Conheça o ChatGPT, a ferramenta que está mudando o jeito das pessoas realizarem suas pesquisas na internet.
No fim de 2022, a internet foi inundada por um monte de gente comentando sobre uma nova ferramenta que iria revolucionar a forma de fazer pesquisa.
Todos muito impressionados com a rapidez e a qualidade dos resultados apresentados pela inteligência artificial chamada ChatGPT.
Antes de mais nada, vamos entender primeiro o que é o conceito de inteligência artificial.
O IA é o estudo que busca descobrir formas de fazer com que as máquinas realizem tarefas que geralmente são realizadas por humanos.
Entre as tarefas estão, por exemplo, reconhecimento de padrões, aprendizado, raciocínio e compreensão de linguagem natural.
Dentro desse contexto, existem dois tipos principais de IA: a baseada em regras e a de aprendizado de máquina.
A primeira, os desenvolvedores fornecem regras e algoritmos para o computador seguir.
Já o aprendizado de máquina é uma abordagem onde o computador é treinado com um grande conjunto de dados e, a partir disso, é capaz de aprender e fazer inferências sobre novos dados.
Portanto, podemos considerar o ChatGPT um exemplo de modelo de IA baseado em aprendizado de máquina, especificamente em aprendizado profundo.
O que é o ChatGPT?
O ChatGPT (Conversational Generative Pre-training Transformer) é uma arquitetura de modelo de linguagem treinado pela empresa norte-americana de IA chamada OpenAI.
Ele foi baseado a partir do modelo original GPT e projetado para tarefas de conversação como, por exemplo, gerar respostas para perguntas, completar diálogos e gerar texto em contexto.
O ChatGPT é uma poderosa ferramenta para desenvolvedores e cientistas de dados que querem construir aplicativos de conversação.
Entre eles podemos citar, por exemplo, assistentes virtuais, robôs de atendimento ao cliente e sistemas de diálogo para dispositivos IoT.
Curiosidades sobre o ChatGPT
Mais interessante do que saber o que é essa ferramenta, é saber algumas curiosidades que a envolvem. O site de notícias Hardware listou umas bem curiosas. Confira algumas que separamos:
- Elon Musk foi um dos fundadores da OpenAI;
- ChatGPT sabe até escrever cantadas;
- 40 TB de dados e 8 milhões de artigos da Wikipédia;
- Cancelado em muitos lugares.
Essa última curiosidade é referente a muitas universidades nos EUA estarem proibindo por parte dos alunos o uso da ferramenta para fazerem suas atividades curriculares.
Por fim, está o crescimento de base de usuários em relação a outras plataformas digitais. Veja o gráfico abaixo, do perfil @investidores.brasil:
4 vantagens do uso do ChatGPT no marketing digital
Gerar conteúdo de alta qualidade
A ferramenta gera textos automatizados de alta qualidade como, por exemplo, artigos de blog, descrições de produtos e posts de redes sociais.
O modelo é capaz de gerar conteúdos muito semelhantes aos escritos por humanos, o que pode contribuir para atrair mais tráfego e aumentar as conversões.
Ou seja, é muito útil para empresas que precisam produzir grandes quantidades de conteúdo periodicamente.
Sem dúvida, o ChatGPT irá ajudar as empresas a economizarem tempo, além de fornecer conteúdos relevantes e atraentes para os clientes.
Melhorar a personalização
O ChatGPT pode contribuir para a personalização de mensagens de e-mail, anúncios e outras formas de comunicação.
Todo esse trabalho da ferramenta é feito com base no comportamento e nas preferências dos clientes.
Esse resultado só é possível uma vez que o ChatGPT tem a capacidade de analisar os dados de conversação como, por exemplo, comentários de clientes e mensagens nas redes sociais.
Dessa forma, as empresas podem compreender melhor quais são as necessidades e desejos dos seus clientes e personalizar as campanhas de marketing.
Atendimento automatizado
Uma outra grande vantagem do ChatGPT é a possibilidade de criar chatbots ou assistentes virtuais para fornecer atendimento ao cliente 24 horas por dia, sete dias por semana.
De fato, será possível ajudar os clientes a encontrar as informações, resolver problemas e realizar transações comerciais.
Além disso, a empresa pode atender clientes de diferentes países pela facilidade de configuração da ferramenta de entender diferentes idiomas.
Análise de dados
A ferramenta tem a capacidade de analisar grande conjuntos de dados de conversação como, por exemplo, comentários de clientes e mensagens nas redes sociais.
Dessa forma, a empresa consegue entender as necessidades dos clientes e identificar as tendências e oportunidades de mercado.
E desvantagem, será que existe alguma?
Limite de compreensão: Apesar do ChatGPT compreender palavras e contextos, ele ainda apresenta certas limitações em relação as palavras de múltiplos significados ou com algumas nuances de linguagem. Dessa forma, os resultados gerados podem ser conteúdos mais imprecisos e equivocados.
Falta de criatividade: Ao trabalhar com dados e algoritmos, o ChatGPT pode apresentar como resultados conteúdos sem muita criatividade ou pouco atrativos para os usuários.
Falhas de privacidade: O ChatGPT trabalha com dados de terceiros, o que faz com que as empresas precisem se preocupar ainda mais com a questão da exposição das suas informações.
Falta de compreensão de sentimento: O ChatGPT é capaz de gerar texto, mas não tem a mesma capacidade de entender o sentimento humano.
O que é considerado proibido pelo ChatGPT?
Uma das grandes preocupações das pessoas sobre o ChatGPT é sobre como seria o comportamento da ferramenta em relação às questões polêmicas.
É possível verificar que a inteligência artificial não incentiva nada que seja ilícito, ilegal ou imoral.
Pelo contrário, a ferramenta busca sempre trazer palavras que conscientizem as pessoas sobre determinados assuntos.
De onde o chatGPT tira as respostas para as perguntas?
Esta é a pergunta que todos que estão conhecendo a ferramenta estão se fazendo.
Em resumo, o ChatGPT aprendeu a gerar texto com base em milhões de exemplos de texto da internet.
A partir desses textos, ele usa o contexto fornecido pelo usuário e determina qual é a resposta mais adequada.
Além disso, a geração de respostas coerentes e convincentes são feitas com bases no que ele aprendeu a partir de milhões de exemplos de textos.
Conclusão
É fundamental ressaltar que o ChatGPT não veio para substituir profissionais de marketing digital.
Desse modo, ele se apresenta como mais uma grande ferramenta que chega para auxiliar as pessoas que trabalham com textos e querem aprimorar as suas habilidades e desenvolver conteúdos cada vez melhores.
Enfim, o ChatGPT é uma solução que vai contribuir para automatizar o atendimento ao cliente, a personalização de mensagens e geração de conteúdo único e relevante.
Quer alcançar o sucesso com o marketing digital?
Conte com a nossa expertise para o sucesso do seu negócio!
Entre em contato com a gente!
Agradecemos a sua atenção e acompanhe nossos posts! #seo10digital – SEO10 Projetos Digitais.
Para ficar por dentro do mundo digital, acesse as nossas mídias sociais:
LEIA TAMBÉM:
Planejamento de Marketing Digital: como fazer?