O SEO para Mobile se tornou uma estratégia indispensável para o sucesso das empresas com o aumento dos smartphones!

Todos sabemos que o volume no tráfego de dispositivos móveis está crescendo a velocidade surpreendente. Assim, o número de smartphones e tablets já ultrapassou a quantidade de usuários de desktop há anos, isso quer dizer que é altamente relevante ter uma estratégia de SEO para Mobile estruturada em seu site.
É provável que seus usuários acessem o seu site de dispositivos diferentes e você precisa fazer o possível para oferecer a melhor experiência de usuário para eles.
Como você pode perceber, SEO para Mobile é – quase – um prerrequisito para ter sucesso na web, não importa a natureza ou o tamanho do seu empreendimento. Por isso, neste artigo, listaremos todas as informações que você precisa saber a respeito deste assunto. Como resultado, acompanhe todos os tópicos a seguir.
O que é SEO para Mobile?
Desde um site preparado para este tipo de navegação até novos parâmetros na produção de conteúdos, o SEO para Mobile propõe uma verdadeira otimizada nos sites que buscam se adaptar ao novo padrão de comportamento dos usuários da internet.
Diferentemente do que muitas empresas pensam, ter um site responsivo não é o suficiente, embora esse também seja um dos fatores analisados em uma estratégia de Mobile Marketing.
Dessa maneira, ter um site responsivo diz respeito somente à adaptação automática do layout de um site em diferentes tipos de dispositivos. No entanto, existem vários outros critérios que precisam ser levados em consideração na navegação móvel, como:
- velocidade: tempo de carregamento do conteúdo e dos elementos das páginas;
- tamanho das páginas: consumo de dados em planos de internet limitados;
- fidelidade: semelhança com a versão para desktop em termos de recursos e conteúdo;
- UX (Experiência do Usuário): visualização, navegação, agilidade e outros;
- entre outros.
Por que o SEO para mobile é tão importante?
Embora o número de smartphones ativos tenha crescido exponencialmente nos últimos anos, a expectativa é que esse valor se aproxime gradualmente do número de indivíduos do país e passe a acompanhar o seu crescimento demográfico.
Assim, não é mais necessário uma pessoa ter mais de um aparelho (um pessoal e outro para o trabalho, por exemplo), pois os modelos atuais já permitem o uso de duas ou três linhas e também disponibilizam funções que auxiliam o usuário a organizar as suas diferentes rotinas.
É certo que o smartphone tornou-se uma peça fundamental no dia a dia das pessoas, bem como a principal janela de oportunidade para as empresas anunciarem e, principalmente, construírem um relacionamento com o seu público.
Como otimizar o seu site ou blog para Mobile?

Confira, a seguir, as principais dicas a fim de conquistar bons resultados nas buscas em dispositivos móveis, de acordo com os novos critérios do Google!
1. Faça uma revisão técnica em seu site ou blog
Antes de iniciar os ajustes e alterações em seu blog ou site, é importante realizar uma verificação básica nos arquivos, softwares e serviços utilizados no seu site. Assim, esses são os pilares da sua estratégia de SEO e, portanto, não podem ser deixados de lado.
Dessa forma, no tópico abaixo, separamos um checklist com os principais fatores capazes de influenciar diretamente a velocidade, o desempenho, a estabilidade e até o rankeamento do seu site nas buscas:
- serviço de hospedagem: verifique se o seu fornecedor tem boa reputação do mercado e o plano contratado atende todas as necessidades do seu site;
- gerenciador de conteúdo: opte sempre por plataformas ou softwares renomados e que estejam consolidados no mercado, como o WordPress;
- certificado SSL: o Google entende que os endereços HTTPS são usados nos sites mobile seguros e, por isso, dá prioridade a eles no ranking de pesquisa;
- otimização de imagens: delete arquivos não essenciais, compacte as imagens, configure as descrições e dê preferência para formatos de arquivo mais leves;
- otimização de códigos: utilize plugins ou contrate profissionais para removerem trechos não essenciais dos códigos CSS, HTML e JavaScript de suas páginas;
- tags para mobile: garanta a inserção das tags HTML especiais como a “viewport” (solicita ao navegador o ajuste da tela para a versão mobile) e a “Hreflang” (informa que o site tem diferentes versões).
2. Otimize seu site para assegurar a maior rapidez na navegação
A velocidade é o fator crítico da navegação mobile, uma vez que precisamos garantir uma boa experiência de navegação em conexões naturalmente instáveis e com serviços limitados.
Todas as dicas listadas no último tópico têm impacto direto na agilidade com que o seu site carrega suas informações, mas existem diversos outros procedimentos que podem ajudar a melhorar seus resultados nesse quesito.
3. Foque na experiência do usuário
Esse é o critério mais importante entre todas as práticas de SEO para mobile, pois é nessa etapa que tratamos diretamente da interação entre os usuários e o site.
Quando pensamos na navegação em smartphones e tablets, a apresentação de uma experiência agradável, prática e atenciosa é tão importante quanto nos desktops, mas há algumas peculiaridades que precisam ser consideradas na utilização desses dispositivos.
Diferentemente dos gabinetes e laptops, geralmente usados por muitas horas seguidas em atividades de estudo ou trabalho, os aparelhos móveis são acessados diversas vezes ao longo do dia, mas em curtos ou médios intervalos de tempo, muitas vezes para atender necessidades pontuais como tirar uma dúvida, responder uma mensagem ou acessar redes sociais.
4. SEO local: insira seu site nas pesquisas locais
Outro ponto que deve ser considerado no comportamento dos usuários mobile é a busca por serviços locais. Assim, o Google é o catálogo da atualidade e é nele que as pessoas procuram por empresas e profissionais de todos os tipos.
De acordo com o portal oficial Think With Google, a maioria das pesquisas realizadas em smartphones é voltada para profissionais e estabelecimentos da região.
Além disso, um estudo promovido pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo SPC Brasil revelou que 97% dos brasileiros procuram por informações na internet antes de fazer compras em lojas físicas.
5. Pesquisas por voz: prepare seu conteúdo para todos os tipos de busca
As pesquisas por voz já faz parte da realidade dos usuários há algum tempo, mas apenas recentemente – com o aprimoramento e a popularização das famosas assistentes virtuais – que estamos testemunhando uma verdadeira mudança de comportamento nas experiências de busca.
Outro fator importante dessa nova tendência do SEO é que os recursos de voz não estão restritos ao smartphones. Dessa maneira, eles já equipam smartTVs, eletrodomésticos e os próprios dispositivos de inteligência artificial disponibilizados pelas grandes companhias de tecnologia.
Através destas Dicas de SEO para Mobile, a sua empresa alcançará resultados excepcionais em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias para o sucesso de sua marca!
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