Marketing Digital: Tendências para 2022

No ano de 2022, algumas Estratégias de Marketing Digital estarão em evidência. Assim, a marca que usar estas táticas alcançará um grande destaque.

tendências de marketing digital 2022
tendências de marketing digital 2022

No ano de 2021, o marketing digital obteve um crescimento substancial. Assim, as empresas e muitos profissionais liberais adotaram um plano de marketing digital – a fim de melhorarem as vendas e a fidelização dos clientes. Como resultado, a disputa por novos nichos tornou-se mais competitiva. Portanto, é extremamente importante não só ter uma presença online, mas saber como estruturar um marketing na web de qualidade.

Um grande exemplo de crescimento nesta área é o segmento do e-commerce (lojas virtuais). Assim, de acordo com o Jornal Montes Claros, é possível observar que – entre 2020 e 2021 – ocorreu uma evolução nesse nicho. Em números absolutos, surgiram 13 milhões novos consumidores (31% de crescimento). Esta informação demonstra que a busca por produtos e serviços na internet está em ascensão. Como resultado, as lojas físicas precisam analisar este cenário e, se for possível, criarem (de uma forma ágil) a sua loja virtual!

Mas, será que apenas desenvolver um site, ter uma presença nas mídias sociais ou um desenvolver um anúncio são passos suficientes para iniciar as atividades de marketing digital? Na verdade, não!

Assim, é muito importante acompanhar as tendências que este segmento da comunicação apresenta para 2022. Isso porque, ao implementar essa ação, dificilmente, a sua marca vai errar na adoção das táticas corretas.

Portanto, neste artigo, nossa equipe destrinchará alguns pontos estratégicos que prometem ser decisivos para que as empresas e os profissionais alcancem o sucesso com a propaganda na web!


Por que minha marca precisa investir no marketing digital no ano de 2022?

Em primeiro lugar, antes de enfatizar algumas tendências, é necessário destacar as principais razões para uma marca investir – de forma planejada e correta – na área de marketing digital. Assim, o empreendedor terá a confiança e total certeza de que este procedimento é relevante.

Além disso, poderá observar alguns pontos imprescindíveis, os quais serão determinantes para o sucesso da sua organização. Portanto, acompanhe cada um dos tópicos a seguir e confira as informações em destaque:

1- Os seus Principais Concorrentes investem no Marketing Online: mas, isto não significa que fazem um bom trabalho.

Esta argumentação pode até parecer repetitiva. Afinal, muitas empresas têm um site ou uma rede social ativa neste ambiente. Porém, há um fato que poucos empresários conseguem notar: a maioria das organizações não possui um planejamento adequado no universo online.

Como resultado, os websites estão desatualizados, não há formulários nas páginas e as mídias sociais detêm uma gestão incorreta. Assim, esta é uma oportunidade excelente para que a sua empresa ultrapasse os concorrentes e alcance os consumidores de uma forma efetiva – através de um trabalho muito bem feito.

Portanto, caso a sua marca ainda não esteja na web, desenvolva um plano de marketing digital! Mas, não faça isso com afobação e sem nenhuma análise prévia. Assim, crie um planejamento correto e apto a gerar ótimas respostas dos usuários. Importante: caso a sua marca necessite de ajuda, fale com a nossa equipe de especialistas!

2- A internet é o presente (não o futuro).

Muitas pessoas disseram, no início dos anos 2000, que a web era o futuro da comunicação. Assim, várias agências de marketing digital e empresas similares surgiram neste período. Consequentemente, estes empreendedores estavam certos: atualmente, a internet encontram-se em um lugar de destaque na área de propaganda.

Como resultado, o ambiente online é o meio mais usado para que as pessoas se informem sobre um assunto. Nesta pesquisa da Poder 360, é possível averiguar que já ultrapassou a TV. Assim, 43% dos indivíduos buscam algum site para se informar, enquanto outros 40% procuram as notícias na televisão.

Estes dados comprovam que – a cada dia – o universo da internet cresce e se fortalece. Portanto, a sua empresa deve acompanhar estas mudanças e estar presente neste espaço!

3- Campanhas Totalmente Mutáveis e Mensuráveis (a marca pode aperfeiçoar suas estratégias sempre que quiser)!

Outro ponto crucial – para as organizações que desejam melhores resultados, com o máximo de economia em suas verbas publicitárias – é que você pode melhorar a sua campanha de marketing digital de uma forma fácil e rápida.

Assim, diferente de um comercial de TV ou propaganda no rádio, caso um anúncio patrocinado no Google (exemplo) não esteja obtendo as respostas corretas, você poderá modificá-lo. Como resultado, traz uma alta performance nas campanhas e alcança um custo / benefício superior. Maior economia de dinheiro todo o mês!

Além disso, através de ferramentas como o Google Analytics, é possível mensurar todas as informações sobre uma estratégia digital em tempo real. Portanto, se houver a necessidade de aperfeiçoar um título ou página, esta ação não será algo difícil de conseguir!


Quais são as Tendências de Marketing Digital para 2022?

tendências no marketing digital
tendências no marketing digital

Depois de conferir os principais benefícios do investimento em campanhas de marketing digital, chegou o momento de conhecer as tendências que estarão presentes neste segmento no ano que vem.

Assim, com um bom planejamento e uma equipe de profissionais de qualidade, sua empresa estará pronta para aproveitar estas estratégias e obter ótimos resultados mensais em vendas!

Portanto, veja abaixo cada tópico e busque identificar aqueles que mais se adequam a sua realidade.

Maior Uso dos Dados

Em primeiro lugar, é necessário destacar que as métricas fornecidas pelas plataformas digitais terão uma relevância ainda maior em 2022. Isso porque, analisar, interpretar e compilar estes dados facilitará a criação de atividades que gerem melhores respostas. Portanto, pesquise sobre o que é o Business Intelligence (BI) e como utilizá-lo dentro do seu plano de marketing.

Vídeos Curtos

Nos últimos anos, o papel dos vídeos online nas campanhas de marketing alcançou um diferencial enorme. Assim, a utilização desta ação estratégica ganhou muita força. Em 2022, esta tendência continua em alta! Porém, conteúdos curtos e que atinjam um potencial viral (principalmente, no Instagram e TikTok) serão a “aposta da vez”.

Importante: você não precisa abrir mão dos vídeos institucionais ou com o foco em vendas. Portanto, o ideal será inserir esta outra modalidade dentro do seu plano – para atuar em conjunto com outras táticas.

Social Selling

Este termo diz respeito ao relacionamento com novos clientes, a fim de vender os produtos e serviços através das mídias sociais. Assim, algumas marcas atuam com lojas virtuais no Instagram (por exemplo) e alcançaram novos nichos de mercado. Dica: realize uma busca, analise a concorrência e verifique se esta tendência é uma boa opção para que a sua empresa cresça ainda mais em 2022!

UGC

O UGC (um conteúdo produzido pelo usuário) é outra tendência forte para o ano que vem. Assim, cada vez mais, as pessoas estarão propensas a compartilhar suas experiências, depoimentos e os resultados que tiveram ao utilizarem um produto ou serviço.

Portanto, inclua na gestão das suas mídias sociais e no conteúdo do seu site estes comentários dos clientes – para que eles gerem empatia com o público. Além disso, também serão uma prova da qualidade das suas soluções.

Experiências Multicanal

Você já se deparou assistindo TV e olhando sua rede social preferida ao mesmo tempo para descobrir algo específico sobre este programa? Isso é uma experiência multicanal, porque enfatiza a união de dois canais de comunicação para uma mesma demanda do usuário.

No marketing digital, é possível aproveitar esta nova oportunidade. Assim, duas ações interessantes seriam:

  • Divulgar algumas campanhas digitais, as quais incentivem uma pessoa a assistir determinado programa na TV;
  • Relatar uma experiência em um restaurante (no momento em que você se encontra no local em questão, ao vivo, pelo Instagram).

Observação: muita atenção ao Metaverso, criado por Mark Zuckerberg. Assim, mesmo que esteja no início das suas operações, pode ser um diferencial excepcional para algumas organizações!


Temos a certeza de que, com um bom planejamento de marketing online, sua marca terá ótimos resultados! Desejamos para você um Excelente 2022, com muita paz, alegria e novos clientes!

Importante: precisa de ajuda para obter as respostas corretas e mais vendas com o marketing digital? Quer alcançar novos públicos e conquistar a confiança destas pessoas?

Se o seu objetivo é vender mais e ter mais clientes recorrentes, procure agora nossos especialistas. Assim, estamos prontos para atender a sua organização com muita eficiência e qualidade.

Atuamos com planejamento de marketing digital, criação de sites, gestão das mídias sociais, criação de anúncios pagos para o Google (links patrocinados), dentre outras soluções!

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