Marketing Digital: como usar na sua empresa?

Descubra mais informações sobre o que é o marketing digital e saiba como implementar estas estratégias na sua marca. Assim, você conseguirá ótimos resultados!

marketing digital em 2021
marketing digital em 2021

Atualmente, existem formatos de comunicação que têm reconhecimento do público e obtém boas respostas dos consumidores. Assim, podemos citar: jornais, revistas e televisão. Porém, na última década, um novo meio obteve um potencial de crescimento maior. Como resultado, ultrapassou quase todos os concorrentes e melhorou a sua performance. Portanto, estamos falando do marketing digital.

O que é o Marketing Digital?

Em primeiro lugar, é muito importante que o empreendedor entenda melhor o que significa essa expressão. Assim, a partir deste conhecimento, poderá optar pela implementação dessa estratégia no dia a dia de sua marca.

Portanto, com a finalidade de buscar uma melhor definição, iremos destacar a opinião de um grande especialista na área. Como resultado, escolhemos pela explicação de Neil Patel, um profissional renomado da publicidade online, o qual detém um amplo conhecimento no mercado internacional.

Assim, veja o que ele diz sobre o tema:

Marketing digital é um conjunto de estratégias com o objetivo de gerar resultado online e offline para empresas, marcas e pessoas.

É possível notar que o profissional cita a geração de resultados online e offline para as organizações. Isto é muito importante de observar, porque demonstra que a propaganda digital proporciona ótimas respostas não só na web.

Assim, a partir de uma campanha de anúncios no Google Ads (por exemplo), uma marca terá muito mais visitas em seu site ou landing page. Porém, além disso, os consumidores de seus produtos e serviços irão até o estabelecimento comercial (espaço offline) para adquirir as suas soluções.

Como resultado, uma boa campanha de marketing digital irá proporciona um alcance fenomenal do público-alvo. Portanto, isso estimulará tanto o seu ambiente virtual, quanto o do espaço físico.

Como funciona na prática?

Atualmente, o segmento de marketing digital está muito diferente de quando começou a demonstrar uma presença maior na vida das pessoas, em meados dos anos 2000. Assim, diversas estratégias aumentaram o seu potencial e outras surgiram para complementar o leque de opções.

Como resultado, a partir do uso de um conjunto de soluções, as empresas observaram que era possível obter alguns resultados eficientes com o seu consumidor. Assim, ampliaram a sua base de novos clientes.

Além disso, uma contribuição para este ambiente foi a mudança de paradigma do marketing nas últimas décadas.

Desta forma, podem-se destacar 3 estágios de melhoria nessa área de negócios:

  • Marketing 1.0: muito comum nos anos 90, essa publicidade tinha a proposta de centralizar todo o processo no produto. Assim, a ideia era que o consumidor comprasse uma solução, a partir de muita divulgação nas mídias.
  • Marketing 2.0: a primeira mudança em muito tempo, ocorrida com o estouro do mercado da internet. Assim, esta forma de comunicação melhorou a percepção dos clientes sobre as soluções. Como resultado, as marcas começaram a observar o que o consumidor queria, com a finalidade de satisfazer as suas necessidades.
  • Atual – Marketing 3.0: aqui, os aspectos do indivíduo são vistos, para que uma solução ideal seja desenvolvida pelo mercado. Assim, a experiência do consumidor é considerada primordial para entendê-lo.

Segundo o autor da divisão, o “pai do marketing” Philip Kotler, a mudança é tão constante que, em breve, estaremos em uma quarta etapa desse processo (ou, quem sabe, já estamos vivendo esse momento).

Assim, com a força da era digital atual, a velocidade e a facilidade de aquisição de novas soluções é o que irá importar ao público. Como resultado, a conectividade unipresente gerou uma convergência única entre o espaço offline e o online, o que torna a experiência de ambas as partes muito mais complexa!

Portanto, na prática, o marketing digital deve ser pensado, destacando não só nas estratégias online, mas toda uma experiência do consumidor. Assim, é preciso trabalhar sempre com dados, métricas e informações relevantes sobre o seu segmento, a fim de aperfeiçoar as suas soluções a todo o momento. Acompanhar as tendências e a modificação do ambiente é primordial para o sucesso.

Além disso, planejar cada uma das etapa é indispensável. Assim, analisar o mercado, todos os concorrentes, traçar os objetivos e metas corretas serão alguns dos passos a serem aplicados, antes de iniciar qualquer Plano de Ação.

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Estratégias-de-Marketing

Na área de marketing digital, há uma amplitude de atividades estratégicas. Assim, qualquer empresa, marca ou profissional terá a oportunidade de implementar essas ações, com o objetivo de aumentar as vendas.

Além disso, outro fator positivo contribui para a aplicação das táticas: se alguma não surtir o efeito esperado, será possível interrompê-la ou modificar algum ponto. Como resultado, haverá a possibilidade de evitar gastos maiores com uma estratégia mal formulada.

Portanto, o marketing na web é a opção adequada para os empreendedores que precisam economizar e otimizar as suas campanhas de vendas – com o objetivo de terem um lucro maior.

Para o seu conhecimento, nós separamos uma pequena lista com algumas das principais atividades desse mercado:

1- Criação de um Website Institucional ou Loja Virtual

Em primeiro lugar, é necessário que uma marca tenha a sua própria identidade na web. Portanto, o site será a sua base, o ponto principal e inicial de todas as atividades em outras plataformas. Além disso, com um trabalho de conteúdo bem feito e estruturado, sempre haverá novos usuários na sua página.

2- Blog Marketing

Como informado acima, essa é uma estratégia de alto impacto. Isto porque, irá proporcionar a criação de artigos e textos relevantes sobre a sua marca e o mercado. Além disso, será possível criar formas de atrair novos usuários através desse conteúdo (exemplo: solicitar o cadastro em uma lista para receber uma recompensa digital).

3- Gestão das Redes Sociais

Essa é uma das soluções mais procuradas e implementadas pelas marcas na web. Isso acontece, porque cada vez mais pessoas de cadastram nestas plataformas. Como resultado, interagem e se relacionam nos espaços existentes.

Portanto, desenvolver um gerenciamento de qualidade (ter uma página com um belo layout, ótimos conteúdos para serem postados, relacionar-se com os usuários e analisar as métricas) irá garantir o seu bom andamento no local!

4- Links Patrocinados

Tanto nas mídias sociais, quanto no Google é possível criar uma ampla variedade de anúncios pagos. Assim, uma empresa terá a oportunidade de acelerar seus resultados em vendas e fidelização de novos consumidores.

Isto será possível, porque os anúncios nestes ambientes aparecem em destaque. Como resultado, um grande número de pessoas – que nunca ouviu falar de sua solução – receberá a mensagem da propaganda de modo imediato.

5- Funil de Vendas

Por último, temos que destacar os Funis de Venda. Assim, esta estratégia consiste na atração do usuário, o qual irá inserir os seus dados para ganhar um benefício da marca. Como resultado, a partir dessas informações, a empresa irá iniciar um relacionamento contínuo com estas pessoas.

Essa tática é importante, porque possibilita ao empreendedor uma maior aproximação do seu público-alvo. Assim, ele poderá entender em que etapa de compra se encontra essa pessoa. Desta forma, terá a oportunidade de produzir conteúdos específicos por email marketing para que esse indivíduo receba todos os dias, semanas, meses e anos!


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