Marketing Digital no Período de Restrição no RJ

Neste período de restrições e negócios fechados no RJ, é muito importante que os empreendedores invistam no Marketing Digital. Assim, a tendência é que tenham melhores resultados em vendas e no alcance de novos clientes para as suas soluções.

marketing digital restrições
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Com a pandemia e toda a situação de crise atual, muitos empreendedores estão receosos sobre como melhorar as vendas. Assim, uma dica é investir no Markerting Digital.

Nos últimos dias, devido ao aumento da contaminação pelo covid em nossa cidade, o prefeito Eduardo Paes optou por implementar algumas restrições no Rio de Janeiro. Assim, diversas mudanças foram inseridas no dia a dia do município, como o fechamento de bares e restaurantes às 17 horas, pelo período de uma semana.

Além disso, entre 23 horas da noite e 5 da manhã do dia posterior, haverá um toque de recolher. Como resultado, as pessoas não poderão transitar pelas ruas.

Esse tipo de restrição deixa muitos donos de estabelecimento comerciais preocupados. Isto porque, com esta decisão do prefeito, estes lugares irão ter um tempo menor de funcionamento. Como resultado, infelizmente, haverá a perda na quantidade de vendas dos produtos. Deste modo, a receita será menor ao final do mês.

Porém, mesmo com esta preocupação, o importante é que os proprietários das pequenas empresas podem aproveitar esse momento difícil e “virar o jogo”. Assim, existe uma forma de inserir as estratégias que diminuam os impactos e ajudem as marcas na melhoria do faturamento. Portanto, o investimento no marketing digital é um ótimo caminho.


Por que o Marketing Online é necessário para encerrar qualquer crise de um negócio?

Neste momento de pandemia, a publicidade online alcançou um crescimento excepcional. Assim, mesmo com toda a crise no mercado, essa forma de comunicação está em ascensão.

É possível constatar esse fato, a partir de uma boa análise dessa pesquisa. Como resultado, percebeu-se que, há 11 anos, o mercado de propaganda digital cresce sem interrupção. Um bom exemplo é o segmento de ecommerce (lojas virtuais). Assim, no ano de 2020, o faturamento ultrapassou os 100 bilhões de reais. Portanto, ao compararmos com  2019, houve um crescimento de 18% (um resultado significativo).

Estes dados são muito relevantes, porque comprovam que – mesmo em um momento de ampla dificuldade – a área digital é sólida. Assim, possui uma estabilidade nos resultados que proporciona, o que apoia na melhoria das vendas.

Além disso, não podemos esquecer de outro fator importante:

Trata-se da entrada recente de novos usuários na internet. Isto porque, com o isolamento social, muitos indivíduos, os quais nunca utilizaram a web, iniciaram a sua trajetória neste espaço. Como resultado, a partir dessa mudança, um grande número de novos consumidores está presente no ambiente, pronto para conhecer produtos e serviços.

Portanto, todas as marcas que sofrem com o fechamento de suas lojas precisam estar com uma boa presença online. Assim, com esta atitude, será possível alcançar algumas boas respostas no comércio de suas soluções.


Quais são as Maiores Vantagens do Marketing na Web?

A partir das informações anteriores, você percebeu o quanto o Marketing Digital é relevante para que qualquer organização alcance os objetivos. Assim, ao aplicar as estratégias corretas, o seu negócio terá boas respostas.

Porém, a sua marca sabe quais são os benefícios mais impactantes deste tipo de ação?

Assim, para apoiar na sua decisão de investimento, iremos demonstrar cada uma das vantagens mais importantes e que justificam o destaque desse tema. Portanto, observe abaixo cada tópico:

Economia Financeira

Em primeiro lugar, é necessário citar essa vantagem excepcional. Assim, em comparação a diversos outros formatos, o marketing digital possui um custo / benefício muito bom.

Isto porque, há a possibilidade de iniciar os investimentos com uma verba pequena. Como resultado, qualquer tipo de negócio (seja um microempreendedor ou uma pequena empresa), poderá implementar um projeto de sucesso.

É possível comprovar esse fator, a partir de 2 exemplos:

  • Campanha de Anúncios no Google: com apenas 50 reais (por exemplo), uma marca terá a oportunidade de criar a sua publicidade paga – a fim de alcançar novos clientes.
  • Marketing no Blog: outra possibilidade é investir na criação de diversos textos de nicho. Assim, com um planejamento e um cronograma de postagens, será fácil desenvolver uma estratégia, sem gastar quase nada.

Muitas Opções para Implementar a sua Ação Estratégica

Outro ponto, o qual precisa de um destaque, é que o marketing online não é só uma atitividade única. Assim, existe uma amplitude de táticas, as quais uma empresa poderá implementar no dia a dia.

Como resultado, há muitas estratégias. Dentre elas, podemos citar a Gestão nas Mídias Sociais, o investimento pago nos Links Patrocinados, o Blog Marketing, a Criação de Websites e o Inbound Marketing.

Portanto, caso uma marca decida por trabalhar com um conjunto de atividades, poderá gerar um grupo de ações com uma grande valia. Como resultado, as chances de alcançar a conversão de novos clientes será muito maior.

Possibilidade de Mudança na Estrutura da Campanha de Comunicação Digital

Em propagandas nas revistas, televisão e rádio, não há a possibilidade de modificar um anúncio. Assim, caso alguma empresa ou agência produza a publicidade com uma mensagem ruim, infelizmente não será possível corrigir esse erro de modo ágil.

Porém, no marketing digital, acontece uma situação diferente. Assim, caso uma propaganda não crie resultados bons, será possível que a equipe de comunicação altere uma parte da estrutura. Como resultado, isto contribuirá para que a fidelização dos consumidores e a venda de produtos tenha um aumento significativo.

Monitoramento em Tempo Real das Informações

Além dos pontos anteriores, é importante informar que o acompanhamento de dados pode ser realizado, de modo instantâneo. Assim, será possível identificar quais atividades surtem o efeito esperado e quais precisam de uma melhora urgente.

Dica: todas as mídias sociais possuem espaços que fornecem dados precisos, os quais podem ser organizados numa planilha. Além disso, no caso de websites, uma ótima escolha será implementar o Google Analytics na estrutura de sua página online. Assim, esta ferramenta irá apresentar algumas informações muito relevantes.


Plano Estratégico de Marketing na Web para que o seu Negócio alcance Novos Clientes, mesmo com toda a restrição no RJ

plano de marketing
plano de marketing

A partir de um bom conhecimento do marketing online e de todos os seus benefícios, com certeza você e a sua equipe irão querer implementar diversas táticas no dia a dia da sua empresa ou projeto.

Porém, ainda deve restar uma dúvida, a qual iremos responder para que esse seu ciclo se inicie:

Como eu devo começar o meu Marketing Digital?

Assim, para lhe ajudar, falaremos sobre algumas ações que são importantes para que a sua publicidade obtenha os melhores resultados. Portanto, acompanhe cada ponto a seguir:

Em primeiro lugar, defina os seus Objetivos

Qualquer projeto deve conter as metas à curto, médio e longo prazo. Assim, a partir dessa estrutura inicial, será mais fácil traçar as outras atividades.

Descubra o seu Mercado no Ambiente Digital

Posteriormente, para o empreendedor que conhece pouco do âmbito online, descobrir as tendências do segmento e as estratégias renomadas será um diferencial competitivo.

Isso porque, existem pontos divergentes entre o mundo real e o mundo digital. Assim, com esta atitude, poderá se preparar melhor para agilizar o seu plano.

Como dica, recomendamos o uso do Google Trends: essa ferramenta possibilita a empresa observra as palavras-chave pesquisadas pelo usuário. Assim, será possível identificar o que este indivíduo busca como solução.

Outra forma é analisar o fornecimento de métricas pelas mídias sociais. Assim, através do Facebook Insights e do Instagram Insights, a sua marca poderá identificar todas as atividades atuais dos seus seguidores.

Analise os seus Maiores Concorrentes

Infelizmente, é muito provável que pelo menos 3 concorrentes de maior potencial no seu mercado já possuam uma boa presença online na web. Assim, estas empresas atuam com algumas estratégias digitais e vendas online. Como resultado, provavelmente, possuem um público cativo e apto a realizar outras compras das soluções desta marca.

Portanto, é muito importante que os seus profissionais observem o que estas organizações aplicam no mundo da web. Isto porque, a partir desta atitude, será possível averiguar o que dá certo e o que está errado.

Desta forma, você precisará analisar todas as plataformas digitais (como website, mídias sociais, anúncios no Google e funis de venda) que estas organizações possuem. Como resultado, ao entender o Plano de Ação dos concorrentes, será mais simples desenvolver as suas táticas, com o foco em serem muito melhores do que estas.

Cronograma de Ação

Outro ponto muito importante é definir um controle de todas as atividades e etapas do projeto. Assim, será mais fácil realizar um monitoramento na prática. Como resultado, você e sua equipe irão saber as duas demandas, sem um desentendimento ou confusão de momento.

Portanto, estruture um plano muito bem arquitetado, a fim de que facilite o trabalho de toda a equipe em conjunto.

Continuação do Plano Estratégico de Marketing Digital – Táticas Ideais para Alcançar os Melhores Resultados

Plano de Marketing Digital
Plano de Marketing Digital

Em primeiro lugar, destacamos a parte do Plano que diz respeito a preparação da organização para entender melhor o seu consumidor. Assim, a partir do destaque das informações, será possível definir as táticas. Como resultado, o alcance das vendas será algo mais simples.

Agora, na segunda parte, falaremos sobre as principais ações estratégicas do marketing digital. Portanto, para o seu conhecimento, acompanhe cada etapa:

Criação de um Website

Nenhum projeto de publicidade online deve iniciar sem ter um site estruturado. Isto porque, esse ambiente será a base de todas as estratégias posteriores. Assim, a ampla maioria das ações terão alguma ligação com esse espaço.

Porém, é importante destacar que uma página online precisará de:
  • Layout Limpo e Acessível: além de um template atrativo, será necessário que os links sejam de fácil acesso.
  • SEO: as melhores técnicas de posicionamento orgânico precisam estar presentes no website. Isto porque, vão ajudar no bom posicionamento da webpage nos buscadores, como o Google.
  • Produção de Conteúdo: além disso, nenhuma página online estará completa, sem que exista um conteúdo de qualidade e recorrente. Assim, uma ótima ideia é investir em um Blog, criando artigos semanais.
  • Box de cadastro: assinar uma newsletter ou fazer o download de um ebook são dois exemplos de captura dos dados em um espaço para que o cliente faça o cadastro e ganhe uma recompensa. Esta atividade é importante, porque você terá o email, nome e telefone do seu consumidor.

Gestão de Mídias Sociais

Esta é uma das ações estratégicas mais famosas. Assim, o marketing digital nas redes sociais pode alcançar ótimos resultados. Portanto, com um gerenciamento correto do Facebook, Instagram, Linkedin e Youtube (por exemplo), a sua equipe terá a capacidade de obter ótimas respostas dos consumidores.

Este tipo de atividade é relevante, porque a ampla maioria dos usuários acessa estes ambientes em nosso país, com a finalidade de se relacionar e conhecer outras pessoas. Assim, através de notícias como esta aqui, comprova-se esse argumento. Importante: apenas o Facebook tem 130 milhões de indivíduos cadastrados no Brasil.

Portanto, crie a sua página oficial na mídia social de sua preferência. Capriche no layout da apresentação. Determine conteúdos recorrentes e interessantes (não esqueça das fotos e vídeos de alta resolução). Além disso, procure gerar um relacionamento de qualidade com os seus fãs e seguidores. Assim, não deixe de responder a nenhuma pergunta, dúvida ou questionamento.

Observação: atue apenas nas mídias sociais que tem a ver com o seu negócio e mercado.

Links Patrocinados

Por definição, esta estratégia é a criação dos anúncios pagos em plataformas como o Google e nas Mídias Sociais. Assim, a marca define um formato, a duração da campanha e o perfil de público-alvo que deseja atingir. Além disso, faz a aplicação de uma verba financeira no projeto, a qual irá acionar o início da propaganda.

Este meio de comunicação pago é muito acessível a qualquer marca ou empresa. Isto porque, é viável começar a sua campanha com um investimento pequeno (apenas 50 ou 100 reais, por exemplo). Como resultado, mesmo que o seu anúncio tenha pouca verba no começo, conseguirá atingir uma parte interessante do seu público-alvo.

Além disso, você poderá acompanhar todas as métricas principais em tempo real. Portanto, caso haja a necessidade de mudar alguma coisa, não existirão maiores dificuldades.

Inbound Marketing

Também conhecido como Marketing de Atração, essa ação estratégica tem o objetivo de atrair usuários e convertê-los em clientes, a partir de um conteúdo relevante e que gere o interesse dessas pessoas.

Portanto, é uma atividade em amplo crescimento em todas as plataformas online. Assim, quando você observa uma o download de um ebook ou o cadastro em uma palestra gratuita na web, provavelmente é uma tática deste cunho.

Além disso, a forma de comunicação digital se alinha com o email marketing. Isto porque, esse email irá trabalhar de modo inteligente, ao apoiar no relacionamento com os indivíduos. Como resultado, a tendência é que alcance ótimas respostas!

Dica: crie o seu próprio ebook, o qual descreva – de modo objetivo – algum tema relacionado ao seu negócio. Assim, coloque-o num espaço do seu site, disponível para download. Porém, não esqueça de apenas liberar esta ação, caso o usuário preencha o nome e email (pelo menos). Desta forma, você irá iniciar um relacionamento com esse público!


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