Plano de Marketing Digital: crie agora o seu!

Para que qualquer empresa ou projeto alcance ótimos resultados, é preciso contar com o melhor plano de marketing digital!

plano de marketing digital
plano de marketing digital

Nos dias atuais, as empresas têm encontrado dificuldade para se manterem em um patamar de destaque. Assim, além da ampla concorrência, também precisam aprender a lidar com os desejos dos consumidores. Como resultado, quem conseguir definir um planejamento eficiente terá a oportunidade de vender em larga escala. Portanto, é muito importante contar com um bom Plano de Marketing Digital.

O que é um Plano de Marketing Digital?

Em primeiro lugar, para desenvolver seu projeto ideal de comunicação online, é necessário saber mais sobre o tema. Assim, para facilitar a compreensão, iremos definir o termo de um modo correto. Para tal, usaremos uma definição destacada por um dos profissionais renomados do marketing: Neil Patel.

Portanto, a partir desta observação, é possível conceituar o Plano de Marketing na Web como:

“Um documento que possui informações-chave para a sua empresa”.

Assim, o plano terá a presença de diversos dados, os quais irão constituir uma estratégia sólida para que a sua marca alcance ótimas respostas. Assim, entre outras informações que estarão inclusas, podemos citar (como exemplo):

  • Definição dos Objetivos;
  • Análise dos Concorrentes;
  • Definição da Persona;
  • Implementação das Estratégias.

Portanto, com o foco voltado nas ações, o Plano será útil para que uma empresa consiga fidelizar o seu consumidor.

Importante: um bom Plano de Marketing Digital precisa ser objetivo e ir direto ao ponto. Assim, trabalhe com pontos realistas e defina cada etapa resumidamente. Assim, destaque as características principais de cada ação.


Vantagens de investir na Criação de um Bom Plano

Existem alguns benefícios, que descrevem a importância de realizar o investimento nesta área. Como resultado, estas características comprovam que o Plano de Marketing Digital é primordial para o sucesso da divulgação.

Portanto, observe cada tópico a seguir e descubras algumas vantagens importantes:

1- Minimiza os Erros de Percurso:

Em primeiro lugar, é relevante explicitar que quando existe um planejamento bem definido, a chance de que uma estratégia dê errado será muito menor. Isto porque, através das análises e estudos feitos, você conhecerá o mercado-alvo e o seu público consumidor.

Portanto, caso aconteça algum problema a tendência é que seja algo mínimo. Como resultado, não haverá nenhuma dificuldade em corrigir e seguir adiante.

2- Excelente Custo / Benefício

Outro ponto que deve-se enfatizar é a economia financeira que o plano de marketing proporcionará. Isto irá ocorrer, porque – com as ações estratégias definidas – o capital será direcionado para as atividades que foram planejadas.

Assim, não existirá nenhum gasto inesperado, o qual poderia acarretar em contratempos financeiros. Portanto, esse documento é muito útil para manter o departamento de marketing com as finanças equilibradas.

3- Maior possibilidade de Convencimento dos Sócios da Empresa

Quando falamos de investir em estratégias de marketing digital, existe uma barreira natural dentro de boa parte das empresas: os sócios e diretores. Assim, este grupo de executivos precisa estar convencido de que aportar dinheiro e tempo neste projeto será benéfico para toda a organização.

Por isso, trabalhar com um Plano de Marketing Digital é muito importante. Isto porque, ele irá detalhar cada passo que será efetuado. Como resultado, será possível apresentar um projeto completo, com o foco em boas respostas.

4- Etapas 100% Definidas

Além disso, não podemos esquecer de que um documento de planejamento possui cada etapa muito bem organizada. Isto é excelente, porque demonstra a equipe e aos responsáveis pela marca como será o andamento do projeto.

Portanto, esses benefícios demonstram que o Plano Estruturado é relevante para qualquer empresa!


Por onde começar o Plano de Marketing Digital?

planejamento de marketing digital rio de janeiro seo10 projetos digitais
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Agora, que você descobriu o que é este documento e quais são as suas vantagens, deve estar com uma dúvida:

“Ok, mas como eu posso iniciar esse projeto de publicidade digital?”

Com o objetivo de responder a esse questionamento, observe o passo a passo comum de um planejamento digital. Assim, a partir desta resposta, será simples entender o funcionamento e a sua aplicabilidade.

Portanto, observe as etapas a seguir:

Passo 1: Defina os Objetivos

Em primeiro lugar, é muito importante que as metas do seu projeto estejam traçadas. Assim, com esta atividade, será possível identificar quais os resultados que a marca deseja alcançar com o marketing digital.

Porém, um aviso: inicie o seu trabalho com um objetivo geral. Além disso, trace alguns objetivos menores (relativos a cada campanha a ser implementada). Com a finalidade de exemplificar estas metas, observe abaixo:

  • Objetivo Geral: aumentar as vendas.
  • Objetivo da Campanha de Google Ads: aumentar o acesso ao site em 35%.

Passo 2: Defina a sua Persona

Descobrir quem é o seu público-alvo e humanizá-lo na forma de uma persona (que irá representar o seu cliente perfeito) é algo muito importante. Isto porque, a partir desta personalidade, você irá desenvolver todas as suas estratégias e táticas de vendas.

Como resultado, a persona contará com: nome, idade, opiniões, características físicas, características psicológicas, profissão, desafios, objetivos e sonhos. Assim, a partir destes dados, você definirá quem é o seu consumidor ideal.

Passo 3: Analise a Jornada do seu Consumidor

Acima, no passo 2, nós definimos o personagem ideal que irá adquirir os seus produtos e soluções. Neste momento, iremos falar sobre a história com a qual a sua organização se relaciona.

Assim, esta jornada destacará alguns questionamentos, os quais irão apoiar no projeto de marketing digital. Como resultado, algumas perguntas devem ser feitas:

  • Por que o cliente procurou a sua marca?
  • Quais são os problemas que deseja resolver?
  • Em qual meio de comunicação a organização foi encontrada?
  • Qual foi a primeira impressão do cliente sobre a sua marca?

Além disso, mesmo após a aquisição pelo cliente, será necessário renovar o planejamento de modo contínuo. Assim, o feedback do consumidor será muito importante para saber se o produto ou serviço alcança bons resultados!

Observação: caso você possua pouco contato com estes clientes, terá a oportunidade de capturar as informações em: menções nas mídias sociais, pesquisa direta com o seu público-alvo e métricas de marketing.

Passo 4: Análise SWOT

Esta ferramenta de administração permite que a sua empresa descubra qual é o seu posicionamento no mercado e a melhor forma de agir, com relação ao ambiente interno e externo da marca. Para saber mais, acesse este link!

Passo 5: Análise da Concorrência

Este passo é importante. Isto porque conhecer seus concorrentes será um diferencial. Assim, você poderá entender o que estas marcas fazem de forma correta (para que a sua empresa desenvolva ainda melhor) e no que deixam a desejar (aqui, está a sua oportunidade de superar estas organizações).

Portanto, neste ponto, observe as plataformas e estratégias dos seus 3 maiores concorrentes:

  • Analise o site e as landing pages;
  • Observe o trabalho de gestão das mídias sociais;
  • Acompanhe os anúncios pagos que desenvolvem;
  • Acesse o Reclame Aqui para averiguar se existem reclamações;
  • Dê uma olhada nas menções e reviews nas mídias sociais;
  • Confira a produção de conteúdo para blogs.

Passo 6: Plano de Ação

Aqui, você irá definir as principais táticas a serem aplicadas no dia a dia do seu marketing digital. Como exemplo de algumas ações, podemos citar o marketing nas mídias sociais (gerenciamento) e links patrocinados no Google.

Além disso, definirá as métricas de KPI´s de monitoramento para entender se o trabalho está gerando resultados.

Passo 7: Cronograma de Atividades

Neste último passo, será importante definir o cronograma de ações estratégicas. Além disso, a equipe de pessoas envolvidas também deve estar inclusa. Deste modo, serão determinadas as atividades para cada uma.

Observação: não esqueça de monitorar cada ação estratégica! Assim, crie uma planilha e mantenha atualizada, de acordo com o fornecimento de dados de cada uma das plataformas.


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