Dicas para ter sucesso no Marketing de Performance!

No Marketing de Performance os resultados obtidos são o segredo do sucesso de qualquer campanha. Assim, saiba mais sobre esta estratégia!

Marketing de Performance RJ
Marketing de Performance

A popularização do marketing digital já fornece grandes oportunidades às empresas de se diferenciar das estratégias do marketing tradicional. Assim, um dos maiores benefícios desta técnica é o fato de ser altamente mensurável. Dessa forma, a partir da coleta e análise dos dados é totalmente capaz de avaliar a eficiência de cada campanha, viabilizando mudanças estruturais e estratégicas, a fim de atingir os resultados almejados. É neste cenário que o Marketing de Performance torna-se fundamental. Assim, se você ainda desconhece esta nova estratégia de marketing digital, confira os tópicos a seguir e posicione-se à frente no mercado.

O que é o Marketing de Performance?

Esta versão do marketing digital é pautada em resultados a partir de uma precisa mensuração de dados. Ou seja, todas as ações são planejadas com o objetivo de serem frequentemente reavaliadas após um determinado tempo, onde os resultados de negócios são os indicadores mais relevantes. Por exemplo, quando uma estratégia de aumento de tráfego orgânico é formalizada, são adotadas técnicas para maximizar as visitas e, de forma conjunta, posta em prática outras técnicas a fim de obter um melhor ranqueamento nos resultados de pesquisas do Google.

O Marketing de Performance é um modelo que foi lançado, inicialmente, baseado nas necessidades voltadas para o e-commerce, porém, atualmente, segue em ascensão e pode ser implementado em qualquer tipo de empresa que tenha presença online.

Dessa forma, estas organizações e marcas podem se beneficiar das estratégias de performance com base no conceito de custo por aquisição (CPA). Assim, a partir do preço pago pelas campanhas de mídia é diretamente relacionado com a quantidade de conversões finais que são realizadas, como as vendas de uma loja virtual ou download de materiais oferecidos, entre outros exemplos.

Quais os principais focos desta estratégia?

Principais focos do Marketing de Performance
Principais focos do Marketing de Performance

O objetivo do Marketing de Performance pode aparecer em diversas fases da estratégia ampla marketing digital. Assim, algumas métricas que podem ser avaliadas no processo são:

  • Visitas: Esta métrica é utilizada para analisar o número de visitas recebidas por determinadas páginas de um site, sendo estas procedentes de campanhas de publicidade online ou via tráfego orgânico nos mecanismos de busca.
  • Leads: São os cadastros de pessoas que têm interesse no conteúdo que a sua empresa produz. Dessa forma, com o desenvolvimento do conhecimento que o lead tem sobre as especialidades da sua empresa, vem a oportunidade de vender para o lead, que torna-se cliente (nutrição de leads).
  • Clientes: A conclusão da transação é uma das métricas mais prioritárias do marketing de performance, mas o processo não finaliza aqui. Assim, é hora de focar na recompra.

Quais são as principais vantagens?

Um dos principais benefícios de se trabalhar com o marketing de performance é a praticidade para realizar o cálculo do retorno sobre investimento, o ROI: Retorno Sobre Investimento. Dessa forma, a partir da decisão de conduzir as estratégias baseando-se na eficiência das ações, é possível direcionar os esforços em torno daquelas que estão sendo mais efetivas, aumentando assim o retorno obtido ao final de uma campanha, por exemplo.

Além disso, outra grande vantagem do marketing de performance é o fato de você conseguir produzir mais conteúdo com menos investimento. Assim, uma vez que as estratégias são monitoradas e reavaliadas constantemente, é possível direcionar verba para as que estão sendo mais produtivas, o que aumenta consideravelmente a possibilidade de lucro.

Outro benefício proporcionado por esta importante plataforma de marketing digital é a frequente análise de desempenho de um site. Dessa forma, a partir da mensuração correta dos dados será possível identificar quais são as páginas do site que estão tendo maior repercussão com os usuários, gerando um padrão que tem maior probabilidade de agradar aos públicos específicos deste site, resultando em mais leads e vendas.

Como resultado, fica cada vez mais nítido que o Marketing de Performance é uma estratégia que só tem a acrescentar às empresas, quando se trata de resultados no ambiente digital. Por isso, não perca tempo e implemente agora mesmo esta técnica em sua empresa.

Dicas para um Marketing de Performance com Sucesso!

Dicas de Marketing de Performance
Dicas de Marketing de Performance

Trabalhar com marketing digital de performance não é uma tarefa tão simples. Entretanto, algumas dicas com certeza vão te auxiliar na escolha de quais ferramentas são mais adequadas à sua empresa. Assim, observe algumas delas:

1) Entenda seu funil de conversão

Antes de pensar em trazer tráfego para seu site, é importante que você tenha um acesso nítido. Dessa forma, é necessário que ele faça o seu usuário realizar as ações que você deseja que ele execute em seu site. Como resultado, esta ação pode ser a compra de um produto, preenchimento de um formulário de contato ou a realização de um chat online com algum de seus consultores.

Para isso, é altamente relevante criar um site que torne o fluxo dos usuários o mais intuitivo possível. Também é imprescindível compreender exatamente que tipo de consumidor você quer atrair ou que tem mais afinidade com seu produto.

2) Use o Google AdWords

Você pode pensar em veicular campanhas no Facebook ou em alguma outra mídia, mas se o seu foco é performance, o Google AdWords é, definitivamente, a melhor alternativa para iniciar. Isto porque a ferramenta combina ao mesmo tempo um grande volume de pessoas, possibilidade de se trabalhar com diversos níveis de orçamentos, potencial para praticamente qualquer nicho e capacidade de detalhar exatamente o que você vende.

Se você não possui um investimento baixo, uma dica que pode ajudar é começar trabalhando com palavras exatas. Dessa forma, este recurso ajuda especificar o tipo de busca para o qual você gostaria que seus conteúdos aparecessem.

3) Portais verticais

Comparadores de preços como Buscapé e Zoom são bons exemplos deste tipo de portal. Assim, este tipo de portal se adequa a quase qualquer tipo de e-commerce. Mesmo não estando abertos a qualquer nicho, estas ferramentas costumam trazer um tráfego qualificado para o seu site. Também atrai pessoas mais predispostas a comprar ou realizar um cadastro com você.

4) Retargeting

Já observou quando você clicou em um determinado produto dentro de um site e ele te perseguiu por meses em toda a web? Esta ferramenta se chama Retargeting no mercado em geral. Dessa forma, é possível trabalhar com esta excelente ferramenta com peças estáticas – que são mais simples de serem criadas – ou com peças dinâmicas (que atualizam dados como preço, estoque e promoções). Estas segundas, obviamente, tendem a trazer uma performance melhor, uma vez que são compostas de mais recursos.

Assim, inicie através de conversas com clientes que quase compraram ou preencheram um cadastro no seu site. Como resultado, estes têm ainda mais chance para voltar e converter em seu site.


Através destas grandes dicas de Marketing de Performance, a sua organização alcançará resultados surpreendentes em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias em qualquer etapa!


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