A presença da sua empresa no Youtube já é realidade?
Cada vez mais pessoas estão pesquisando sobre produtos e serviços dentro da plataforma.
Quantos vídeos você assistiu no Youtube essa semana?
Com toda a certeza, mais da metade das pessoas que você perguntar irá responder pelo menos um.
A utilização do Youtube para se informar e entreter aumentou consideravelmente com a pandemia em 2020.
É possível encontrar desde um simples tutorial até mesmo a shows de grandes atrações internacionais.
Nesse sentido, o interesse das empresas pela plataforma aumentou.
Os números do Youtube
- De acordo com relatório divulgado pela We Are Social, em parceria com a Hootsuíte, mais de 138 milhões de brasileiros acessam a plataforma todos os meses. (Apenas usuários entre 18 e 65 anos)
- Levantamento realizado pela Semrush mostrou que quase 70 milhões de pesquisas foram feitas, entre setembro de 2020 e setembro de 2021.
- Em pesquisa realizada pelo Reuters Institute, 43% dos entrevistados afirmam utilizar o Youtube como fonte de notícias, contra 41% do WhtasApp.
- No Brasil, 86% dos usuários de internet assistem vídeos online, aponta o eMarketer.
- 80% das pessoas afirmam ter assistido a pelo menos um anúncio de vídeo nos últimos 30 dias e 46% afirmam realizar alguma ação após ter visto.
É possível ter a minha empresa no Youtube?
Com certeza!
Vitrine para produtos/serviços
Muitas pessoas estão buscando no Youtube: avaliações, reviews e unboxing de produtos.
Nesse sentido, o Youtube se tornou um espaço bastante interessante para a divulgação das empresas.
O tráfego da internet gerado por vídeos cresce a cada ano. Portanto, a visibilidade é enorme!
“Mais de 70% dos espectadores dizem que conhecem novas marcas no YouTube.”
Fonte: Google/Talkshoppe
O impacto criado por um anúncio na cabeça do consumidor é muito maior quando o conteúdo é audiovisual.
Por isso, os anúncios em vídeo são uma excelente estratégia utilizada no marketing digital para trabalhar produtos e serviços.
“Segundo os espectadores, é duas vezes mais provável que eles comprem itens que viram no YouTube”
Fonte: Google/Talkshoppe
As vantagens de fazer anúncios em vídeo no Youtube
1- Maior engajamento
É muito mais fácil conseguir a atenção do consumidor. Ou seja, se o conteúdo for atrativo é possível fazer com que interajam e compartilhem.
2 – Mais credibilidade
Para os usuários, os anúncios em vídeo feitos com qualidade trazem impressões positivas. Desse modo, a reputação da empresa irá aumentar.
3 – Público segmentado
A empresa consegue de fato alcançar o público que deseja. Na hora de fazer o anúncio, você pode segmentar as campanhas por interesses, dados demográficos entre outros. Ou seja, o resultado é muito mais assertivo.
4 – Mensagem com clareza
A propaganda em vídeo tem um efeito muito maior na transmissão da comunicação. Ou seja, o valor e diferenciais do produto ou serviço terão maior eficácia.
A divulgação da sua empresa no Youtube Ads
Em primeiro lugar, você precisa entender o que é o Youtube Ads.
É uma ferramenta disponibilizada pelo próprio Youtube para quem pretende colocar seus anúncios nos vídeos da plataforma.
Para poder utilizar o Youtube Ads é muito simples. Basta criar uma conta no Google, escolher o vídeo que pretende anunciar, segmentar o público e decidir o orçamento.
Como irá aparecer o anúncio da minha empresa no Youtube?
O Youtube Ads apresenta três formas de disponibilizar o seu anúncio para o público-alvo. Certamente, um deles vai atender a sua necessidade.
A fim de facilitar o entendimento, nós apresentamos esses formatos:
- Bumper Ads
Esses são os anúncios curtos. Eles não podem ser ignorados pelos usuários, ou seja, não há a opção de pular anúncio.
Dessa forma, é preciso que seja uma mensagem muito assertiva. Uma vez que é o tipo de anúncio que mais irrita os usuários já que precisam assistir até o fim.
Os Bumper Ads são ideais para aumentar o alcance e identificação da sua marca e a cobrança é realizada a cada mil visualizações.
- TrueView In-Stream
É o tipo de anúncio que pode ser exibido antes, durante ou depois dos vídeos.
O TrueView in-Stream é o formato que gera maior engajamento. Pois, depois de 5 segundos, o usuário pode decidir se quer para ou continuar assistindo.
Além disso, a cobrança só é feita caso o usuário assista integralmente o vídeo ou realize uma das ações de conversão.
- TrueView Video Discovery
É o anúncio que aparece como uma miniatura do vídeo acompanhado de um pequeno texto com um botão de ação.
O seu anúncio fica posicionado de forma estratégica acima da lista de vídeos relacionados, dentro da própria plataforma.
Enfim, essa é uma das melhores alternativas se o seu objetivo for construir a confiança junto ao público.
Como avaliar o resultado do meu anúncio?
Em primeiro lugar, a sua empresa precisa avaliar quais são as métricas mais importantes para o negócio.
O Youtube Ads oferece um relatório bem detalhado sobre toda a performance do seu anúncio, com o propósito de ajudar na sua avaliação sobre os resultados.
Entre os dados mais relevantes estão, por exemplo:
- número de visualizações
- taxa de engajamento
- o custo médio por cada visualização
- a taxa de cliques
Uma vez que você tenha essas informações em mãos, será possível saber os resultados gerados para o negócio, perceber o quanto os anúncios foram percebidos e aceitos pelos usuários, monitorar a reação do público-alvo e verificar o aumento do tráfego para os outros canais da empresa.
Conclusão
Enfim, os anúncios no Youtube são uma grande oportunidade para a sua empresa se fazer conhecida no mercado e atingir novos clientes.
Sem dúvida nenhuma, a competição por um espaço na tela do usuário será cada vez mais acirrada.
Por isso, é preciso que a empresa faça todo um trabalho de análise e planejamento para conseguir extrair o máximo que essa ferramenta oferece.
Uma vez que essa seja a melhor opção de divulgação, busque criar vídeos atraentes, fazer testes A/B e ficar sempre de olho nas métricas para avaliar a performance.
A sua empresa quer aparecer no Youtube?
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