Marketing de Busca: Conheça esta estratégia

No Marketing de Busca existem duas estratégias prioritárias: o SEO e os Links Patrocinados!

Marketing de busca
Marketing de busca

Há poucos anos, para encontrar algum produto ou serviço específico, era necessário buscar em listas telefônicas ou procurar por anúncios em jornal. Mas, com o grande crescimento dos meios digital, bastam alguns cliques para encontrar qualquer tipo de conteúdo na web. Dessa forma, levando em consideração o alto nível da concorrência, é preciso ser encontrada por seu cliente. Para isso, será necessário investir em uma estratégia de Marketing de Busca.

Como resultado, quando alguém pesquisar algo relacionado ao seu produto, verá sua página ranqueada entre os primeiros resultados de busca.

Assim, neste artigo, vamos explicar como esta estratégia pode auxiliar no alcance deste objetivo, além de listar algumas das principais técnicas utilizadas para tal feito. Assim, confira todos os tópicos abaixo.

Como funciona esta estratégia?

Marketing de Busca
Marketing de Busca

A expansão da internet fez com que qualquer pessoa crie conteúdos sobre os assuntos mais diversificados. Dessa maneira, para encontrar exatamente o que está procurando em meio a milhões de possibilidades, os usuários estão acostumados a utilizar sites de busca, como o Google, por exemplo.

Assim, foi necessária a criação de regras a fim de ranquear às páginas e otimizar sua exposição para o consumidor final. Sendo assim, o Marketing de Busca está totalmente interligado a estes resultados gerados para o usuário final.

Mas, vamos entender como este ranqueamento funciona:

Ao buscar algo no Google, o indivíduo é direcionado a uma SERP, sigla em inglês para “página de resultados de mecanismos de busca”. Assim, nas SERPs, os conteúdos são perfilados em duas categorias: os pagos e os orgânicos.

O foco do Marketing de Busca é, através de um conjunto de técnicas, alcançar o máximo de exposição de uma marca nos resultados de busca. Para tal, você tem duas opções: investir em links patrocinados ou trabalhar com estratégias de SEO.

Estratégias de SEO

O SEO – Search Engine Optimization – corresponde a um conjunto de estratégias utilizadas a fim de melhorar o ranqueamento de uma determinada página de forma orgânica. Assim, para dar o primeiro passo nas técnicas de SEO, é necessário conhecer o seu público, tarefa que pode ser cumprida a partir da criação de uma persona.

Dessa forma, você deve realizar estudos para compreender as palavras-chave mais utilizadas por seu público-alvo. Como resultado, inserir estes termos em seu conteúdo sinaliza aos buscadores que a sua página conta com alguma relevância em meio ao público.

Porém, a criação de conteúdos relevantes não garante seu site entre os melhores colocados nas SERPs. Assim, os buscadores consideram inúmeros fatores.

Anúncios Patrocinados

Uma vez que você não utiliza as técnicas de SEO, a fim de garantir um bom posicionamento entre os resultados orgânicos, será preciso investir em uma forma mais direta de colocar sua página entre as primeiras colocadas: os links patrocinados.

Embora não sejam gratuitos, as mídias pagas apresentam um bom retorno sobre investimento, já que sua cobrança é baseada em resultados. Dessa forma, se você quer investir neste tipo de anúncio a fim de aumentar o número de cliques em seus conteúdos, você só será cobrado uma vez que as pessoas clicarem nele.

Por conta dessa abordagem, a estratégia é altamente controlável. Sendo assim, você pode começar com um investimento menor e aumentar gradualmente de acordo com o alcance de metas.

Investir em links patrocinados oferece diversos benefícios a qualquer tipo de empresa. Desse modo, confira algumas nos tópicos a seguir.

Poder de segmentação

Quando veiculamos um conteúdo na internet, não temos total controle sobre o público que vai acessá-lo. Dessa forma, com os links patrocinados, é possível segmentar o nicho que vai visualizar os anúncios.

É possível, por exemplo, direcionar a campanha para pessoas com determinados interesses ou que usem a palavra-chave que você definir. Além disso, você pode separar seu público segundo suas características demográficas – como sexo, localização geográfica e idade.

Retorno rápido

Diferentemente da geração de tráfego orgânico, os links patrocinados trazem um retorno mais imediato. Assim, no momento da configuração do anúncio, ele estará disponível para o público para o qual é direcionado.

É relevante destacar que, embora seu crescimento seja rápido, o link fica no ar apenas durante o tempo designado na criação do anúncio.

Otimização de outras estratégias

Se você investe em uma estratégia de Marketing de Conteúdo para a sua marca, tem ciência que pode levar algum tempo até que o público tome conhecimento de seus conteúdos. Dessa forma, se você deseja acelerar este processo, pode investir em links pagos para levar a persona até o seu conteúdo pela primeira vez. Caso ela se interesse pelo que consumiu, as chances de retorno em situações futuras serão maiores.

Além disso, é possível direcionar os links pagos para uma landing page. Assim, você auxilia na geração de leads, utilizados em campanhas de nutrição ou de e-mail marketing.


Através desta grande Estratégia de Marketing de Busca, a sua empresa alcançará resultados excepcionais em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias em qualquer etapa!


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