Confira dicas e o passo a passo para obter sucesso na Estratégia de Marketing Digital da sua Empresa!
Atualmente, investir em estratégia de marketing digital é indispensável para inúmeras empresas. Assim, isto se dá, especialmente, pela internet ser o local mais fácil de encontrar seu público-alvo. Estima-se que mais de 100 milhões de pessoas estão conectadas à internet no Brasil. Diante deste cenário, não há como negar o poder da web e a importância das organizações utilizar-se das estratégias de marketing digital a fim de potencializar seus negócios.
Atrair a atenção das pessoas na web não é uma tarefa simples. Assim, esta ação requer um vasto crescimento, criatividade e inovação. Dessa forma, as marcas que excluem o marketing digital como parte fundamental da estratégia de negócio perdem espaço para outras que investem pesado neste item.
Para criar uma autoridade na internet, mais do que um site ou um perfil nas redes sociais, é preciso estabelecer uma estratégia de marketing digital eficaz. Assim, acompanhe esta matéria e saiba por onde começar!
Mais detalhes sobre o Marketing digital
O marketing digital se originou do marketing convencional, porém com ações voltadas para a internet. Como o ambiente online possui inúmeros detalhes, foi preciso adaptar-se a esta nova realidade. Assim, a estratégia de marketing digital deve ser capaz de tornar o negócio atrativo na web e gerar conversão — desde um simples cadastro de e-mail até a concretização de uma venda. Logo, as técnicas de marketing digital é parte da estratégia do negócio.
Além disso, através do marketing digital é possível definir o foco do conteúdo, atingir um nicho segmentado e ainda mensurar as ações com bastante precisão. Dessa forma, se algo não sair como esperado, é simples entender o que deu errado e alterá-lo. Outra vantagem do marketing digital é que as campanhas veiculadas neste meio são mais baratas do que as produzidas em canais tradicionais.
Assim, o que torna ainda mais atrativo o marketing digital é a possibilidade de empresas de pequeno e médio porte obterem resultados satisfatórios – e o melhor – gastando pouco. Como resultado, há alguns anos, isto era algo impensável, uma vez que propagandas na TV e rádio, por exemplo, era extremamente cara.
As Vantagens das estratégias de marketing digital
As estratégias de marketing digital – que são bastante diversificadas – trazem, cada vez mais, resultados surpreendentes para as marcas e muitos outros benefícios. Assim, observe abaixo alguns deles!
Presença online
Atualmente, ao conhecer uma nova marca, muitos consumidores já perguntam diretamente pelo seu site ou redes sociais. Dessa forma, eles gostam de se inteirar a respeito da identidade da marca, saber mais informações e sentir confiança antes de realizar uma compra.
Por isso, você precisa ter uma presença online bastante sólida, em diferentes mídias, a fim de que o consumidor encontre a sua empresa facilmente na web.
Engajamento com seus clientes
A internet permite que, além de atrair o consumidor e expandir as oportunidades de vendas, as organizações possam estabelecer relacionamentos permanentes com o cliente.
A grande diferença que o formato digital trouxe é que ela não possui apenas um emissor: as marcas podem oferecer conteúdos relevantes, muito além da publicidade unicamente comercial, e os consumidores podem interagir a estes conteúdos a todo momento. Dessa forma, a partir desta intensa interatividade, os laços que se criam entre marcas e consumidores são muito mais profundos.
Mensuração dos resultados
O marketing convencional possui algumas restrições quanto à mensuração dos resultados. Por exemplo, você não tem como saber exatamente quantas pessoas visualizaram um anúncio em um outdoor na rua ou em um busdoor. Assim, se torna ainda mais difícil afirmar quantas pessoas foram comprar o seu produto depois de ver um anúncio da sua empresa.
Com o Marketing Digital, por outro lado, é possível saber todos estes detalhes. Como resultado, a internet permite rastrear todos os passos dos clientes, desde um clique em um link do e-mail marketing até a finalização de uma compra na loja virtual.
Como começar esta estratégia?
Listamos aqui alguns passos a serem seguidos para que você inicie a estratégia de marketing digital de sua empresa. Dessa forma, confira abaixo estes pontos!
1. Tenha um site diferenciado
Ter um site é importante, porém ter um site capaz de gerar lucro é imprescindível. Para isso, invista em um design adequado. Como resultado, ele deve ser receptivo a todo tipo de dispositivo (smartphones ou desktops), deve ser capaz de suportar a audiência e possibilitar conversões e vendas.
Além disso, você precisa ser encontrado na web. Para isso, invista em SEO (Search Engine Optimization) para que seu site esteja bem ranqueado nos principais buscadores da internet.
2. Invista em mídia digital
Além de ter um site responsivo e capaz de gerar vendas, nem sempre isso acontece de forma natural. Assim, em alguns nichos, a concorrência é tão acirrada que as técnicas de SEO geram tráfego insuficiente, e você precisa ter pessoas em seu site para resultar em negócios. Pensando neste possível dilema, é recomendado destinar uma verba para investir em campanhas patrocinadas. Dessa forma, você recebe em seu site, pessoas que já estão interessadas nos serviços que sua organização oferece.
3. Valorize o Email marketing
O email é o contato mais focado que você terá com seu potencial consumidor. Assim, é extremamente recomendado que sua marca possua uma estratégia a fim de captar os e-mails de quem visita seu site, oferecendo vantagens em troca (promoções, cupons de desconto, entre outras) com o objetivo de criar um mailing. Após esta etapa, trabalhe na segmentação da base e crie as peças de email com o objetivo de movimentar a lista.
4. Aposte nas redes sociais
As redes sociais representam mais de 50% do tempo que os internautas brasileiros passam na web. Por isso, sua estratégia de marketing digital deve ser marcada por organização e criatividade nas redes sociais. Além disso, é imprescindível que todo conteúdo produzido seja relevante para o público.
Dessa forma, é importante estabelecer uma rotina contínua de publicação e monitorar o que os consumidores falam sobre sua marca.
5. Marketing de Conteúdo
O marketing digital se torna cada vez mais popular entre as organizações, o motivo: ele gera resultado. Dessa forma, esta recente técnica procura engajar clientes em potencial a partir de conteúdos relevantes, como artigos, tutoriais, vídeos, entre outros.
Dessa forma, crie um blog para sua empresa e publique artigos com temas relacionados ao seu negócio, que chame a atenção dos usuários. Assim, aproveite o e-mail marketing e as redes sociais para compartilhar estes conteúdos e torná-los ainda mais popular.
Através destas grandes Estratégias de Marketing Digital, a sua empresa alcançará resultados excepcionais em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias em qualquer etapa!
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