Estratégias de Marketing Digital para Pequenas Empresas

Realizar um bom investimento, nas estratégias de marketing digital corretas, irá alavancar o seu negócio de pequeno porte.

estratégias de marketing digital
estratégias de marketing digital

Para qualquer empresa, que deseja alcançar ótimos resultados com vendas, é preciso investir em publicidade online. Assim, através das estratégias de marketing digital adequadas, conseguirá captar o público-alvo ideal. Além disso, poderá divulgar a sua marca para novos consumidores (os quais, nunca ouviram falar das suas soluções).

O marketing na web, por definição, é uma ferramenta, ação ou metodologia que – ao ser implementada de um modo correto – obterá boas respostas dos usuários. Portanto, quando há um planejamento, a empresa terá maiores chances de atingir seus objetivos.

Além disso, há outro ponto importante, que os empreendedores deveriam estar atentos. Trata-se da concorrência. Nos dias de hoje, cada vez mais organizações aderem a propaganda digital. Assim, se uma marca fica para trás, com certeza, perderá influência, vendas e fidelização dos seus clientes.

Portanto, é preciso que um empreendimento (mesmo que seja iniciante) invista no nas melhores estratégias de marketing digital. Desta forma, ganhará muito na aquisição de novos negócios.

Do que uma boa ação estratégica de marketing digital necessita?

Para que qualquer atividade online de publicidade obtenha os resultados, é preciso seguir um pequeno “roteiro”. Assim, a partir destas etapas, tudo ficará mais fácil. Isto porque, você saberá com agir, sem entender a importância de cada ponto em destaque.

Portanto, a fim de lhe apoiar, gostaríamos de destacar alguns tópicos importantes. Assim, seguindo cada um deles a risca, a sua chance de sucesso será maior:

Definir os Objetivos

Em primeiro lugar, é necessário que o empreendedor entenda quais são as metas à curto, médio e longo prazo. Assim, com estas informações, será mais simples criar um plano de marketing na web.

Como resultado, com cada meta traçada – de uma forma correta – você poderá definir os pontos posteriores.

Conhecer o Público-Alvo

Em segundo lugar, não há outro caminho: é preciso saber para quem a marca venderá as suas soluções. Assim, conhecendo o seu público ideal, será muito simples desenvolver o conteúdo e mensagem adequada para estas pessoas. Mas, qual é a maneira de começar a fazer esta atividade?

Utilize ferramentas (como o Google Trends) para identificar as tendências do seu mercado. Após, não deixe de buscar informações nas métricas do seu site (Google Analytics é uma ótima ferramenta) e das mídias sociais (como, por exemplo, o Facebook Insights). Como resultado, você poderá desenvolver uma planilha com os dados necessários para compreender tudo sobre os seus fãs ou seguidores.

Estudar os Concorrentes

Outro ponto muito importante. Isto porque, para alcançar um diferencial no seu segmento, é preciso saber o que os seus concorrentes fazem de certo e errado. Assim, com esta ação simples, a sua marca poderá criar uma estratégia de marketing digital muito melhor do que as que eles executam.

Além disso, esta atividade contribui para entender as tendências e necessidades do mercado. Como resultado, um outro ganho será a melhoria do relacionamento com cada um dos usuários que desejam comprar as suas soluções.

Planejamento

Por último, tudo o que foi apresentado faz parte deste documento. Assim, com um bom planejamento, o qual conterá estas informações e outras muito importantes, as suas chances de sucesso estarão altas.

Portanto, não deixe de planejar-se muito bem! Como resultado, terá “um norte” a seguir, sempre que tiver alguma dúvida sobre táticas e estratégias.

Por quais tipos de estratégias de marketing digital posso iniciar os trabalhos de minha marca?

Vendas Online
Vendas Online

Agora, quando você identificou a importância e a vantagem de atuar com marketing online, deve estar com a seguinte dúvida:

Ok, mas quais são as ações ideais para eu começar o meu plano de propaganda online?

Pensando nisto, elaboramos uma lista com as principais ações estratégicas de marketing na web. Como resultado, a sua marca poderá iniciar e obter ótimas respostas do público-alvo em pouco tempo.

Deste modo, observe cada ponto apresentado:

Crie um site estruturado

Em primeiro lugar, é muito importante ter o seu próprio website online. Assim, esta página será a sua base, o contato inicial dos usuários com a sua marca. Como resultado, a partir da aplicação das atividades corretas para criação e manutenção, a tendência será alcançar novos nichos de mercado.

Observação: fique atento(a) a plataforma de desenvolvimento (a ideal é o WordPress). Além disso, não esqueça de aplicar as estratégias de SEO e produzir conteúdos contínuos. Portanto, a melhor forma de ter um bom conteúdo é investindo em um Blog Institucional (dentro do site).

Faça a Gestão das Principais Mídias Sociais

Outra estratégia de marketing digital é atuar nas mídias sociais. Assim, com uma produção de conteúdo adequada, interação com os seguidores ou fãs e controle das métricas de marketing, a sua marca alcançará bons resultados.

Além disso, uma dica: não entre em todas as redes sociais, apenas para estar presente. Assim, procure identificar quais delas estão de acordo com os seus objetivos. Como resultado, foque em cada uma, de uma forma profissional.

Anuncie nas Plataformas Pagas

Utilize os links patrocinados do Google (Google Ads), das mídias sociais (por exemplo, Facebook Ads) e outros. Assim, sua capacidade de atração de novas vendas será expandida. Isto porque, o alcance dos anúncios pago é absurdamente maior do que as estratégias orgânicas (ou seja, aquelas com custo zero).

Portanto, não há como deixar de lado esta etapa. Porém, não fique preocupado(a): você pode iniciar as suas propagandas pagas com pouco capital. Assim, mesmo que use uma verba limitada, já conseguirá observar as primeiras respostas.

Email Marketing

Vale a pena investir no relacionamento por email. Assim, a partir de um banco de contatos, adquirido de forma inteligente (ou seja, por favor, não compre listas prontas), você poderá se comunicar sempre com o cliente.

Além disso, enviará promoções e novidades, despertando a vontade de compra dos seus produtos e serviços. Porém, como explicamos antes, utilize formas estratégicas para conseguir bons contatos.

Dentre ótimas formas para alcançar os emails dos consumidores, destacamos a criação de uma isca digital (ebook, vídeo, podcast), inseridos em uma landing page. Assim, quando o cliente quiser ter acesso ao conteúdo, deverá preencher os dados solicitados. Como resultado, terá acesso a informações como nome, email, telefone, etc.

Planilha de Métricas

Por último, mas não menos importante. Observe todos os dados e informações fornecidos. Liste-os e insira cada um em uma planilha. Além disso, atualize-a de uma forma correta, de fácil compreensão para você e seus colaboradores.


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