Planejamento de Marketing Digital: como fazer?

Sua empresa possui um planejamento de marketing digital bem definido? Isso é importante, porque o seu negócio poderá alcançar muito mais consumidores.

planejamento-digital-estratégico
planejamento-digital-estratégico

Ter um marketing digital de qualidade é essencial para ter ótimos resultados. Assim, a partir da adoção de boas estratégias no dia a dia, a tendência é que qualquer tipo de organização amplie o seu faturamento. Além disso, o relacionamento com os clientes ficará melhor. Mesmo com estas vantagens, poucos são os empreendedores que desenvolvem um planejamento correto.

Neste artigo, nós explicaremos um passo a passo simples para desenvolver o seu plano de marketing online. Como resultado, o seu empreendimento sairá na frente dos concorrentes.


O que é um Planejamento Digital?

Em primeiro lugar, é indispensável que este texto explique o que significa o termo “planejamento”, com relação ao marketing digital. Assim, o leitor terá um melhor entendimento sobre o tema.

Portanto, a definição que escolhemos é aquela que se encontra em um artigo no site da IEBS School:

Um plano de Marketing Digital consiste em um documento que inclui todos os objetivos e o planejamento das estratégias e ações de Marketing com as justificativas de tais estratégias e como conseguir atingir os objetivos definidos.

A partir da leitura deste parágrafo, foi possível perceber que é um documento estratégico, o qual tem a presença das metas e ações estratégicas que irão apoiar a empresa no seu crescimento.

Além disso, vale a pena ressaltar que um Plano de Marketing Online é algo simples e direto. Portanto, independente de ser para uma loja virtual, uma empresa física ou uma startup digital, evite redigir um planejamento que seja difícil de entender. Assim, foque em algo que não gere problemas para implementar.


Quais são os principais pontos que um bom plano precisa conter?

No planejamento de marketing digital, existem algumas atividades que devem estar presentes. Isso acontece, porque estas análises serão primordiais para que o documento esteja completo e pronto para a execução operacional.

Mas, você tem ideia de quais são essas etapas? Confira abaixo os tópicos:

  • Defina as suas metas: em primeiro lugar, tenha a definição dos objetivos principais e secundários;
  • Análise da concorrência: observe toda a presença online de, pelo menos, 3 concorrentes;
  • Defina o Público-Alvo ou Persona: entenda a característica dos seus consumidores. Para facilitar, você pode criar uma persona (o perfil do seu cliente ideal).
  • Plano de Ações Estratégicas: defina as estratégias que sairão do papel e serão implementadas.

Como resultado, a partir da aplicação correta destes elementos, o seu planejamento estará apto a ser utilizado. Além disso, não esqueça de que você precisa desenvolver um plano de acordo com as suas possibilidades. Assim, comece devagar e, com os primeiros resultados positivos, aumente o leque de ações no marketing.


Vantagens para quem desenvolve um plano de marketing online

Agora que você entendeu este assunto, deve estar com algumas dúvidas sobre o porquê investir na criação de um planejamento. Para lhe transmitir confiança, destacaremos alguns benefícios sobre a utilização de um bom plano.

Como resultado, eles sustentam o argumento de que, sem o planejamento certo, a tendência é que – infelizmente – o seu negócio não tenha 100% de êxito.

Portanto, acompanhe e observe cada vantagem abaixo:

1- Aumenta a capacidade de acerto do projeto

Em primeiro lugar, é relevante falar que um excelente planejamento facilitará o sucesso do seu marketing digital. Isso ocorre, porque – a partir de todas as análises necessárias – você terá um “caminho” coeso para seguir. Como resultado, tanto as aplicações das estratégias, quanto o monitoramento de cada uma serão eficientes.

Além disso, não se esqueça: aplicar as atividades e ações sem nenhum controle ou prévia organização poderá gerar diversos problemas nas vendas dos produtos e no relacionamento com o consumidor.

2- Custo / Benefício

No seu documento, haverá a presença das estratégias que estão de acordo com o seu segmento, público e capacidade para investimento financeiro. Assim, você saberá o custo / benefício de cada atividade. Como resultado, a sua equipe não realizará nenhum movimento errado.

3- Cronograma

Além disso, é imprescindível citar que um bom Plano de Marketing Digital tem um cronograma de atividades coeso e adequado. Assim, você realizará cada passo de acordo com as ações pertinentes naquele momento. Isso é primordial, porque evita que ocorra confusão entre membros da equipe e da empresa.

4- Controle das Métricas

Por último, não podemos esquecer de enfatizar que – em um planejamento de sucesso – todas as métricas e dados importantes estão agrupados em uma planilha. Como resultado, ficará fácil de analisar o progresso do seu trabalho.


Exemplo de um Plano de Marketing Online de Sucesso

plano-de-marketing-digital-para-o-ano-de-2022
plano-de-marketing-digital-para-o-ano-de-2022

Após o destaque de vários conteúdos acerca deste tema, com certeza, você está com muita curiosidade para saber o passo a passo de como desenvolver o seu plano.

Assim, a fim de lhe proporcionar o melhor entendimento, destacamos o planejamento de marketing digital ideal para quem precisa de um projeto de sucesso. Portanto, observe a seguir cada etapa:

– Em primeiro lugar, defina as suas metas

Tenha a descrição dos principais objetivos no seu projeto. Como resultado, a partir das metas corretas, será possível desenvolver as melhores estratégias para o seu tipo de negócio.

Observação: foque na construção de Metas SMART. Assim, os seus objetivos serão mais específicos.

– Observe o Mercado (Análise SWOT)

Depois das metas, o próximo passo é conhecer o seu segmento. Assim, a melhor forma de desenvolver esta etapa será através da ferramenta SWOT.

– Análise dos Concorrentes

Entender como atua a sua concorrência é importante. Assim, você deverá observar toda a presença online (site, redes sociais, anúncios pagos, e-mail marketing e outros). Como resultado, você poderá “copiar” algumas atividades que proporcionam boas respostas  e utilizar no seu projeto de uma melhor forma.

– Tenha a sua Persona

A persona diz respeito ao deu tipo de cliente ideal. Assim, com o desenvolvimento deste elemento, será mais simples acertar nas estratégias para cativar o seu público. Portanto, é de suma importância contar com essa definição.

– Estruture o seu Plano de Ação

Depois de realizar as análises, chegou o momento de criar o seu Plano Operacional. Assim, a etapa trata da aplicação “fora do papel” das ideias que foram idealizadas. Nesta parte, é preciso ficar atento(a) sobre alguns pontos:

  • Tenha um roteiro para cada atividade: caso haja, no seu projeto, uma campanha de Google Ads, descreva as informações imprescindíveis sobre essa ação no documento. Assim, o seu controle será mais fácil;
  • Escolha os melhores KPIs: são as métricas que a sua equipe monitorará para a eficiência do projeto;
  • Tenha o seu Cronograma: não esqueça disso, porque será a melhor forma de controlar o momento em que uma estratégia deve começar. Como resultado, crie um cronograma simples de acompanhar e observar no dia a dia.

A agência de marketing digital SEO10 possui uma equipe de especialistas 100% pronta para desenvolver o seu Plano de Marketing Digital de Sucesso!

Nossa empresa possui a expertise e o conhecimento necessário para lhe proporcionar todo o apoio necessário. Assim, entre em contato conosco !

Agradecemos a sua atenção e acompanhe nossos posts! #seo10digital – SEO10 Projetos Digitais.

Dessa forma, acesse agora, também, as nossas principais mídias sociais:

Facebook

Instagram


Observe outras matérias relevantes:

Descubra como o Marketing de Influência pode ajudar o seu negócio a crescer de forma exponencial!

Descubra algumas dicas excelentes para que a sua campanha de Google Ads seja um enorme sucesso!

Marketing Digital para as pequenas e médias empresas! Assim, implemente ótimas estratégias na sua marca! Acesse a matéria aqui e saiba todas as informações!