Marketing de Busca: Conheça este Novo Conceito!

No Marketing de Busca, existem duas estratégias principais: Estratégias de SEO ou Links Patrocinados!

Marketing de Busca RJ
Marketing de Busca

Há poucos anos, para encontrar algum produto ou serviço específico, era necessário buscar em listas telefônicas ou procurar por anúncios em jornal. Os tempos mudaram, sendo praticamente inimaginável este tipo de situação, nos dias de hoje. Assim, com o grande crescimento dos meios digital, bastam alguns cliques para encontrar qualquer tipo de conteúdo na web. Dessa forma, levando em consideração o alto nível da concorrência, o desafio de uma equipe de marketing é garantir que o seu público-alvo encontre a marca rapidamente. Para que isto aconteça, é preciso investir em uma estratégia sólida de Marketing de Busca.

Como resultado, quando alguém pesquisar de algo relacionado ao seu produto, verá sua página posicionada entre os primeiros resultados de busca. Assim, nesta matéria, vamos explicar como esta estratégia pode auxiliar no alcance deste objetivo, além de listar algumas das principais técnicas utilizadas para tal feito. Assim, confira todos os tópicos abaixo.

Como funciona esta estratégia?

A popularização da internet fez com que qualquer pessoa crie conteúdos sobre os assuntos mais diversificados. Dessa forma, para encontrar exatamente o que está procurando em meio a milhões de possibilidades, os usuários estão acostumados a utilizar sites de busca, como o Google, Bing, Yahoo e outros.

Assim, foi necessária a criação de regras a fim de rankear as páginas e organizar sua exposição para o consumidor final. Sendo assim, o Marketing de Busca está totalmente relacionado a estes resultados gerados para o internauta.

Mas, vamos entender como este rankeamento funciona:

Ao realizar uma busca no Google – o mais popular mecanismo de pesquisa -, o indivíduo é direcionado a uma SERP, sigla em inglês para “página de resultados de mecanismos de busca”. Assim, nas SERPs, os conteúdos são perfilados em duas categorias: os pagos e os orgânicos.

O foco do Marketing de Busca é, através de um conjunto de técnicas, alcançar o máximo de exposição de uma marca nos resultados de busca. Para tal, você tem duas opções: investir em links patrocinados ou trabalhar com estratégias de SEO.

Estratégias de SEO

Estratégias de SEO

O SEO – Search Engine Optimization – corresponde a um conjunto de estratégias utilizadas a fim de melhorar o rankeamento de uma determinada página de forma orgânica. Assim, para iniciar dar o primeiro passo nas técnicas de SEO, é necessário conhecer o seu público, tarefa que pode ser cumprida a partir da criação de uma persona.

Dessa forma, você deve realizar estudos para compreender as palavras-chave mais utilizadas por seu público-alvo. Como resultado, inserir estes termos em seu conteúdo sinaliza aos buscadores que a sua página conta com alguma relevância em meio ao público.

Porém, a criação de conteúdos relevantes não garante seu site entre os melhores colocados nas SERPs. Assim, os buscadores consideram inúmeros fatores. Por isso, confira alguns aspectos que devem ser levados em consideração.

URL: São os links que representam o endereço de sua página. Muitas vezes, a URL gerada automaticamente é composta por letras e números dispostos de forma aleatória, o que dificulta sua leitura. Uma boa prática para SEO é utilizar URLs com o tamanho correto, informando claramente do que se trata o conteúdo.

Meta Description: Quando alguém realiza uma busca no Google, os resultados vêm acompanhados de pequenos textos descritivos. Assim, estas são as meta descriptions. Embora não seja um fator oficial para o rankeamento, esse elemento é fundamental para atrair a atenção do leitor e convencê-lo a clicar em seu conteúdo.

Design: O algoritmo utilizado pelos principais buscadores também foca no layout das páginas. Dessa forma, é importante que ele seja responsivo, ou seja, com boa navegação e podendo ser acessado de qualquer dispositivo.

Conteúdo: Além de dar prioridade a páginas com fluidez na navegação, o algoritmo também prefere conteúdos que sejam aprofundados sobre um determinado tema. Portanto, crie matérias completas e que se destaquem de outros que já existam sobre o tema.

Mídias Pagas

Links Patrocinados
Links Patrocinados

Uma vez que você não utiliza as técnicas de SEO, a fim de garantir um bom posicionamento entre os resultados orgânicos, será preciso investir em uma forma mais direta de colocar sua página entre as primeiras colocadas: os links patrocinados.

Embora não sejam gratuitos, as mídias pagas apresentam um bom retorno sobre investimento, já que sua cobrança é baseada em resultados. Dessa forma, se você quer investir neste tipo de anúncio a fim de aumentar o número de cliques em seus conteúdos, você só será cobrado uma vez que as pessoas clicarem nele. Por conta dessa abordagem, a estratégia é altamente controlável. Sendo assim, você pode começar com um investimento menor e aumentar gradualmente de acordo com o alcance de metas.

Investir em links patrocionados oferece inúmeros benefícios a qualquer tipo de organização. Dessa forma, confira algumas nos tópicos a seguir.

Poder de segmentação

Quando veiculamos um conteúdo na internet, não temos total controle sobre o público que vai acessá-lo. Dessa forma, com os links patrocinados, é possível segmentar o nicho que vai visualizar os anúncios.

É possível, por exemplo, direcionar a campanha para pessoas com determinados interesses ou que usem a palavra-chave que você definir. Além disso, você pode separar seu público segundo suas características demográficas – como sexo, localização geográfica e idade. Como resultado, o link será visualizado apenas para pessoas consideradas pertinentes ao seu negócio, o que potencializa a sua taxa de conversão.

Retorno rápido

Diferentemente da geração de tráfego orgânico, os links patrocinados trazem um retorno mais imediato. Assim, no momento em que você configura o anúncio, ele já é disponibilizado para o público para o qual é direcionado.

É relevante destacar que, embora seu crescimento seja rápido, o link fica no ar apenas durante o tempo designado na criação do anúncio. Por isso, é aconselhável utilizar esta estratégia atrelada a uma de SEO, a fim de garantir resultados permanentes.

Otimização de outras estratégias

Se você investe em uma estratégia de Marketing de Conteúdo para a sua marca, tem ciência que pode levar algum tempo até que o público tome conhecimento de seus conteúdos. Dessa forma, se você deseja acelerar este processo, pode investir em links pagos para levar a persona até o seu conteúdo pela primeira vez. Caso ela se interesse pelo que consumiu, as chances de retorno em situações futuras serão maiores.

Além disso, é possível direcionar os links pagos para uma landing page. Assim, você abre auxilia na geração de leads, que podem ser utilizados em campanhas de nutrição ou de email marketing.


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