pontos estratégicos (como da análise da concorrência e persona) e a definição das ações de alta performance nas plataformas.

Como resultado, esse trabalho permite que não ocorram erros graves ou problemas, que dificultam a implementação das atividades e a aquisição de novos interessados para comprar as soluções.

Portanto, queremos destacar algumas informações essenciais sobre um bom planejamento digital. Além disso, também discorreremos sobre alguns passos indispensáveis para o seu sucesso!


O que é um Planejamento de Marketing Digital?

Em primeiro lugar, a fim de que você entenda a importância do tema, é necessário definir essa atividade. Assim, ficará simples conhecer este elemento relevante no ambiente online.

Segundo Neil Patel, um dos maiores “marqueteiros” do mundo, o planejamento digital é:

Um documento que possui informações chave para sua empresa. Nele, você vai registrar seus objetivos, seus concorrentes, ações que serão aplicadas, público-alvo e persona, ferramentas a serem utilizadas e todos os outros detalhes para a execução das campanhas de marketing.

Portanto, ao analisarmos esta definição, é possível constatar alguns dados interessantes:

  • Trata-se de um documento, o qual possui um conjunto de informações de grande relevância sobre uma marca;
  • Desta forma, existe o registro dos objetivos, análise dos concorrentes, ferramentas de marketing, etc;
  • Como resultado, todo este conjunto de dados apoiará na implementação de uma campanha de marketing.

Desta forma, o planejamento é algo imprescindível para que qualquer marca atinja as respostas que deseja em um menor espaço de tempo!


Por que a sua empresa precisa de um excelente Planejamento Digital para 2022?

Apesar de ser uma parte do marketing “muito famosa”, poucas empresas desenvolvem este tipo de documento. Isso ocorre, porque alguns gestores preferem iniciar as atividades operacionais, a partir da visualização das ações que a concorrência pratica ou de acordo com o que está em destaque no segmento.

Observar os seus concorrentes e acompanhar as tendências de marketing são fatores relevantes. Mas, só analisar estas ações não irá proporcionar o conhecimento suficiente para executar um Plano de Ação que traga resultados.

Portanto, é necessário criar um Planejamento Completo, o qual possua – no seu interior – um conteúdo de alto valor para o desenvolvimento de boas práticas.

Além disso, há outras vantagens, que descrevem a relevância deste modelo de documento. Para que você conheça cada uma, observe os tópicos a seguir:

1- O Planejamento Digital é um roteiro de acompanhamento

Em primeiro lugar, é importante salientar que o Planejamento serve como um roteiro especializado para o sucesso do marketing online. Assim, caso haja alguma dúvida ou seja necessário modificar algum ponto, sua equipe poderá acessar este conteúdo e verificar qualquer parte interna.

2- Permite desenvolver diversas Análises Estratégicas

Outro ponto de destaque é a capacidade de analisar, estrategicamente, alguns elementos importantes. Assim, com um bom planejamento digital, você observará os aspectos da sua concorrência, do público-alvo e do mercado.

3- Cria um Cronograma com todas as Atividades Operacionais

Além disso, as ações operacionais estarão dentro de um cronograma especial. Como resultado, todas as plataformas importantes para o marketing digital (como o Blog e as Mídias Sociais) ficarão neste espaço, com as datas e horários corretos para que ocorram as suas funcionalidades. Portanto, o seu planejamento vai orientar a sua equipe para que haja a implementação adequada de cada passo.


Passo a Passo para a Criação do seu Planejamento de Marketing Digital para o ano de 2022!

planejamento de marketing digital rio de janeiro seo10 projetos digitais
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Agora que você conheceu diversas informações sobre o planejamento digital, chegou o momento de descobrir um pequeno roteiro para desenvolver o seu próprio documento! Assim, observe os tópicos abaixo:

1- Faça uma Pesquisa Estratégica

Em primeiro lugar, defina alguns pontos iniciais de cunho estratégico:

  • Análise da Concorrência: verifique os seus 3 principais concorrentes e observe como é implementado o marketing digital de cada um deles;
  • Análise do Mercado: confira as principais tendências no seu segmento. Além disso, faça uma Análise SWOT, a fim de melhorar essa observação;
  • Análise do Público-Alvo: descubra quem são as pessoas que te seguem e compram as suas soluções. Você também poderá definir a sua persona (o seu cliente ideal).

2- Verifique a sua Presença Online

Depois disso, faça uma auditoria das plataformas onde sua marca se faz presente. Assim, confira o seu website, suas redes sociais, seus anúncios pagos, etc. Como resultado, será possível melhorar os espaços que não estão de acordo com os seus futuros objetivos.

3- Defina os seus Objetivos e os KPI´s

Posteriormente, é preciso definir cada uma das metas principais da sua campanha de marketing. Além disso, a partir do conhecimento de cada meta, você deverá descrever os seus KPI´s.

O KPI é um indicador de performance, o qual é muito importante para enfatizar se o seu marketing está alcançando bons resultados!

4- Implementação das Atividades e Monitoramento Contínuo

Neste momento, depois de planejar toda a parte estratégica, chegou a hora de criar o seu cronograma de atividades operacionais digitais. Assim, com esta rotina definida, será possível colocar tudo em prática.

Porém, não deixe de monitorar e acompanhar cada uma das estratégias que estão em funcionamento. Isso porque, você poderá adequar ou mudar qualquer ação que estiver ruim.

Portanto, com uma aplicação correta das atividades operacionais, a tendência é que a sua empresa ou projeto tenha ótimas respostas com o marketing na web!


COMECE O ANO DE 2022 COM O MELHOR PLANEJAMENTO DIGITAL PARA SUA MARCA!

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