Técnicas de SEO para Youtube: Aprenda a usá-las!

Através destas Dicas de SEO para Youtube, sua Empresa irá Atrair e Engajar mais Clientes para a Marca!

SEO para Youtube
SEO para Youtube

A implementação de técnicas de SEO para YouTube são cada vez mais comuns nas empresas. Afinal, quem não gostaria de estar no topo das buscas da maior plataforma de vídeos da web?

O YouTube é um fenômeno da internet. Surgiu em 2005 e conquistou tantos adeptos que chamou a atenção do Google. Dessa forma, não precisou de muito tempo no ar para ser comprado pelo buscador, em 2006, e se transformar em um gigante.

Esta plataforma teve um papel fundamental na transformação dos vídeos em um dos principais formatos de conteúdo, tanto para o consumo quanto para o Marketing Digital. Graças a ele, os vídeos se tornaram democráticos: hoje qualquer pessoa — ou marca — pode publicar e assistir a uma infinidade de conteúdos audiovisuais na web.

E, com tanta diversidade de vídeos na plataforma, o YouTube se viu obrigado a organizar todos esses conteúdos em sua ferramenta de busca. Assim, para usufruírem de uma experiência positiva na plataforma, os usuários deveriam encontrar facilmente os vídeos do seu interesse. Por isso, a plataforma criou um algoritmo capaz de rankear os melhores conteúdos para cada busca.

Assim, os canais têm hoje um desafio: quem obter mais visibilidade, deve adotar estratégias de otimização dos vídeos para que eles apareçam mais bem posicionados.

A essas estratégias, damos o nome de SEO para YouTube. E é sobre isso que vamos falar neste artigo. Acompanhe agora para saber tudo sobre este tema.

O que é SEO para YouTube?

O que é SEO para Youtube
O que é SEO para Youtube

SEO para YouTube são as estratégias de otimização de canais e vídeos para melhorar o posicionamento nos mecanismos da busca. Assim, o YouTube é a maior plataforma de vídeos da internet e é considerado também um dos maiores buscadores. Por isso, é altamente relevante saber como otimizar o seu conteúdo por lá.

É claro que, quando se fala em SEO, o que se pretende é alcançar as primeiras posições do Google. Afinal, este gigante da internet domina mais de 90% das buscas no mundo inteiro. Bing, Yahoo! e Baidu são os outros buscadores que ficam com o restante desse share.

O Google tem uma missão: “organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos”. Ou seja, ao rastrear, indexar e rankear os conteúdos da web, o buscador quer que os usuários encontrem os melhores resultados para as suas buscas.

Para isso, o Google projetou um algoritmo eficiente, capaz de identificar as páginas que oferecem uma boa experiência e eliminar dos resultados aquelas que usam spam, plágio ou outras práticas maliciosas.

Melhores Técnicas de SEO para YouTube

Técnicas de SEO para Youtube
Técnicas de SEO para Youtube

SEO para YouTube não é uma receita de bolo. Mesmo que você siga todas as orientações, a decisão de quais resultados vão aparecer para o usuário depende do algoritmo da plataforma, que é bastante complexo. No entanto, quanto mais você ganhar pontos com o algoritmo de pesquisa do YouTube, mais chances tem de alcançar as primeiras posições.

Entretanto, vamos observar agora algumas técnicas para que o YouTube favoreça o seu canal e os seus vídeos nos resultados das buscas dos usuários. Assim, observe os tópicos a seguir.

Realizar uma pesquisa de palavras-chave antes de tudo

Palavras-chave são indispensáveis no SEO para YouTube, assim como para o Google. Por meio delas, a plataforma identifica o tema do vídeo, indexa o conteúdo e associa-o às buscas dos usuários.

Para isso, elas precisam ser inseridas em determinados campos — título, tags e descrição, por exemplo — na hora de fazer o upload do arquivo, de maneira que o YouTube possa coletar essa informação e usá-la no rankeamento.

Portanto, você precisa ter ciência de quais palavras-chave melhor identificam os seus vídeos e, ao mesmo tempo, têm potencial para atrair o público para o seu canal.

Selecionar palavras-chave com bom potencial de alcance

Você deve está pensando: como selecionar os melhores termos para os seus vídeos? Em tese, os termos mais populares tendem a atrair mais gente. Entretanto, eles têm mais concorrência — e os concorrentes podem ser grandes marcas e influenciadores, com quem fica difícil competir.

Por isso, provavelmente a melhor opção — principalmente se você tem um pequeno negócio — são as palavras-chave que chamamos de cauda longa (ou long tail).

Utilizar um bom título de vídeo

Após realizar uma boa pesquisa de palavras-chave, você já tem uma boa seleção de termos em mãos. Então, o que fazer com eles?

Assim, um dos campos em que a palavra-chave precisa aparecer é o título. Esse é um dos fatores mais importantes para o YouTube fazer a indexação e o rankeamento do conteúdo. E, para que o vídeo apareça bem posicionado, o título deve ser o mais próximo possível da busca do usuário.

Fazer vídeos mais longos

Um levantamento da Briggsby chegou a duas constatações sobre a relação entre o ranking e a duração dos vídeos:

  • vídeos com menos de 2 minutos tendem a ficar mal posicionados;
  • a duração média das 5 primeiras posições é de 11min44s.

Portanto, vale a pena começar a investir em vídeos mais longos, que tenham cerca de 10 minutos. Possivelmente, eles atendam as expectativas de quem procura conteúdos mais completos e aprofundados. Por outro lado, vídeos com menos de 2 minutos tendem a ser mais superficiais.

Aumentar o engajamento do público

As estratégias de SEO Off Page englobam fatores que não estão sob controle do site. No caso do Google, refere-se principalmente ao link building, ou seja, as relações com outros sites e os links que recebe deles.

Por isso, o investimento em SEO para Youtube atrai inúmeros seguidores e, a partir da produção de vídeos criativos e relevantes, a possibilidade de engajá-los é enorme.

Dessa forma, conheça também algumas Dicas de Video Marketing, uma das tendências do Marketing Digital que mais cresce!


Através destas Técnicas de SEO para Youtube, a sua empresa alcançará resultados excepcionais em se us projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias para o sucesso de sua marca!


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