Gamification: O que é e as vantagens para a sua empresa

Aprenda com o Gamification a como criar experiências de games para se conectar de forma divertida com o seu público.

Gamification: O que é e as vantagens para a sua empresa

Você pode não ter ouvido falar sobre Gamification, mas com certeza já participou de várias dinâmicas de empresas que o utilizam.

Em primeiro lugar, Gamification é uma palavra de origem inglesa que tem o significado de aplicação de técnicas de jogos em diversos setores de atividades.

De acordo com vários autores, o programador britânico Nick Pelling teria criado o conceito por volta de 1970.  A ideia dele era trazer para vida real a mecânica do mundo dos games.

O objetivo é proporcionar aos participantes um ambiente lúdico, assim como o dos games, além de uma experiência divertida e dinâmica.

Para alcançar o objetivo dos jogos, os jogadores precisam enfrentar e superar obstáculos, já que a psicologia por trás da gamificação revela que a conquista e superação são poderosas motivações humanas.

Principais elementos da Gamificação

Assim, a gamificação apresenta o projeto de um sistema que envolve a identificação de elementos a serem classificados em três categorias:

Dinâmicas

Os elementos mais básicos e estruturais dos games são reunidos, caracterizando o sistema sob o qual eles funcionam. São divididos em:

  • Emoções
  • Progressão
  • Relacionamentos
  • Restrições

Mecânicas

Em segundo lugar,  as mecânicas que trazem as orientações para os participantes a partir das regras do game. Veja algumas conhecidas:

  • Aquisição de recursos
  • Avaliação ou feedback
  • Chance
  • Cooperação e Competição
  • Desafios
  • Recompensas
  • Transações
  • Turnos
  • Vitória

Componentes

Por fim, os componentes responsáveis por descreverem as aplicações mais específicas e concretas dos elementos dos jogos. Assim como as mecânicas, nem todos os componentes precisam estar dentro do jogo. Conheça os mais comuns:

  • Avatar
  • Bens virtuais
  • Boss
  • Coleções
  • Conquistas
  • Conteúdos desbloqueáveis
  • Emblemas e medalhas
  • Gráfico social
  • Missão
  • Níveis
  • Pontos
  • Presentes
  • Ranking
  • Times

Gamification: O que é e as vantagens para a sua empresa

Tipos de gamification

Nós podemos aplicar o gamification em várias áreas profissionais. Veja os principais tipos conhecidos:

Treinamento corporativo:  A estratégia busca tornar as atividades dos treinamentos dos colaborados mais dinâmicas.

Onboarding: A empresa apresenta a cultura aos novatos de forma dinâmica, facilitando a integração entre a equipe.

Educação: Professores utilizam o gamification em dinâmicas de sala de aula para ajudar a manter a concentração dos alunos.

Saúde: A lógica do gamification na área contribui para que o paciente tenha mais facilidade ao seguir o tratamento, além de adotar hábitos mais saudáveis como, por exemplo, praticar atividade física e ter uma alimentação mais equilibrada.

Marketing: Muitas empresas utilizam ações de gamification para construir um forte vínculo entre marca e consumidores, principalmente nas redes sociais.

5 vantagens do Gamification para o Marketing 

1 – Melhora o engajamento do cliente

Em primeiro lugar, O gamification é eficaz para aumentar o engajamento do cliente com a marca e seus produtos ou serviços. Por isso, que cada vez mais empresas buscam esse tipo de estratégia

Sem dúvida, ao criar uma experiência envolvente e atraente, os usuários se sentirão mais motivados a interagir com a marca e realizar as ações desejadas, como comprar um produto.

Ou seja, pensar em uma possível estratégia de gamification para sua marca pode ser uma alternativa.

2 – Aumenta a fidelidade do cliente

O gamification pode aumentar a fidelidade do cliente, incentivando a repetição de comportamentos positivos.

Por exemplo, um programa de recompensas baseado em gamification pode incentivar os clientes a continuar comprando produtos ou serviços da empresa para ganhar mais recompensas.

Portanto, a qualidade da estratégia criada deve ser bem interessante para incentivar o retorno.

3 – Melhora a percepção da marca

De fato, o gamification pode melhorar a percepção da marca, tornando-a mais atraente e divertida.

Os clientes podem associar a experiência agradável de jogar um jogo com a marca, ou seja, criar uma imagem positiva e uma conexão emocional com a empresa.

Dessa forma, a empresa tem muito a ganhar em confiança e também em vendas.

4 – Gera dados valiosos:

Com toda a certeza, o gamification pode gerar dados valiosos sobre o comportamento e as preferências do cliente.

Nesse sentido, a empresa pode coletar dados sobre como os usuários interagem com a marca e quais tipos de recompensas são mais eficazes.

5 – Aumenta as vendas

Por último, o gamification pode levar a um aumento nas vendas, incentivando os clientes a realizar ações específicas como, por exemplo, comprar um produto ou compartilhar a marca com amigos.

Portanto, as experiências do gamification que oferecem recompensas atraentes e relevantes podem ser especialmente eficazes para aumentar as vendas.

Gamification: O que é e as vantagens para a sua empresa

3 exemplos de empresas que já aplicaram a estratégia de gamification

NIKE

A Nike utilizou o gamification para incentivar seus clientes a praticarem exercícios físicos e comprarem mais produtos da marca.

Enfim, Através do aplicativo Nike+ Run Club, os usuários podem estabelecer metas de corrida e receber recompensas ao alcançá-las.

STARBUCKS

A Starbucks criou um programa de fidelidade chamado My Starbucks Rewards, que utiliza elementos de gamification para incentivar os clientes a visitarem as lojas com mais frequência e comprarem mais produtos.

Em resumo, os clientes ganham pontos a cada compra de produto, que podem ser trocados por bebidas e produtos gratuitos.

COCA-COLA

A Coca-Cola criou uma campanha chamada “Happiness Refill” que usou o gamification para incentivar as pessoas a se conectarem com a marca.

Nesse sentido, a campanha ofereceu recompensas por compartilhar fotos e histórias nas redes sociais e por participar de desafios e atividades relacionadas à marca.

Como aplicar o gamification na sua empresa?

Defina seus objetivos

Em primeiro lugar, é importante identificar o que você deseja alcançar com a experiência do gamification

Você quer aumentar as vendas? Melhorar a fidelidade dos clientes? Aumentar a retenção? Ou melhorar a satisfação do cliente?

Defina seus objetivos específicos e, em seguida, siga para o próximo passo.

Conheça seu público-alvo

Antes de mais nada, é crucial entender o que motiva e desafia seu público-alvo.

O que os leva a comprar seu produto ou serviço? Que tipos de recompensas eles preferem?

Para criar uma experiência do gamification relevante e atraente, identifique as preferências do seu público.

Identifique as dinâmicas do gamification:

Existem várias dinâmicas do gamification que podem ser usadas para melhorar as vendas como, por exemplo, pontuação, desbloqueio, competição, cooperação e recompensas.

Portanto, Identifique quais dinâmicas são mais adequadas para o seu público-alvo e objetivos antes de seguir para o próximo passo.

Crie uma narrativa:

Uma narrativa envolvente pode incentivar o público-alvo a interagir com a experiência gamification e a comprar seu produto ou serviço.

Portanto, crie uma história atraente que inclua personagens, missões e desafios.

Defina as recompensas:

As recompensas são uma parte importante da experiência de gamification, pois podem incentivar a participação do público-alvo.

Então, certifique-se de que as recompensas sejam atraentes e relevantes para o público-alvo, e podem incluir descontos, brindes, conteúdo exclusivo ou pontos de fidelidade.

Teste e repita o teste:

Teste a experiência gamification com um grupo piloto de usuários e analise o feedback para fazer melhorias.

Em seguida, repita o processo até obter o resultado desejado.

Implemente e promova:

Após testar e ajustar a experiência do gamification, é hora de implementá-la.

Logo depois, é necessário comunicar os benefícios do gamification e incentivar a participação do público-alvo com conteúdos atrativos e publicidades.

Por fim, é importante monitorar continuamente a eficácia da experiência e fazer ajustes conforme necessário.

Você quer aplicar a estratégia de gamification na sua empresa?
Conte com a expertise da SEO10 Projetos Digitais!
Entre em contato com a gente!

Agradecemos a sua atenção e acompanhe nossos posts! #seo10digital – SEO10 Projetos Digitais.

Para ficar por dentro do mundo digital, acesse as nossas mídias sociais:

Facebook   |   Instagram


LEIA TAMBÉM

Planejamento de Marketing Digital: como fazer?

Como melhorar o Marketing de Conteúdo?

Como divulgar a minha empresa no Youtube?