Para que qualquer empresa ou projeto alcance ótimos resultados, é preciso contar com o melhor plano de marketing digital!
Nos dias atuais, as empresas têm encontrado dificuldade para se manterem em um patamar de destaque. Assim, além da ampla concorrência, também precisam aprender a lidar com os desejos dos consumidores. Como resultado, quem conseguir definir um planejamento eficiente terá a oportunidade de vender em larga escala. Portanto, é muito importante contar com um bom Plano de Marketing Digital.
O que é um Plano de Marketing Digital?
Em primeiro lugar, para desenvolver seu projeto ideal de comunicação online, é necessário saber mais sobre o tema. Assim, para facilitar a compreensão, iremos definir o termo de um modo correto. Para tal, usaremos uma definição destacada por um dos profissionais renomados do marketing: Neil Patel.
Portanto, a partir desta observação, é possível conceituar o Plano de Marketing na Web como:
“Um documento que possui informações-chave para a sua empresa”.
Assim, o plano terá a presença de diversos dados, os quais irão constituir uma estratégia sólida para que a sua marca alcance ótimas respostas. Assim, entre outras informações que estarão inclusas, podemos citar (como exemplo):
- Definição dos Objetivos;
- Análise dos Concorrentes;
- Definição da Persona;
- Implementação das Estratégias.
Portanto, com o foco voltado nas ações, o Plano será útil para que uma empresa consiga fidelizar o seu consumidor.
Importante: um bom Plano de Marketing Digital precisa ser objetivo e ir direto ao ponto. Assim, trabalhe com pontos realistas e defina cada etapa resumidamente. Assim, destaque as características principais de cada ação.
Vantagens de investir na Criação de um Bom Plano
Existem alguns benefícios, que descrevem a importância de realizar o investimento nesta área. Como resultado, estas características comprovam que o Plano de Marketing Digital é primordial para o sucesso da divulgação.
Portanto, observe cada tópico a seguir e descubras algumas vantagens importantes:
1- Minimiza os Erros de Percurso:
Em primeiro lugar, é relevante explicitar que quando existe um planejamento bem definido, a chance de que uma estratégia dê errado será muito menor. Isto porque, através das análises e estudos feitos, você conhecerá o mercado-alvo e o seu público consumidor.
Portanto, caso aconteça algum problema a tendência é que seja algo mínimo. Como resultado, não haverá nenhuma dificuldade em corrigir e seguir adiante.
2- Excelente Custo / Benefício
Outro ponto que deve-se enfatizar é a economia financeira que o plano de marketing proporcionará. Isto irá ocorrer, porque – com as ações estratégias definidas – o capital será direcionado para as atividades que foram planejadas.
Assim, não existirá nenhum gasto inesperado, o qual poderia acarretar em contratempos financeiros. Portanto, esse documento é muito útil para manter o departamento de marketing com as finanças equilibradas.
3- Maior possibilidade de Convencimento dos Sócios da Empresa
Quando falamos de investir em estratégias de marketing digital, existe uma barreira natural dentro de boa parte das empresas: os sócios e diretores. Assim, este grupo de executivos precisa estar convencido de que aportar dinheiro e tempo neste projeto será benéfico para toda a organização.
Por isso, trabalhar com um Plano de Marketing Digital é muito importante. Isto porque, ele irá detalhar cada passo que será efetuado. Como resultado, será possível apresentar um projeto completo, com o foco em boas respostas.
4- Etapas 100% Definidas
Além disso, não podemos esquecer de que um documento de planejamento possui cada etapa muito bem organizada. Isto é excelente, porque demonstra a equipe e aos responsáveis pela marca como será o andamento do projeto.
Portanto, esses benefícios demonstram que o Plano Estruturado é relevante para qualquer empresa!
Por onde começar o Plano de Marketing Digital?
Agora, que você descobriu o que é este documento e quais são as suas vantagens, deve estar com uma dúvida:
“Ok, mas como eu posso iniciar esse projeto de publicidade digital?”
Com o objetivo de responder a esse questionamento, observe o passo a passo comum de um planejamento digital. Assim, a partir desta resposta, será simples entender o funcionamento e a sua aplicabilidade.
Portanto, observe as etapas a seguir:
Passo 1: Defina os Objetivos
Em primeiro lugar, é muito importante que as metas do seu projeto estejam traçadas. Assim, com esta atividade, será possível identificar quais os resultados que a marca deseja alcançar com o marketing digital.
Porém, um aviso: inicie o seu trabalho com um objetivo geral. Além disso, trace alguns objetivos menores (relativos a cada campanha a ser implementada). Com a finalidade de exemplificar estas metas, observe abaixo:
- Objetivo Geral: aumentar as vendas.
- Objetivo da Campanha de Google Ads: aumentar o acesso ao site em 35%.
Passo 2: Defina a sua Persona
Descobrir quem é o seu público-alvo e humanizá-lo na forma de uma persona (que irá representar o seu cliente perfeito) é algo muito importante. Isto porque, a partir desta personalidade, você irá desenvolver todas as suas estratégias e táticas de vendas.
Como resultado, a persona contará com: nome, idade, opiniões, características físicas, características psicológicas, profissão, desafios, objetivos e sonhos. Assim, a partir destes dados, você definirá quem é o seu consumidor ideal.
Passo 3: Analise a Jornada do seu Consumidor
Acima, no passo 2, nós definimos o personagem ideal que irá adquirir os seus produtos e soluções. Neste momento, iremos falar sobre a história com a qual a sua organização se relaciona.
Assim, esta jornada destacará alguns questionamentos, os quais irão apoiar no projeto de marketing digital. Como resultado, algumas perguntas devem ser feitas:
- Por que o cliente procurou a sua marca?
- Quais são os problemas que deseja resolver?
- Em qual meio de comunicação a organização foi encontrada?
- Qual foi a primeira impressão do cliente sobre a sua marca?
Além disso, mesmo após a aquisição pelo cliente, será necessário renovar o planejamento de modo contínuo. Assim, o feedback do consumidor será muito importante para saber se o produto ou serviço alcança bons resultados!
Observação: caso você possua pouco contato com estes clientes, terá a oportunidade de capturar as informações em: menções nas mídias sociais, pesquisa direta com o seu público-alvo e métricas de marketing.
Passo 4: Análise SWOT
Esta ferramenta de administração permite que a sua empresa descubra qual é o seu posicionamento no mercado e a melhor forma de agir, com relação ao ambiente interno e externo da marca. Para saber mais, acesse este link!
Passo 5: Análise da Concorrência
Este passo é importante. Isto porque conhecer seus concorrentes será um diferencial. Assim, você poderá entender o que estas marcas fazem de forma correta (para que a sua empresa desenvolva ainda melhor) e no que deixam a desejar (aqui, está a sua oportunidade de superar estas organizações).
Portanto, neste ponto, observe as plataformas e estratégias dos seus 3 maiores concorrentes:
- Analise o site e as landing pages;
- Observe o trabalho de gestão das mídias sociais;
- Acompanhe os anúncios pagos que desenvolvem;
- Acesse o Reclame Aqui para averiguar se existem reclamações;
- Dê uma olhada nas menções e reviews nas mídias sociais;
- Confira a produção de conteúdo para blogs.
Passo 6: Plano de Ação
Aqui, você irá definir as principais táticas a serem aplicadas no dia a dia do seu marketing digital. Como exemplo de algumas ações, podemos citar o marketing nas mídias sociais (gerenciamento) e links patrocinados no Google.
Além disso, definirá as métricas de KPI´s de monitoramento para entender se o trabalho está gerando resultados.
Passo 7: Cronograma de Atividades
Neste último passo, será importante definir o cronograma de ações estratégicas. Além disso, a equipe de pessoas envolvidas também deve estar inclusa. Deste modo, serão determinadas as atividades para cada uma.
Observação: não esqueça de monitorar cada ação estratégica! Assim, crie uma planilha e mantenha atualizada, de acordo com o fornecimento de dados de cada uma das plataformas.
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