Descubra como o Instagram Shopping pode ajudar a alavancar as vendas da sua empresa.
O Instagram sempre foi uma rede social para compartilhamento de fotos e vídeos. Isso todo mundo já sabe, né?
Entretanto, com o crescimento do número de usuários e a entrada das marcas, a rede passou aos poucos a ter um potencial de venda.
Nesse sentido, as empresas começaram a oferecer seus produtos e isso chamou a atenção da Meta.
“81% dos entrevistados disse que o Instagram ajuda a pesquisar produtos e serviços”– Fonte: Facebook
Visto que a busca das pessoas por informações aumentava, eles tiveram a ideia de trazer o conceito de loja para dentro da ferramenta.
Dessa forma, era possível fazer com que o consumidor permanecesse dentro da rede.
Como resultado, nascia o chamado Instagram Shopping.
No post de hoje, nós vamos explicar o que é esse recurso e como ele pode ajudar as marcas.
O que é o Instagram Shopping?
É um recurso disponibilizado pelo Instagram que permite vender seus produtos direto da ferramenta.
Dentro do Shopping, a empresa pode divulgar os produtos a venda e os seus respectivos preços.
O perfil da empresa apresenta a aba “Shopping” no feed com o ícone de uma bolsinha para identificar.
Dessa forma, é possível abrir espaço para utilizar o link da BIO para outros objetivos.
Quais os recursos que o Instagram Shopping oferece?
- Loja
Os produtos da sua empresa irão ficar disponíveis para pesquisa e compra pelos usuários.
- As coleções
A ferramenta permite que a marca possa montar coleções para divulgar os produtos.
É interessante já que possibilita montar de acordo com seus objetivos de venda como, por exemplo, produtos para datas especiais, mudanças de estação entre outros.
- Etiquetas de preços
Outra maneira de incentivar a venda é colocando etiqueta de preços nos produtos em posts e anúncios. Ao clicar, o usuário vai direto para a loja.
- Descrição dos produtos
É possível apresentar ao usuário uma área com todo o descritivo do produto que está sendo buscado. Além disso, você pode colocar outras fotos e vídeos do produto.
- Vendas na live
Um recurso bacana é o de poder divulgar o seu produto a venda na loja para os usuários que estejam participando da sua LIVE.
Quem está no Instagram Shopping?
Atualmente dezenas de empresas já fazem uso desse recurso para aumentar as vendas de produtos.
É muito comum ver marcas do segmento de moda, decoração, móveis, quadros entre outros.
Por isso, uma boa ideia de como usar essa estratégia do Instagram Shopping é olhar como as grandes marcas fazem uso do recurso.
Veja abaixo algumas lojas:
- Mobly
- Leroy Merlin
- Camicado
- Tok&Stock
- Renner
- Dafiti
- Havaianas
- Centauro
- Magazine Luiza
- Americanas
3 motivos para abrir sua loja no Instagram
1 – Segurança na compra
Com o crescimento do mercado online, também cresceu os golpes dados por criminosos.
Muitos usuários ainda ficam com pé atrás em fazer compras em lojas que não são tão conhecidas.
Por outro lado, com a sua loja hospedada dentro do Instagram, o consumidor se sente mais a vontade para comprar pois sabe que a ferramenta é segura.
2 – Otimização no processo de compra
Sem dúvida nenhuma, fazer uma compra online é muito mais rápida.
Só que o Instagram conseguiu tornar esse processo ainda mais veloz permitindo que o usuário veja o produto na rede, goste e faça a sua compra naquele ambiente de navegação.
3 – Tráfego para o site
Por outro lado, a marca que precisa aumentar o número de visitas para o site tem no Instagram Shopping um grande aliado.
Nesse sentido, basta cadastrar mais produtos na ferramenta e não integrar na plataforma o checkout, o que acontece no motivo (2).
Como abrir a minha loja no Instagram?
Em primeiro lugar, é preciso saber se sua empresa está em conforme com os pré-requisitos exigidos pelo Instagram.
Veja abaixo quais são os apontamentos para sua empresa:
- Estar em um dos países contemplados pelo recurso (O Brasil está!)
- Vender apenas bens materiais
- Cumprir as politicas comerciais do Instagram
- O perfil da empresa precisa ser comercial
- O perfil da empresa precisa estar conectado a uma página no Facebook.
É preciso ter um e-commerce?
Não!
Em contrapartida, a empresa precisa ter um domínio próprio. Em seguida, basta abrir uma conta no Gerenciador de Negócios, criar seu catálogo de produtos e conectar a uma plataforma parceira da Meta.
De olho nas boas práticas do Instagram
Para ajudar a sua empresa a alcançar o sucesso de vendas, o Instagram fornece um guia de boas práticas.
Em primeiro lugar, crie por volta de 9 posts na loja para ativar o botão de compra.
Sempre que possível, marque o maior número de produtos na imagem para prender a atenção do usuário.
É fundamental que divulgue a sua loja no feed e stories. Para facilitar a vida do cliente, crie um passo a passo de como visitar a loja.
Além disso, aproveite sempre para mesclar o uso de imagem única e o carrossel nas divulgações.
Por fim, fique sempre atento se as marcações feitas nos produtos estão corretas.
Conclusão
Sem dúvida, o Instagram Shopping é uma ótima opção para quem busca vender online seus produtos e com segurança.
Portanto, estude o seu nicho e como as empresas trabalham o uso desse recurso para alavancar as vendas.
A sua empresa está pensando em montar uma loja no Instagram?
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