A importância das Palavras-Chave no Marketing Digital!

As Palavras-Chave são um dos meios mais eficazes de sua empresa ser encontrada por clientes e potenciais clientes através do Marketing Digital!

Palavras-Chave no Marketing Digital
Palavras-Chave no Marketing Digital

Quando você quer buscar mais sobre um evento que tem interesse ou ainda procurar novas informações a respeito de um tema relevante para o seu negócio, certamente recorre ao Google, isso em pelo menos 99,9% das vezes.

Desde temas mais simples aos assuntos mais complexos, ele sempre vai apresentar uma lista de resultados para você diante de alguns termos digitados dentro da caixa de busca. A menos que a sua busca seja totalmente desconexa e sem sentido (e mesmo assim, é bem possível que você encontre algum conteúdo por lá).

Assim, estes termos são as palavras-chaves. Dessa forma, por meio delas, o Google busca identificar conteúdos da web que apresentem informações relacionadas com a sua busca.

Mas o que a sua organização tem a ver com esta busca ou como você pode utilizar este importante mecanismo de busca nas estratégias de marketing digital do seu negócio? Assim, é o que vamos abordar um pouco mais nesta matéria. Dessa forma, acompanhe todos os tópicos a seguir!

Sua Empresa e as Palavras-Chave

Palavras-Chave

Diariamente, estima-se que o Google registra mais de 200 bilhões de pesquisas, ou seja, cerca de 2,5 milhões por segundo. Sem dúvidas, é um número muito expressivo, não é mesmo? Mas, de que forma, então, a sua empresa vai aparecer no topo ou ao menos na primeira página de resultados do Google quando algum usuário pesquisar um assunto que tenha ligação com a sua área de atuação?

Se pensarmos no número de empresas do mesmos ramo que o seu, veremos que esta tarefa não é tão simples. Entretanto, uma vez utilizando as estratégias de marketing digital corretas – a começar pelas palavras-chave – este objetivo será alcançado.

Como resultado, para que a sua empresa não seja apenas mais uma, você precisará investir tempo e esforço em pesquisa e planejamento de palavras-chave, a fim de produzir um conteúdo que seja relevante e atenda as necessidades dos usuários que realizam buscas na internet.

Quais passos devo seguir?

Pode-se dizer que o primeiro passo é identificar quais são as palavras-chave do seu negócio e as pesquisas mais frequentes que clientes ou potenciais clientes realizam em seu nicho de atuação, para a partir daí produzir conteúdos relevantes que possam ser encontrados. Porém, existem outras etapas a seguir para obter sucesso na utilização de palavras-chave. Assim, confira os tópicos a seguir.

Pense como o seu Público

Um dos pontos mais relevantes para a escolha das palavras-chave para um blog é a adequação às necessidades da persona. Certamente que, ao produzir um conteúdo para o blog que você criou, você visa responder às dúvidas e questionamentos de quem está lendo o seu material.

Assim, para que o seu conteúdo seja avaliado como útil e valioso para quem está pesquisando por aquela palavra-chave em questão, você deve sempre pensar em sua persona. Dessa forma, você deve raciocinar como o seu público procuraria na internet quando gostaria de encontrar o seu texto como resposta? Como resultado, esta é uma ótima forma de encontrar palavras-chave eficazes.

Defina o objetivo da estratégia

Esta é uma informação altamente indispensável para o momento de seleção e definição das melhores palavras-chave para o seu negócio. Dessa forma, o objetivo que for definido para a sua estratégia deve ser encarado como um guia para todas as ações que forem postas em prática a fim de alcançá-lo.

Como resultado, se a sua empresa tem como foco principal o aumento no número de vendas dos seus produtos, por exemplo, é possível direcionar a pesquisa de palavras-chave para os termos que impulsionem as compras.

Assim, deve-se investir em termos que incluam “comprar”, “investir”, “os benefícios” do produto e outras neste sentido. Dessa forma, será possível conduzir o público para a compra através dos textos produzidos para o blog.

Pesquisar sobre seus concorrentes

Este é outro método muito eficaz de definir as palavras-chave que devem ser utilizadas para o seu negócio.

Assim, se você possui fortes concorrentes que também investem em uma estratégia de marketing de conteúdo, sem dúvidas, será interessante analisar como eles estão tratando as questões relacionadas aos produtos e serviços para o público.

A pesquisa de concorrentes pode ser eficiente tanto para descobrir o que não está sendo feito por eles (podendo ser uma ótima oportunidade para a sua empresa), como também um meio de identificar as forças da concorrência, empenhando-se a fim de superar estes pontos.

Quais ferramentas usar?
Ferramentas para Palavras-Chave
Ferramentas para Palavras-Chave

Existem inúmeras ferramentas que tem como principal objetivo a busca e definição de palavras-chave relevantes. Assim, listaremos as que apresentam melhores resultados para as organizações.

Google Keyword Planner – O “planejador de palavras-chave” do próprio Google é ideal para criar campanhas otimizadas no Google Adwords. Assim, esta ferramenta é indicada para obter um diagnóstico de sua estratégia, ou seja, identificar o que está dando certo e o que precisa otimizar. Desta forma, os dados podem ser exportados em planilha, o que facilita a mensuração.

Semrush – Esta ferramenta oferece um relatório das tendências e, consequentemente, te oferece dicas de quais assuntos você deve abordar a fim de obter sucesso em seu conteúdo. Assim, vale analisar o seu próprio site, e, também, as páginas dos seus concorrentes e de quem você considera referência em qualidade e resultados. Dessa forma, a versão gratuita te dá uma visão mais geral, entretanto a paga é ideal para um planejamento mais completo.

Google Trends – Outra ótima ferramenta gratuita desta gigante da tecnologia. O Google Trends te auxilia a descobrir, a partir de um termo, quais as pesquisas relacionadas que os usuários têm feito. Como resultado, o melhor é que os resultados podem ser filtrados por localização, período de tempo e fontes dentro das áreas de pesquisa da página.

UberSuggest – Mais uma forma gratuita de conseguir sugestões de palavras-chave. Assim, basta inserir o termo desejado na área de pesquisa, selecionar o idioma e a área de pesquisa (web, imagens, notícias, shopping, vídeo e até mesmo receitas). Dessa forma, você ainda pode clicar nas sugestões de termos e obter outras palavras relacionadas.


Através destas grandes dicas utilizando as Palavras-Chave no Marketing Digital, a sua organização alcançará resultados surpreendentes em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias em qualquer etapa!


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