5 Dicas de Marketing Digital para aplicar no Instagram!

Através do Instagram, é possível otimizar a campanha de sua marca, potencializando as vendas e engajando novos públicos!

Dicas de Marketing Digital para Instagram
Dicas de Marketing Digital para Instagram

Inicialmente, o Instagram parece ser apenas mais uma rede social para se conectar com amigos, publicar fotos e se divertir de outras formas, correto?

Entretanto, além destas funções, o Instagram é uma ótima ferramenta para pôr em prática o marketing digital para as empresas. Dessa forma, ele permite que as marcas fortifiquem a sua imagem diante de seu público. Porém, para conseguir aproveitar estas vantagens, é preciso se esforçar e escolher as melhores técnicas de marketing digital para aplicar na rede social.

Assim, a fim de te auxiliar a compreender melhor como devem ser executadas estas ações no Instagram, listaremos, neste artigo, 5 dicas fundamentais para que você coloque em prática as melhores soluções de marketing na conta de sua organização.

Como resultado, acompanhe esta matéria e coloque em prática estas recomendações e você terá sucesso em sua organização.

Dicas de Marketing Digital para aplicar na Rede Social!

Marketing Digital para Instagram
Marketing Digital para Instagram

Existem inúmeros meios de projetar sua campanha de marketing digital no Instagram. Entretanto, algumas estratégias possuem resultados mais satisfatórios. A partir disso, confira abaixo 5 destas estratégias.

1. Altere sua conta para comercial

Antes de planejar sua estratégia de marketing digital para Instagram, certifique-se de que sua conta está em modo comercial.

É muito simples alterar seu perfil atual. Dessa forma, basta ir até configurações e clicar em “Alternar para o perfil de negócios” para dar início.

Existem algumas vantagens de ter um perfil comercial. Conheça alguns:

  • Os seus seguidores podem entrar em contato diretamente com você através de sua página do Instagram.
  • Um perfil comercial possibilita que você crie e publique anúncios sem utilizar as ferramentas publicitárias do Facebook.
  • É possível, também, acessar as ferramentas de análise do Instagram – chamadas Insights -, que mensuram dados a respeito de suas impressões e alcance dos posts.

2. Utilize as ferramentas gratuitas

Os perfis de negócios no Instagram é bem parecido com o perfis corporativo do Facebook. Assim, através de Insights, você visualiza estatísticas como impressões, engajamento e outros detalhes.

Dessa forma, você também pode ter acesso aos dados demográficos de seus seguidores, tais como informações sobre idade, sexo, localização e horário em que ficam online.

Estes Insights não são gerais. Como resultado, você pode obter informações específicas sobre as postagens daquela semana. Lá, também, será possível mensurar quantas impressões você teve neste período e quais foram os posts que se destacaram.

Assim, estas ferramentas gratuitas são excelentes, uma vez que podem ser usadas para entender exatamente como os usuários estão interagindo com seu conteúdo. Logo, quanto mais você souber sobre o comportamento de seus seguidores, melhor você adequará o seu conteúdo a fim de aumentar o engajamento.

3. Crie anúncios patrocinados

Os anúncios do Instagram tornaram-se bastante comum na plataforma. Assim, a partir dele, você pode administrar exatamente o quanto você deseja gastar com eles, definindo assim, um orçamento.

Também é possível veicular apenas um anúncio patrocinado ou vários anúncios com a função carrossel. Dessa forma, isso fornece às marcas a capacidade de segmentar seu público de uma maneira completamente inovadora.

Assim, antes de postagens patrocinadas, somente usuários que seguem sua conta podem ver seus conteúdos. Entretanto, com esta ferramenta, as marcas podem promover suas fotos para qualquer usuário que se adeque ao seu público-alvo e potencializar seu alcance ainda mais.

Para anúncios patrocinados, utilize um conteúdo atrativo, além de provocar o público-alvo que você deseja colocar no anúncio. Dessa forma, você também pode converter postagens já existentes em anúncios patrocinados. Então, mapeie as suas postagens.

Uma grande dica é fazer postagens diversificadas para públicos distintos para alcançar um engajamento ainda maior. Assim, saiba que existem inúmeras formas de anúncios patrocinados que você pode apostar, como:

  • Foto
  • Vídeo
  • Carrossel/Anúncios Dinâmicos
  • Stories, entre outros

4. Utilize o Instagram Stories

Instagram Storie
Instagram Storie

Se você buscar gerar mais leads, certamente, o Instagram Stories irá te ajudar. Assim, estas publicações são diferentes de postagens comuns do Instagram porque estão no formato “slideshow”.

Assim, estes posts diferenciados ficam ativos por apenas 24 horas, mas podem ser salvas em qualquer um dos seus dispositivos e utilizadas novamente mais a frente.

Ao invés de aparecer no feed de notícias, Instagram Stories aparece em uma pequena área reservada na parte superior da tela. Dessa forma, uma vez que um usuário clicar em sua foto, uma janela vai aparecer onde eles podem visualizar seus stories.

Os benefícios do Instagram Stories para as marcas são indiscutíveis. Assim, as marcas podem usar os stories para fazer posts de bastidores, que podem não ser tão qualificados como os posts regulares. E não é preciso se preocupar com a estética da sua marca ou sua página quando se trata de stories.

O Instagram também permite utilizar diferentes tipos de conteúdo no recurso stories, como fotos, vídeos, lives ou Boomerangs. Assim, os Boomerangs são imagens semelhantes a GIFs que aparecem em sequência.

Você também pode marcar outras contas no stories, o que é uma ótima estratégia se você estiver colaborando com outra marca ou influenciador.

5. Formalize Parcerias com Influenciadores

Se você busca alcançar clientes em potencial no Instagram, a maneira mais rápida de fazer isso é através de influenciadores digitais, uma vez que eles possuem um número considerável de seguidores.

Cada vez mais pessoas estão adquirindo produtos ou serviços a partir da indicação de pessoas influentes que elas seguem. O motivo: os usuários confiam nestas pessoas. Como resultado, se você se aliar ao influenciador correto, você pode mostrar sua marca para estes clientes em potencial.

Dessa forma, o primeiro passo é tentar identificar alguns influenciadores que tenham um público em comum com o seu produto ou serviço.

Outra importante informação é que se você construir um relacionamento com cada influenciador, irá criar uma consciência de marca duradoura com um novo público. Assim, seus clientes atuais podem não ser influenciadores, mas você pode usar suas postagens para influenciar as pessoas a comprar seus produtos reunindo fotos enviadas pelos usuários.


Através destas grandes dicas de Marketing Digital para Instagram, a sua organização alcançará resultados surpreendentes em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias em qualquer etapa!


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