Google Ads x SEO no Google em 2021

O Google Ads é uma das melhores estratégias, dentro do Marketing Digital. Porém, será que vale a pena gastar dinheiro, ao invés de realizar uma ação de SEO nesta plataforma?

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Uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, o Google é uma referência no mercado de marketing digital. Assim, tanto na área de pesquisa de informações, quanto nas ferramentas (como o Google Drive), a organização é extremamente relevante no meio digital.

Além disso, é o primeiro website que as pessoas procuram na web. Assim, isto pode ser comprovado neste estudo, divulgado no website da empresa RockContent . Como resultado, estar bem posicionado nas buscas orgânicas e anunciar – de forma paga – nesta plataforma será um diferencial.

Porém, qual o melhor forma de alcançar excepcionais respostas com o Google? Anunciar nos links patrocinados ou investir na melhoria do posicionamento orgânico?

Assim, pensando nisso, estaremos destacando alguns pontos importantes sobre cada estratégia. Como resultado, você poderá observar as características de cada uma e decidir pela que mais lhe agrada.

Portanto, continue acompanhando o artigo e saiba mais sobre as vantagens do Google!


Dados sobre a Internet no Brasil em 2021

Em primeiro lugar, é importante saber um pouco mais sobre a web em nosso país. Assim, a partir destas informações, você entenderá melhor o porquê do marketing online estar em ascensão!

Um fato curioso:

Mesmo com a pandemia e o isolamento social, o número de “internautas” aumentou (e muito). Isto aconteceu, porque – sem a possibilidade de ir nas ruas e com o lazer limitado – um grande número de indivíduos iniciou neste mundo digital. Portanto, viram na internet uma possibilidade de diversão, informações e apoio em seu âmbito profissional.

Números da Web

No ano passado, o Brasil chegou a marca de 134 milhões de usuários de internet. Assim, podemos considerar que a maioria da população utiliza este serviço em seu dia a dia. Além disso, caso a pesquisa considerasse as pessoas que utilizam aplicativos como Uber e Ifood (que precisam do sinal digital para funcionar), este número seria maior.

Em conjunto a este crescimento, há de se citar um dado relevante. Assim, ocorreu um aumento das compras online, por parte dos usuários que acessam sites de ecommerce. Como resultado, muitas organizações estão pensando em melhorar os seus sites e lojas virtuais.

Informações sobre o Google

Fundada nos Estados Unidos, esta organização de tecnologia é uma das maiores e mais inovadoras da Terra. Assim, através de seus serviços e soluções online, fornece conhecimento e conteúdo de alto valor para os usuários.

Considerada uma das melhores empresas para se trabalhar, a Google está sempre investindo em melhorias para os seus produtos e serviços. Isto é comprovado, porque – tanto a página de busca, quanto as ferramentas que oferta (como o Google Docs), sofreram mudanças positivas. Como resultado, melhoraram a experiência do usuário que as utiliza e facilitaram o acesso das pessoas na internet.

Como buscador, é – infinitamente a frente dos outros – o mais usado na maioria dos países! Porém, quando o assunto é anúncios pagos, sua plataforma possui um enorme número de anunciantes.

Google Ads – Principais características

Por definição, o Google Ads é a área de publicidade desta plataforma de pesquisa. Assim, com a aquisição de espaços de propaganda, qualquer marca poderá anunciar os seus produtos e serviços neste espaço.

Como resultado, quando alguém realizar uma pesquisa pela palavra-chave (que fazem parte da criação do anúncio), esta comunicação aparecerá entre os primeiros lugares da pesquisa (na área patrocinada). Assim, o usuário poderá observar este conteúdo e conhecer mais sobre a empresa em destaque.

Importante: os anúncios irão aparecer acima dos resultados orgânicos (comuns do Google). Assim, quando uma marca coloca a sua propaganda, ela estará acima das pesquisas normais, em uma posição privilegiada.

Além disso, por trás da publicidade, há um sistema de gestão dos anúncios. Como resultado, será possível averiguar as métricas, os dados e informações sobre o desempenho deste material.

Portanto, não é apenas um simples anúncio. Trata-se de um conjunto de informações bem definidas, prontas para apoiar uma marca a aumentar as vendas!

SEO no Google

Diferente do Google Ads, as estratégias de posicionamento orgânico nesta plataforma (o famoso SEO) funcionam de outro modo. Assim, é preciso atuar – priorizando, principalmente, a produção de um conteúdo relevante.

Em primeiro lugar, para alcançar a colocação excepcional, deve-se focar na melhoria de alguns pontos específicos. Assim, aperfeiçoar o site (deixando-o mais simples de ser acessado), criar um conteúdo rico neste local e nas mídias sociais, além de trabalhar com as principais palavras-chave do mercado é um ótimo começo!

Mas, fique atento(a): esta ação não é algo que proporciona resultados rápidos. Assim, será muito importante que a marca faça um trabalho bem sólido, construído a partir de um bom esforço operacional.

Dica especial: foque no desenvolvimento de um Marketing de Conteúdo muito bem desenvolvido! Assim, tanto nas redes sociais, como no Blog de seu website, você terá um material rico, que ajudará a melhorar a sua posição no ranqueamento desta plataforma!

A grande dúvida: qual dos dois eu devo escolher?

Dicas para Rankear no Google
Dicas para Rankear no Google

Depois de toda esta apresentação das duas estratégias, você deve estar se perguntando:

Ok, mas em qual delas eu deveria realizar o investimento?

Como resposta, podemos dizer que dependerá muito dos seus objetivos.

Assim, caso você tenha como foco um alcance rápido dos clientes (além de capital disponível), valerá a pena anunciar no Google Ads. Porém, se a grana estiver curta e o seu trabalho for a médio prazo, o SEO e produção de conteúdo são excelentes escolhas!

Caso seja possível, crie um Plano de Marketing Digital especializado e atue com as duas ações estratégicas. Como resultado, o aumento das vendas e a melhoria do relacionamento com o público-alvo acontecerão de modo muito mais rápido.

Além disso, com um composto de marketing maior, será possível “atacar” o seu cliente ideal por diversas frentes. Portanto, a conversão destas pessoas em consumidores recorrentes será mais fácil!

Observação: não é preciso muito dinheiro para iniciar no Google Ads. Porém, é importante caprichar na criação dos anúncios. Isto porque, para que proporcionem ótimos resultados, é preciso ter toda a estrutura bem planejada.


Esperamos que todas estas dicas ajudem a sua marca na obtenção de novos consumidores para os seus produtos!

Porém, para alcançar os melhores resultados, será necessário contar com uma agência de marketing digital para orientar o seu planejamento.

Assim, a SEO10 Projetos Digitais é a empresa de comunicação online perfeita para você! Contamos com uma ampla expertise em marketing, google ads e SEO. Além disso, nossa equipe de especialistas multidisciplinar está pronta para lhe apoiar – a fim de que o projeto seja um sucesso! 

Portanto, não perca tempo e entre em contato conosco!


Obrigado pela sua atenção e continue acompanhando os nossos posts! #seo10digital – SEO10 Projetos Digitais.

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