TikTok: a rede social dos jovens

Conheça a rede social que é a queridinha dos jovens e descubra como ela pode ajudar a sua empresa no marketing digital

TikTok: a rede social dos jovens

Você pode até não usar o TikTok, mas com certeza já ouviu falar muito sobre ele por aí.

A rede social alcançou um terço de todos os usuários de redes sociais do planeta em menos de quatro anos.

Só a título de curiosidade, as redes sociais vizinhas Facebook e Instagram levaram quase uma década para alcançar esse número.

Antes de tudo, vamos primeiro conhecer melhor essa sensação da internet.

O que é o TikTok?

Trata-se de uma rede social de vídeos curtos, na qual os usuários podem criar e compartilhar vídeos de até 15 segundos. Atualmente, é possível postar vídeos de até 10 minutos.

Os vídeos podem incluir, por exemplo, música, dança, comédia e outras formas de entretenimento.

Para tornar ainda mais atrativos os vídeos, a ferramenta disponibiliza recursos como efeitos, filtros e animações.

A plataforma é popular entre jovens e é amplamente utilizada como um meio de expressão criativa.

A rede social foi criada em 2016, pela empresa chinesa ByteDance, e rapidamente caiu no gosto dos usuários em todo o mundo.

As pessoas podem seguir outras, curtir, comentar e compartilhar os vídeos do mesmo modo a vizinha Instagram.

O TikTok em números!

Os números da rede social mostram um crescimento impressionante desde a criação em 2016.

  • O TikTok tem 1 bilhão de usuários ativos mensais.
  • O TikTok é a rede social com maior engajamento, com uma duração média de sessão de 10,85 minutos. Isso é o dobro do Pinterest, que aparece na segunda posição com 5,06 minutos.
  • São 4,8 bilhões de usuários de internet em todo o mundo; 20,83% usam o serviço de compartilhamento de vídeos da Bytedance.

E não para por aí!

De acordo com relatório Transformação Digital na América Latina, elaborado pela Atlantico, o Brasil já ultrapassou China e EUA no uso da rede social.

Além disso, os brasileiros andam utilizando o TikTok mais do que a rede social Instagram.

Confira alguns dados em destaque do relatório:

  • Os brasileiros que usam o Tiktok passaram de 62%,em 2018, para 72% em 2022.
  • 61,6 milhões era o número de usuários ativos brasileiros no TikTok em agosto de 2022.
  • 14 e 20 horas semanais eram os tempos respectivos em 2021 e 2022 que os brasileiros passavam no TikTok.

Uma pesquisa lançada pelo CGI.br em agosto de 2022 mostrou que 78% dos usuários com idade entre 9 e 17 anos acessam algum tipo de rede social em 2021.

Deste total, 34% dos usuários utilizam mais a rede social TikTok, seguido pelo Instagram com 33% e, por último, o Facebook com 11%.

Com toda a certeza, esses números mostram a grande oportunidade que a rede social chinesa apresenta as empresas que tem produtos ou serviços com o público-alvo nessa faixa etária.

TikTok: a rede social dos jovens

5 vantagens do uso do TikTok no marketing digital

Criação de conteúdo criativo

A plataforma oferece diversas ferramentas que vão ajudar aos usuários a criarem conteúdos envolventes e atrativos para seus públicos.

Dessa forma, as empresas têm a possibilidade fazerem aqueles desafios virais ou campanhas interativas.

Sem dúvida, esse tipo de conteúdo ajuda a engajar o público e aumentar a conscientização sobre a marca.

Alcance jovem e engajado

A comunidade de usuários do TikTok é altamente engajada. Além disso, e como todos nós sabemos, a rede social é muito popular entre a geração mais jovem.

Dessa forma, a empresa que tem presença ativa na rede e está disposta a criar conteúdos criativos terá a grande possibilidade de ter muitas curtidas, comentários e compartilhamentos em seus vídeos.

Viralidade dos conteúdos

Sem dúvida, o poder de viralização dos conteúdos dentro do TikTok é muito alto por conta da sua comunidade engajada.

Por isso, um vídeo que tende a viralizar pode alcançar um público maior que a sua base de seguidores em questão de dias ou até mesmo de horas.

Esse tipo de ação tem um impacto muito grande nas estratégias das empresas, já que não há necessidade tão grande de investimento de publicidade.

Segmentação do público-alvo

Aliás, uma das grandes vantagens de se utilizar o TikTok nas estratégias de marketing é a possibilidade da ferramenta de permitir a segmentação do público-alvo.

Você pode direcionar o seu conteúdo para um público de acordo com critérios como, por exemplo, localização, interesses e comportamento de compra.

Além disso, a plataforma ainda possui um avançado recursos de análise para que as empresas possam avaliar os resultados das campanhas e identificar o que funciona e o que não está dando certo.

Sem dúvida, essa funcionalidade do TikTok é fundamental para as empresas ganharem tempo e aumentarem a sua eficiência na distribuição dos conteúdos para o público-alvo.

Interação com o público

É interessante o fato do TikTok permitir que as empresas possam fazer perguntas e pesquisas para entender melhor o seu público e suas necessidades. Sem dúvida é uma grande funcionalidade!

Como resultado, as marcas conseguem ajustar melhor as suas estratégias de marketing digital e produzir conteúdos mais relevantes para o público, além de proporcionar conexões reais.

TikTok: a rede social dos jovens

4 curiosidades sobre o TikTok

Confira algumas curiosidades divulgadas pelo portal fatosdesconhecidos.com.br

  • A plataforma está disponível em mais de 150 países
  • Em seu primeiro ano, o TikTok atingiu a marca de 1 milhão de visualizações por dia.
  • A equipe chinesa levou 200 dias para desenvolver a versão original do app.
  • O TikTok está traduzido para mais de 75 idiomas. 

Você deve estar se perguntando quem seriam os famosos com o maior número de seguidores no TikTok, né?

TOP 5 Tiktokers

khaby.lame  – 154.8M de seguidores
Charli D’Amelio – 149M de seguidores
Bella Poarch – 92M de seguidores
Addison Rae – 88M de seguidores
Will Smith – 73M de seguidores

Conclusão

Em resumo, o TikTok, assim como as outras redes sociais é uma ótima ferramenta de marketing digital e deve ser aproveitada pelas empresas.

No entanto, o que diferencia ela das demais é o fato de conseguir abranger em sua grande maioria o público jovem.

Portanto, se a sua marca tem um produto ou serviço focado nesse público-alvo, é fundamental que esteja presente criando conteúdos relevantes e atraentes.

Por fim, analise o que as grandes empresas andam fazendo para servir de base para criar o seu próprio conteúdo. além disso, não esqueça de montar uma estratégia para fazer tudo isso acontecer.

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