Marketing Digital 2021 – Como começar?

Entenda o que é o marketing digital e por onde iniciar a presença online da sua empresa em 2021!

marketing digital 2021
marketing digital 2021

Nos dias atuais, o marketing digital é uma das principais ferramentas de comunicação para qualquer marca que deseja um amplo destaque no mercado. Assim, empresas e organizações têm investido, cada vez mais, em estratégias na web para alcançar um público-alvo maior.

Como resultado, quando uma empresa desenvolve uma presença online de referência, a tendência natural é que ela se destaque dos concorrentes. Além disso, conseguirá aumentar as vendas dos produtos e serviços.

Portanto, neste ano de 2021, é muito importante que os empreendedores e profissionais consigam entender: caso não atuem com o marketing online, perderão muito dinheiro e novos clientes.

Como definir o Marketing Digital?

Segundo o CEO da empresa Rock Content, Vitor Peçanha, este marketing pode ser definido como:

Um conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online, com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade da marca.

Assim, é possível entender que trata-se de um grupo de estratégias de publicade online. Todas, direcionadas para melhorar os resultados em vendas, divulgação e aquisição de clientes.

Como resultado, através de metas definidas, orçamento adequado e de uma equipe para implementar as táticas, o marketing terá grandes chances de obter êxito.

Quais são as estratégias mais comuns no Marketing na Web?

Estratégias-de-Marketing

Dentro do ambiente estratégico do marketing digital, existe uma ampla variedade de ferramentas que podem ser utilizadas. A sua finalidade: alcançar mais vendas e novos consumidores. Assim, através de um planejamento prévio, a marca poderá definir quais atividades estão de acordo com os seus objetivos.

Para identificar as melhores estratégias, é muito importante conhecer o mix de possibilidades que existe. Portanto, para ajudar, iremos destacar as principais atividades abaixo:

1- Criação de Site:

Em primeiro lugar, qualquer empresa precisa ter o seu espaço próprio na internet, com um domínio bem definido e um design atraente. Assim, o desenvolvimento de um website é o passo inicial para começar a construir o marketing digital. Como resultado, através de um site criado em uma plataforma de excelência (como o WordPress), com links de fácil acesso e um conteúdo relevante, a marca atrairá um grande número de pessoas para visitar a página.

2- Marketing para Blogs

Para que um website consiga se manter atrativo, é muito importante que o conteúdo produzido em seu interior esteja sempre atualizado. Assim, uma ótima forma de fazer este procedimento é com um Blog Institucional. Como resultado, ao desenvolver um conteúdo relevante, que tenha a ver com o negócio da marca e que forneça informações úteis ao consumidor, esta ferramenta vai alcançar diversos nichos de mercado.

3- Gestão de Mídias Sociais

Esta é uma das estratégias mais reconhecidas e procuradas pelas empresas. Isto se deve ao fato de que, cada vez mais, pessoas estão se cadastrando nas redes sociais. Segundo este artigo da Resultados Digitais, só o Facebook – no Brasil – alcançou mais de 130 milhões de usuários. No caso do Instagram (uma mídia social que está em ascensão), são 95 milhões de pessoas cadastradas, o que lhe coloca na 4ª posição entre as redes com mais indivíduos. Uma boa gestão de mídia social inclui a produção de conteúdos relevantes, um relacionamento contínuo com os seguidores ou fãs. Além disso, é preciso desenvolver um bom planejamento, a fim de que as estratégias gerem bons resultados.

4- Links Patrocinados

Os links patrocinados podem ser definidos como os anúncios pagos pelas empresas para que a sua propaganda apareça em diversas plataformas. Assim, dentre as principais, podemos citar o Google (com o Google Ads), o Facebook (com o FaceAds) e o Instagram (com o Instagram Ads). Esta atividade é muito interessante, porque ela irá acelerar os resultados para uma marca. O alcance de novas pessoas, as quais não conhecem você, será muito maior.

5- Email Marketing

Considerada uma das ações de marketing digital mais antigas, o email marketing ainda é muito relevante. Isto porque, seja em uma lista comum de clientes cadastrados ou em uma estratégia de inbound marketing, esta ação poderá obter excelentes respostas dos usuários. Além disso, é um formato excelente de comunicação contínua, porque mantém o contato direto com as pessoas, de modo personalizado, com um conteúdo muito interessante.

Através destas ações estratégicas, a sua marca terá uma presença online forte e sólida, dentro da internet.

Por onde devo começar no Marketing Digital?

Apesar deste tipo de publicidade estar em constante atualização, com as iniciativas corretas a sua marca poderá desenvolver um planejamento adequado. Como resultado, será mais simples alcançar as primeiras respostas.

Portanto, é preciso ficar atento(a) a algumas dicas importantes, a fim de começar com menos chances de errar. Assim, observe os tópicos abaixo:

Identifique o seu público-alvo

Em primeiro lugar, é necessário saber com quem a sua marca estará se relacionando. Assim, a partir de uma definição correta do seu nicho de consumidores, você poderá desenvolver estratégias focadas nestas pessoas. Tudo isto, a partir das características, desejos e necessidades dos indivíduos. Uma dica: para saber as tendências do seu cliente ideal, vale a pena utilizar o Google Trends. Esta ferramenta indica as tendências de pesquisa no Google para qualquer assunto.

Defina os seus Objetivos

Para que o seu Plano de Marketing tenha sucesso, é necessário definir as metas a serem buscadas. Assim, cada objetivo (sejam objetivos amplos ou restritos), precisa estar de acordo com o que a empresa deseja alcançar. Por exemplo: se a organização deseja alcançar mais vendas dos seus produtos, então um dos objetivos seria “investir 1000 reais em anúncios no Google, com foco na divulgação do produto X da marca”.

Produza um Conteúdo de Qualidade

Seja para um site, blog ou mídias sociais, a sua produção de conteúdo precisa ser excepcional. Isto porque, será através dela que os seus novos seguidores, usuários e fãs irão chegar. Além disso, quanto melhor forem as imagens, textos e vídeos criados, melhor será a impressão do público. Como resultado, eles observarão a sua marca como uma referência no mercado.

Defina e Acompanhe as Métricas

Não esqueça de que é preciso mensurar todas as informações. Assim, através das ferramentas das mídias sociais ou do Google Analytics para o seu site, você poderá observar o tipo de público que está lhe visitando, a frequência, etc. Portanto, crie planilhas de controle e identifique quais métricas são as mais adequadas para o seu projeto.


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