Marketing de Influência no ano de 2022

Na estratégia do Marketing de Influência, os indivíduos com alto poder de engajamento auxiliam as marcas na melhoria do relacionamento com os seguidores e fãs.

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Em 2022, o Marketing Digital continua em franca expansão. Assim, cada vez mais, as organizações implementarão estas atividades nos seus processos internos. Como resultado, isso ajuda na aquisição de novos consumidores. Mas, há outro fator que tem enorme peso dentro da estratégia online: a melhoria da imagem e credibilidade da marca, frente ao público. Portanto, o marketing de influência é importante para o sucesso de qualquer comunicação na web.


Fundamentos sobre o Marketing de Influência

Em primeiro lugar, com o intuito de que o termo seja de fácil entendimento para o leitor, destacaremos a melhor definição deste tipo de comunicação. Assim, observe o significado em ênfase no site Influency.

Marketing de influência é uma abordagem de marketing que consiste em praticar ações focadas em indivíduos que exerçam influência ou liderança sobre potenciais clientes de uma marca.

Ou seja: este modelo de publicidade tem o objetivo de utilizar a imagem de pessoas famosas (ou que podem alcançar uma grande relevância, frente a um nicho específico) para influenciar a tomada de decisão de muitos indivíduos.

1- Mas, como as personalidades conseguem realizar uma mudança de pensamento no público?

Isto acontece, porque – devido ao conteúdo de nicho e a capacidade de dialogar sobre um determinado tema – estes influenciadores ganharam, ao longo do tempo, a confiança dos seguidores e fãs.

Como resultado, uma boa parte destes “internautas” confia – de uma forma quase plena – nas recomendações sobre produtos e serviços que essas personalidades divulgam em seus perfis.

Além disso, um influenciador de renome tem a possibilidade de criar um efeito imediato na visibilidade da marca. Portanto, no momento em que uma organização esportiva contrata uma personalidade como o jogador de futebol Neymar (por exemplo), a tendência é que ela alcance um número significativo de vendas.

2- Quais são os formatos que existem nesta publicidade?

Para que uma empresa contrate um influenciador para a sua campanha, há dois modelos comuns na comunicação online. Assim, independente da escolha, com um bom planejamento e estrutura, haverá grandes chances de que os resultados sejam de alto impacto.

Mas, você sabe quais são estes formatos? Para o seu conhecimento, observe os tópicos a seguir:

  • Mídia paga (paid media): cada influenciador digital recebe a sua remuneração, a partir da participação em campanhas promocionais ou ações pontuais que tenham o foco nas soluções da marca. Assim, sua contribuição será diretamente ligada ao resultado de vendas do produto ou serviço. Além disso, no marketing de influência, haverá uma sinergia entre ambos os lados (pessoa de renome e empresa), onde o posicionamento da solução se alinhará com o conteúdo do indivíduo de grande influência.
  • Mídia conquistada (earned media): neste modelo, o papel dos influenciadores digitais é de parceria. Assim, não há uma contrapartida financeira. Em diversos casos, a promoção gratuita de um produto ou serviço será de grande valor para o influenciador. Isso porque, esta ação lhe proporcionará mais visibilidade, prestígio e acesso a diversos eventos de alto padrão. Portanto, é um serviço típico de relações públicas.

Desta forma, cabe a empresa observar qual modelo está de acordo com as suas possibilidades. Assim, será possível contar com o apoio de um especialista em um nicho específico!

3- Como uma organização poderá identificar estes influenciadores?

Agora que você conheceu as bases desta atividade de marketing, deve estar com dúvidas sobre como identificar o perfil de uma pessoa que exerce marketing de influência. Assim, para solucionar o seu problema, falaremos um pouco mais sobre este indivíduo.

Influencers – ou influenciadores digitais – são os indivíduos que encontram-se nas mídias sociais e em outras plataformas, as quais alcançam um público-alvo muito amplo. Como resultado, ao se relacionarem com milhares ou milhões de pessoas na internet, possuem um alto poder de influência sobre boa parte delas.

Assim, há – no meio da web – muitos influenciadores em ramos como: moda, empreendedorismo, esporte, humor, educação, etc.

-Quem são os principais influenciadores em nosso país?

No Brasil, temos inúmeros exemplos, os quais podem ser observados. Neste artigo, destacam-se 11 personalidades com mais seguidores e fãs nas redes sociais.

Podemos destacar alguns como Neymar (que influencia muitas pessoas na compra de artigos esportivos), Bruna Marquezine (atriz, que é contratada de diversas organizações famosas) e Gusttavo Lima (cantor, que – e suas lives – possui o patrocínio de marcas de cerveja).

Além disso, através dos reality shows (como o Big Brother), surgiram novas personalidades, como Juliette e Gil do Vigor, que – nos dias atuais – têm milhões de seguidores em diversas redes.

Portanto, a partir da contratação de cada influenciador, a meta principal de uma marca é maximizar o seu lucro com a venda das suas soluções. Isso porque, através dos indivíduos de alto reconhecimento, desejam melhorar a presença da sua imagem e visibilidade frente ao público!


Por onde eu devo começar o meu Marketing com apoio de Influenciadores?

Marketing de Influência
Marketing de Influência

Caso o seu objetivo seja alcançar ótimos resultados com a estratégia de marketing de influência, é necessário ter uma atenção em alguns passos importantes. Assim, conheça cada um abaixo:

1) Trace os seus Principais Objetivos

Em primeiro lugar, defina as metas principais desta estratégia de comunicação. Desta forma, responda as seguintes perguntas:

  • Como uma campanha junto de um influenciador te deixaria mais próximo de alcançar esse objetivo?
  • Qual o orçamento disponível?
  • Como sua empresa pensa em trabalhar essa parceria?
  • Qual nicho de mercado você deseja atingir?

Importante: busque trabalhar com os Objetivos SMART, que são mais fáceis de entender e executar.

2) Analise o seu Público-Alvo e a Concorrência

Realize uma análise simples e direta, acerca do perfil dos seus seguidores. Busque descobrir quem é a sua persona. Isso é importante, porque ajudará na procura pelo influenciador que está mais próximo da identidade de sua marca.

3) Faça uma Lista com os Influenciadores

Após encontrar estas informações, chegou o momento de escolher a personalidade que vai apoiar a sua marca. Portanto, o ideal será gerar uma pequena lista, com os nomes e os dados principais sobre cada um deles.

Observação: “não dê um pulo maior do que a perna”! Assim, opte por um influenciador que – financeiramente – lhe trará o melhor custo / benefício.

4) Desenvolva a Campanha em conjunto com esta Personalidade

Por fim, após entrar em contato e firmar a parceria com o influenciador, marque uma reunião online ou presencial para conversar e explicar a sua ideia de planejamento para a campanha de marketing digital.

Além disso, esteja aberto para possíveis sugestões desta personalidade. Assim, busque estruturar uma ação online em conjunto com este indivíduo, a fim de que o trabalho alcance os melhores resultados.


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