Estratégias de Design e Branding para 2022

Estruturar um Design Estratégico e uma Marca de Boa Qualidade são fatores importantes para alcançar os melhores resultados no Marketing da sua empresa!

Design 2022
Design 2022

O aumento da presença online de empresas e profissionais liberais é uma realidade. Assim, muitos empreendedores investem no marketing na web, a fim de alcançarem um público-alvo selecionado e apto a consumir os seus produtos e serviços. Além disso, o investimento em propaganda off-line de alto padrão também evoluiu. Como resultado, ao criar uma ação estratégica correta, as vendas e o posicionamento da organização irão melhorar. Mas, não adianta iniciar este trabalho, se o design e o branding da sua marca não estiverem em sintonia com essa nova realidade.

Portanto, neste artigo, trataremos sobre a importância destas formas de comunicação. Além disso, nós destacaremos algumas dicas para que o seu projeto aperfeiçoe estes pontos sem maiores dificuldades.


Qual é a melhor definição sobre a palavra Design

Em primeiro lugar, conhecer o que significa esta palavra é necessário para discorrermos sobre sua relevância. Assim, neste texto da empresa de marketing Rock Content, podemos observar uma definição interessante:

É um processo ou ciência, que possui a finalidade de solucionar um determinado problema — seja ele qual for — por meio da manipulação de atributos visuais.

Como resultado, é possível entender que este termo engloba todo o conjunto de imagens, que atuam como a primeira impressão ou como componentes de informações que uma marca deseja repassar ao consumidor.

Assim, é imprescindível que os empreendedores desenvolvam as estruturas visuais que atestem total qualidade e capricho nesse quesito. Como resultado, destacamos abaixo alguns elementos característicos do design:

  • Elaboração de Materiais Gráficos que serão utilizados nas estratégias de redes sociais;
  • Criação da Marca da Organização e de sua Identidade Visual;
  • Desenvolvimento de Figuras ou Imagens para o uso nas campanhas de vendas online;
  • Estruturação de um Site Institucional bonito e que gere um acesso agradável ao usuário no dia a dia;
  • Desenvolvimento de apresentações, propostas e contratos para parceria com o cliente e os fornecedores.

Por que você precisa inserir um Design Estratégico dentro do seu Plano de Marketing?

O primeiro contato de um possível consumidor com qualquer empresa precisa ser impactante ou, pelo menos, deve transmitir um grau de confiança para a pessoa. Portanto, quando há a presença de um belo logotipo e das imagens que se relacionam com a organização, haverá grandes chances de que a “primeira impressão” seja especial.

Assim, planejar e estruturar todos os pontos relacionados ao design é de suma importância. Isso porque, caso a sua organização tenha uma logo mal feita ou não possua um website atraente (por exemplo) – a tendência natural será que o indivíduo pesquise os seus concorrentes e, em primeiro lugar, faça a opção pelas suas soluções.

Além disso, há um motivo que precisa estar em evidência: a lembrança da marca na mente do consumidor. Assim, sempre que uma pessoa precisar de um produto ou serviço específico, o seu cérebro irá procurar informações sobre contatos anteriores que ela teve com alguém que supra esta necessidade. Portanto, se uma empresa tem o branding excepcional, com certeza o cliente vai recordar desta marca.

Como resultado, quem possui – no seu planejamento estratégico – um tópico que trata sobre o design institucional, terá uma grande vantagem frente a maioria da concorrência.

Consequentemente, a autoridade da organização – dentro do seu segmento – será maior e as chances de vender o seu produto ou serviço por um preço atrativo também.

Observação:

Toda a experiência do usuário (principalmente, dentro das plataformas digitais como páginas online ou nas mídias sociais) está ligada com um bom design estratégico.

Isso porque, sempre que existir uma organização das informações visuais e uma facilitação do seu entendimento, o indivíduo acessará estes espaços com uma maior tranquilidade e satisfação.


Planeje sua Melhor Imagem: conheça algumas Ações Estratégicas

design
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Depois de conhecer a definição e a importância desta atividade, chegou a hora de descobrir algumas ações que vão contribuir para o sucesso do seu negócio. Assim, com a aplicação correta, a tendência é que a sua marca tenha um amplo destaque na área visual dentro do seu segmento.

Além disso, atrair diversos novos consumidores – pelo impacto do design estratégico moderno – será uma realidade. Portanto, confira cada uma das táticas a seguir:

1- Criação de Imagens que interessem o seu Público

Em primeiro lugar, antes de iniciar a criação da identidade visual, é necessário conhecer alguns fatores que podem fazer uma total diferença. Isso porque, é preciso ter um conhecimento prévio sobre o mercado, a concorrência e a própria presença da marca na comunicação.

Assim, crie um planejamento estratégico – relacionado ao design da empresa. Observe como o segmento atua, veja o que os concorrentes fazem e procure construir imagens que estão de acordo com a sua proposta de negócios.

2- Uso das Cores nesta Estratégia

Outro ponto relevante é entender a importância de cada cor. Isso porque, a psicologia das cores poderá contribuir para que a sua ação estratégica seja mais efetiva – frente ao público-alvo.

Além disso, cada nicho de mercado e ambiente de negócios possui determinadas cores que se adequam melhor ao estilo que os clientes desejam. Portanto, a utilização de cada cor será de extrema relevância para o sucesso da marca!

Portanto, com o intuito de lhe apoiar, confira as principais características das cores mais utilizadas:

  • Vermelho: atua com o desejo e a emoção do cliente. Assim, é comum na parte de fast food e alimentação.
  • Azul: destaca marcas que são mais profissionais e sérias. Muito normal em saúde, tecnologia e finanças.
  • Verde: ética e serenidade. Portanto, é ideal para o nicho da natureza e projetos ambientais.
  • Amarelo: calor e animação. Assim, é bom para a área de vendas imobiliárias.
  • Roxo: luxo e a realeza. Ideal para o segmento de vestuários ou linhas aéreas.

3- Identificação dos Materiais com uma Marca específica

Todas as imagens que se relacionam ao seu negócio (logotipo, papel timbrado, site, página de captura de dados) são a porta de entrada da sua marca para os consumidores. Portanto, construa sempre imagens e figuras que facilitem a identificação da sua empresa com estas pessoa. Assim, sempre alinhe cada design a sua estratégia.


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