Descubra como a sua empresa pode fazer sucesso com marketing digital na Copa do Mundo.
E a bola vai rolar para mais uma edição da Copa do Mundo!
Você está animado?
Com certeza o comércio está com a possibilidade de alavancar as vendas!
Em primeiro lugar, é bom explicarmos que o mundial do Catar vai acontecer entre os dias 20 de novembro a 18 de dezembro.
Você achou estranho o período de realização da competição?
Pois é, o calendário teve essa mudança por conta do calor acima de 40° que faz no mês de julho no país árabe.
Logo, ficaria inviável assistir nas arquibancadas e também os jogadores terem o máximo de performance dentro de campo.
Enfim, vamos falar de marketing digital na Copa do Mundo!
É um período que ajuda alavancar e muito as vendas em diversos segmentos.
De acordo com a FIFA, o mundial na Rússia, em 2018, foi exibido para mais de 3 bilhões de pessoas no mundo.
A final entre França e Croácia foi assistida por 1,1 bilhão de pessoas.
Dessa forma, podemos concluir que as empresas que atrelam a sua marca ao evento conseguem muito mais visibilidade.
Porém, todo cuidado é pouco para quem quer aproveitar para surfar essa onda.
Essa cautela se deve ao fato de que a FIFA possui patrocinadores para o evento e o que torna exclusivo a eles o uso de todos os direitos das marca.
Com a finalidade de ajudar você a não ser pego de surpresa com alguma notificação, veja abaixo os elementos protegidos das marca FIFA:
- “Copa do Mundo FIFA Qatar 2022™”;
- “Copa do Mundo FIFA™”;
- “FIFA”;
- “Copa do Mundo” ou “Copa do Mundo 2022”;
- “Copa Mundial” ou “Mundial”;
- “Qatar 2022™” ou “Catar 2022™”;
- “2022”;
- emblema, slogan ou pôster oficial;
- imagem ou nome do mascote oficial;
- imagem do troféu oficial;
- marcas e logos da FIFA;
- fonte oficial do evento.
É possível utilizar os termos “Copa” e “Seleção” em campanhas, mas é melhor evitar para não correr o risco de ser notificado judicialmente.
E a seleção brasileira?
Há também as restrições de uso de marca estabelecidas pela Confederação Brasileira de Futebol em relação à seleção brasileira.
De acordo com a entidade, fica proibido o uso do emblema da seleção, modelos de camisa e até mesmo a expressão “seleção brasileira”. Essa restrição também é válida para o uso de hashtags e endereços de sites.
Juntamente com tudo isso acima, fica vedado as marcas que não patrocinam o evento fazer promoções de ingressos, leilões ou qualquer tipo de competição online.
E agora, o que é possível fazer de marketing digital na copa do mundo?
Sem dúvida, a dificuldade para se trabalhar com tantas restrições é enorme.
No entanto, é possível com o uso da criatividade aproveitar para surfar essa onda que só acontece de quatro em quatro anos.
Se liga em algumas dicas para a sua empresa fazer sucesso durante a Copa.
– As cores da seleção brasileira
Utilizar as cores verde, amarelo e azul é uma das formas de atrelar a sua marca ao evento.
Essas cores são marcantes e remetem de imediato a seleção brasileira, pois todos vão estar no espírito da Copa.
Aproveite para usar essas cores nas suas peças de divulgação como, por exemplo, redes sociais, e-mail marketing, banners de site entre outras.
O único cuidado que deve ter é em relação às cores da sua marca. Busque os tons certos do verde, amarelo e azul para não criar conflito.
– Os elementos em jogo
Aproveite ao máximo os elementos que se referem ao futebol como, por exemplo, bola, gramado, juiz, apito, trave entre outros.
Seja com fotos, ilustrações ou ícones, esses elementos visuais vão fazer o consumidor entender que a sua marca está na vibe da Copa do Mundo.
Assim como as cores, utilize esses elementos na sua comunicação das redes sociais, e-mail e site.
– As seleções da Copa
Outra maneira de atrelar a sua marca ao evento é fazendo associações com os países participantes.
Um exemplo de bastante sucesso são os sanduíches do McDonald’s. Eles criam para cada dia da semana um sabor diferente com ingredientes tradicionais de alguns países.
Se não conseguir fazer uma conexão do produto ou serviço com as nações, você pode ficar só na brincadeira de usar as bandeiras dos países na comunicação.
– Sai o design, entra o copy!
Se tem uma coisa que todo brasileiro entende é de futebol.
Por isso, aproveite para usar os termos do “futebolês” nos textos publicitários.
Você pode usar nas chamadas das campanhas, por exemplo, “marcar um gol”, “aumentar o placar”, “é goleada,” “Na torcida” entre outras.
Utilize bastante nos copys dos artigos de blog, legendas de post e anúncios.
Dessa forma, a sua marca terá um grande efeito no público consumidor.
– Interatividade com o público!
Criar interações com o público costumam gerar bons resultados em campanhas sazonais.
Por isso, aproveite para criar enquetes e quizzes com curiosidades e histórias sobre as copas para que o usuário possa engajar.
Dessa forma, a visibilidade da sua marca irá crescer e possibilitar o aumento das vendas.
Conclusão
Em resumo, a criatividade será fundamental para conseguir fazer com que a sua marca seja campeão no fim da Copa.
Por último, aproveite para olhar o que as marcas concorrentes ou de outros segmentos fazem para servir de inspiração na hora de montar a sua comunicação.
A sua empresa está pronta para levantar a taça?
Conte com a nossa expertise para ser campeão de vendas!
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