Marketing Digital ou Tradicional: Qual é a melhor opção?

Conheça as principais características do Marketing Digital e Tradicional. Assim, você poderá aplicar a melhor técnica em Sua Empresa!

Marketing Digital ou Tradicional
Marketing Digital ou Tradicional

Até a primeira metade dos anos 90, utilizar a internet como meio de comunicação era um privilégio para poucos. Principalmente, se compararmos à quantidade de pessoas conectadas à web hoje em diamais de 3 bilhões. Entretanto, a partir da evolução dos meios digitais, novos canais foram sendo projetados além dos já existentes – TV, rádio e jornal. Dessa forma, as organizações que desejam anunciar um produto ou serviço passam a escolher entre investir em Marketing Digital ou Tradicional.

Mas como saber qual o melhor para investir?

Para responder a este questionamento, em primeiro lugar, devemos compreender como funcionam cada um dos tipos e quais as principais diferenças entre eles. Para isso, siga acompanhando esta matéria e saiba todos os detalhes.

Como funciona o Marketing Tradicional?

Marketing Offline
Marketing Offline

Primeiramente, iremos definir o que seria tradicional quando o assunto é estratégia de marketing. Dessa forma, o marketing convencional seriam os canais – como o rádio, TV, jornais, revistas, outdoors, ou qualquer outro – que não dependa da internet para se propagar.

Assim, por estarem ativos há mais tempo, todos os meios citados acima contam com uma grande base de audiência. Como resultado, isto pode ser interessante para algumas marcas. Porém, vamos às funcionalidades do Marketing Online.

Funcionamento do Marketing Online

Diferentemente do marketing tradicional, o Marketing Digital – ou Marketing Onlinenasceu atrelado a internet e depende única e exclusivamente dela para existir.

Assim, seguindo os passos da tecnologia, este tipo de marketing nasceu com os primeiros sites, mas hoje já pode ser feito através de blogs, redes sociais, links patrocinados, streaming de vídeos, aplicativos, entre outros formatos.

Esta forma digital de fazer marketing detém uma grande vantagem em relação ao formato convencional: a mensuração de resultados. Ou seja, através dela, é possível veicular uma campanha e analisar os resultados obtidos, a fim de avaliar se a estratégia adotada é a mais adequada.

Portanto, como dito acima, através do Marketing Digital é possível propagar os conteúdos de inúmeras formas possíveis. Sendo assim, vamos conhecer algumas delas.

Estratégias do Marketing Digital

Em nítido crescimento, o Marketing Digital desponta como uma ótima solução para diversas empresas no mercado. Atualmente, qualquer organização que busca se destacar em seu segmento deve pensar em uma sólida estratégia online. Além disso, existem inúmeros meios de fazer isto atualmente, seja através das redes sociais, do Inbound Marketing ou das estratégias de SEO. Como resultado, detalharemos algumas estratégias que podem ser utilizadas em seu negócio a fim de ter sucesso com Marketing Digital.

1- Inbound Marketing

Esta é uma maneira inovadora de pensar em marketing digital. Assim, o foco do Inbound Marketing é o compartilhamento e criação de um conteúdo de qualidade direcionado para um público específico. Dessa forma, é a relevância dos conteúdos que atraem os potenciais clientes. Ou seja, o conteúdo disponibilizado por uma marca é a primeira coisa que uma pessoa encontra quando está procurando por produtos e serviços.

As empresas podem e devem utilizar-se das técnicas de marketing online para atrair o interesse do público-alvo, ao contrário do marketing tradicional que “força” a venda do produto sem oferecer nenhum benefício em troca. Assim, podemos dizer que o Inbound Marketing prioriza a construção de um relacionamento com o consumidor e a fidelização do mesmo.

2- Marketing de Conteúdo

Sem dúvidas, esta é uma das estratégias de marketing digital mais populares dos últimos tempos. Isso se dá pelo fato da geração de resultados mais rápidos e mais eficiente do que o esperado. Dessa forma, a pesquisa Content Trends 2016, apontou que 70% das organizações consultadas investem em marketing de conteúdo. Por outro lado, entre os que informaram não utilizar esta estratégia, 53% justificaram que não usam o marketing de conteúdo pois desconhecem a estratégia.

Assim, a principal finalidade das marcas que apostam no marketing de conteúdo é educar o público-alvo de um determinado negócio. Dessa forma, o conteúdo pode trazer informações sobre produtos, serviços e até mesmo o segmento de atuação. Como resultado, será possível atrair um público mais qualificado e seleto para a empresa, o que maximiza, consideravelmente, as chances de conversão.

3- SEO

O SEO – Search Engine Optimization – é uma estratégia utilizada para otimização de um site e torná-lo mais fácil de ser encontrado pelos principais buscadores – como o Google – por exemplo. Assim, não adianta ter um site esteticamente perfeito, hospedado em uma plataforma qualificada, com um conteúdo de qualidade se ele não aparece entre os primeiros resultados orgânicos de busca do Google.

Dessa forma, o uso de palavras-chave ainda é uma das ferramentas de SEO mais eficientes. Como resultado, basta compreender quais os termos que os clientes em potencial se interessariam e utilizariam nos sites de buscas. Após, é necessário inserir estas palavras em todo o site. Só assim será possível demonstrar para os motores de busca a relevância do seu conteúdo.

E, claro, quanto mais próximo do topo de uma lista de busca o site da empresa estiver, mais chances ele terá de ser encontrado por um potencial cliente e gerar oportunidades de negócios.

4- Links Patrocinados

Uma das ferramentas mais indispensáveis para o marketing digital, atualmente, são os links patrocinados. Assim, eles funcionam corretamente tanto na página de buscas do Google, quanto na mídias sociais. Dessa forma, no buscador, os links farão um site aparecer no topo da página e dará mais visibilidade a marca. Já nas redes sociais, funciona como uma anúncio e pode divulgar tanto a empresa, como um produto ou serviços específico.

Existem inúmeros benefícios para quem investe nos links patrocinados. Assim, o retorno do valor investido – por exemplo – é um deles. Como resultado, o anúncio eleva as chances de conversão, uma vez que aparece no momento exato em que o usuário busca por uma determinada palavra-chave.

5- Midias Sociais

A recentes pesquisas mostram que os brasileiros são líderes em tempo gasto nas redes sociais. Em média, o usuário aqui fica 60% mais tempo conectado as redes sociais do que no resto do planeta. Assim, são 650 horas gastas por mês em redes sociais.

A partir destas informações, já dá para ter uma ideia do grau de importância desta ferramenta para a sua empresa, correto? Por isso, é tão importante a criação de uma fanpage. Pois, ali, sua organização pode conhecer ainda melhor o perfil dos seus clientes, o horário que eles se conectam e quais são seus interesses. Dessa forma, quanto mais se conhece o público, mais fácil vender pra eles.

Além disso, através das mídias sociais, a marca consegue estabelecer um verdadeiro relacionamento com seu cliente. Isso fará com que sua empresa seja lembrada, e, certamente, entre a sua marca e uma desconhecida, o consumidor escolherá a sua.

Marketing On x Off

Marketing Digital x Marketing Tradicional
Marketing Digital x Marketing Tradicional

Agora que você já conhece como cada uma destas duas mídias funcionam, confira as características de cada uma para aplicar imediatamente ao seu negócio.

Digital

  • Baixos custos para execução;
  • Fácil mensuração de resultados;
  • Ampla aceitação pelo público jovem e adulto;
  • Fácil segmentação por região, idade, sexo e outras características;
  • Implementação mais rápida no meio.

Tradicional

  • Custos altos de execução;
  • Difícil mensuração de resultados;
  • Não se comunica bem com nichos e públicos mais jovens;
  • Difícil implementação de segmentação por região;
  • É bastante invasivo.

Como pode-se perceber, o Marketing Digital possui inúmeras vantagens em relação ao Tradicional – e o mais importante – gastando menos. Portanto, contate-nos e monte já a estratégia de Marketing Digital da Sua Empresa!


Através destas grandes Estratégias de Marketing Digital, a sua organização terá um grande Aumento nas Vendas! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias em qualquer etapa!


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