Utilizar as hashtags na sua estratégia de marketing digital é um excelente caminho para que uma marca alcance ótimas respostas dos seus consumidores.
No mundo digital, existe uma amplitude de ações estratégicas, as quais podem ser utilizadas de forma individual ou em conjunto. Assim, diversas empresas e profissionais aplicam essas táticas no marketing online. Como resultado, têm o objetivo de aumentar o faturamento com as suas vendas e ter um lucro elevado. Porém, alguns exemplos de atividades não são notadas pelas marcas: esse é o caso das hashtags.
Com o surgimento do Twitter, essa expressão ganhou força. Assim, nas publicações da mídia social, os produtores de conteúdo começaram a fazer uso dessa alternativa. Como resultado, a intenção era alcançar alguns novos usuários e propagar – de uma forma amplificada – a sua mensagem nos caracteres da plataforma.
Além disso, podemos dizer que a hashtag não é algo novo. Isto porque, já era um símbolo conhecido, antes da popularização da web. Deste modo, nos teclados de aparelhos telefônicos, ela representa o “jogo da velha”.
Portanto, para qualquer empreendedor ou especialista em conteúdo digital, que deseja melhores resultados, é muito importante saber algumas informações sobre a ferramenta. Assim, acompanhe o artigo e descubra alguns fatos relevantes sobre esse tema.
Hashtags: definição e importância
– O que é?
Esta palavra é um termo, o qual se associa aos assuntos que uma marca deseja indexar nas redes sociais. Assim, para que aconteça esse processo, é necessário implementar do símbolo da cerquilha (#) antes de uma palavra, frase ou expressão. Por exemplo: #marketingdigital, #publicidadeonline, #marca.
– Como funciona?
Em primeiro lugar, escreve-se essa hashtag dentro do conteúdo a ser publicado. Assim, há o objetivo de que esse termo ajude no destaque da postagem, a fim de que o usuário que pesquise por esse assunto encontre o post.
Isto será possível, porque a hashtag com a palavra associada proporciona a criação de um hiperlink. Como resultado, quando uma pessoa buscar a expressão nas mídias sociais, ela irá encontrar esta publicação.
Atualmente, as principais redes sociais (como o Facebook, Twitter, Youtube, Linkedin e Instagram) possuem muitos conteúdos com essa estratégia. Portanto, muitas marcas entenderam que esta tática é muito importante no dia a dia.
– Por que esta estratégia é importante?
Uma hashtag poderá obter um diferencial para a sua postagem, porque irá expandir o alcance do seu conteúdo. Assim, vários indivíduos – que nunca teriam a oportunidade de conhecer a sua marca, sem que algo de diferente fosse feito para isso – terão esta possibilidade.
Como resultado, algumas vantagens podem ser descritas como uma consequência positiva do uso das hashtags:
- Torna a marca conhecida nas mídias sociais;
- Posiciona o seu negócio de um modo único;
- Contribui para as estratégias de SEO;
- Amplia a capacidade de busca, para que as pessoas encontrem essa postagem.
Portanto, manter esta ação estratégica constante será algo interessante para obter boas respostas.
Dicas para utilizar uma Hashtag no seu Marketing Digital
Com certeza, você entendeu um pouco mais sobre as hashtags e descobriu algumas informações que não imaginava. Porém, ainda deve estar com uma dúvida que precisa ser sanada:
De que forma posso usar as # no Marketing na Web?
Assim, com o intuito de responder a este questionamento, gostaríamos de destacar algumas dicas. Como resultado, você e a sua marca irão ter a oportunidade de utilizar essa ação estratégica nas suas postagens de conteúdo.
Portanto, observe os parágrafos a seguir e conheça cada um dos pontos:
1- Mantenha o seu Perfil Público
Em primeiro lugar, fique atento(a) ao seu perfil. Isto porque, ele precisa ser público (no caso de mídias sociais, como o Instagram), a fim de que gere o efeito esperado. Assim, todas as pessoas que utilizam a rede social irão conseguir observar o seu conteúdo.
Importante: fazer o uso em grupos fechados no Facebook pode ser uma boa tática. Porém, possivelmente, fará uma restrição dos indivíduos os quais irão visualizar a sua publicação.
2- Faça Pesquisas e Encontre as Melhores Hashtags
Outra atividade muito importante é fazer diversas buscas na própria mídia social. Assim, será possível identificar quais são as expressões que estão em alta neste momento.
Como resultado, uma boa opção será usar estas frases ou palavras que alcançaram um destaque na sua postagem!
3- Crie uma Pequena Lista de Palavras-Chave
Para facilitar a implementação desta estratégia, o ideal é desenvolver um grupo de termos-chave. Assim, sempre que você criar uma publicação para a sua mídia social, poderá pesquisar nesta lista o termo que melhor se aplica.
Observação: para selecionar as melhores hashtags, procure nas mídias sociais. Além disso, outra forma de encontrar as palavras é através do Google Trends!
4- Não fuja do Tema
Muitas vezes, o produtor de conteúdo ficará “tentado” a inserir uma grande quantidade de palavras na postagem. Porém, isso é inviável. Isto porque, uma boa parte desses termos não estará de acordo com o tema.
Portanto, evite – ao máximo – fazer uso desta ação estratégica “apenas por comodidade”. Assim, uma dica é colocar dentre 12 e 14 hashtags nas suas publicações.
5- Separe as Hashtags por mídia social
Isto é muito necessário, porque em cada rede social haverá um termo ou outro com maior relevância. Portanto, não deixe de pesquisar no Facebook, Instagram e Linkedin (por exemplo) de um modo individualizado.
Como resultado, tenha um grupo de palavras-chave para cada uma destas mídias sociais. Assim, você poderá fazer a implementação de forma rápida, sempre que for necessário na sua estratégia!
6- Utilize uma Hashtag Curta
Palavras-chave de tamanho grande não são interessantes para as postagens. Assim, o ideal é que cada palavra-chave seja curta e de rápida leitura.
Além disso, estes termos de menor proporção têm uma maior legibilidade, frente ao seu público. Também, possuem uma chance maior de serem compartilhadas para os amigos destes indivíduos.
7- Não foque em 1 hashtag por palavra
Nunca coloque as palavras em separado com a #. Isto porque, haverá uma tendência de que este mal uso prejudique o seu engajamento. Além disso, irá transformar o conteúdo em algo de menor importância.
Exemplo: #marketing #na #web #no #ano #de #2021.
8- Atenção a Escrita e ao Conteúdo Publicado
Revise sempre a postagem que estiver escrevendo. Assim, não deixe de perceber os erros até nas hashtags.
Isto porque, um defeito no conteúdo pode causar muitos danos. Assim, imagine uma marca escrever #roqueinrio, ao invés de #rockinrio? O erro irá trazer problemas quanto a autoridade da marca e diminuirá o alcance da publicação.
Além disso, não utilize nenhuma linguagem imprópria! As redes sociais possuem filtros. Como resultado, há grandes chances de que o seu conteúdo sofra restrições, por utilizar um linguajar obsceno e explícito.
Portanto, com estas dicas sobre o bom uso das hashtags, o seu marketing digital irá alcançar as melhores respostas no dia a dia! Caso precise de ajuda, a nossa agência estará pronta para apoiar no que for necessário!
Obrigado pela sua atenção e continue acompanhando os posts! #seo10digital – SEO10 Projetos Digitais.
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