Redes sociais: Em qual delas minha empresa deve investir?

As redes sociais fazem parte do universo de toda empresa de sucesso. Mas, você sabe em quais investir? Confira agora!

Quais redes sociais usar?
Quais redes sociais usar?

Com a ajuda das estratégias de Marketing Digital as empresas estão otimizando seus recursos e criando ações com resultados acima da média. Nesse sentido, as redes sociais se tornaram ferramentas essenciais para as empresas, permitindo alcançar um público cada vez mais extenso, atrair novos consumidores e criar autoridade para a marca.

Assim, com o avanço tecnológico, a facilidade de acesso à internet e as mudanças na jornada do consumidor, as redes sociais são uma oportunidade de conquistar o público-alvo nos primeiros momentos, por meio de conteúdo de qualidade, informação e interatividade, sem excesso de anúncios.

Por que minha empresa deve estar nas redes sociais?

A importância das redes sociais para empresas pode ser percebida mais facilmente se analisarmos como as ações podem fazer parte das demais estratégias. Dessa forma, veja como elas podem ser integradas:

Tráfego para o site

Os sites são uma das principais ferramentas de vendas das empresas, reunindo diversas informações institucionais sobre o negócio. No entanto, para que ele dê resultado e gere bons negócios, é preciso que exista tráfego e interesse dos usuários da rede.

As redes sociais podem ser uma porta de entrada para o site da empresa e contribuir nas estratégias de conteúdo em um funil de marketing. Você pode inserir links em seus posts e perfis, e posteriormente gerar leads.

Mais oportunidades de impacto

As redes sociais nos trazem diversas oportunidades de apresentar uma marca, produto ou serviço para o cliente. Cada uma das mídias sociais de hoje são focadas em determinados formatos e a escolha da melhor opção está ligada ao seu público-alvo.

Dessa forma, são várias opções com vídeo, posts escritos, imagens, cliques rápidos e várias outras formas de impactar e chamar a atenção de sua audiência para a sua marca.

Construção de autoridade

Publicar conteúdo de qualidade nas redes sociais é uma maneira muito eficiente de se posicionar como autoridade, o que pode ser feito por meio de vídeo aulas no YouTube, artigos no blog ou dicas no stories do Instagram, por exemplo. O importante é mostrar que a sua empresa entende do assunto.

O relacionamento é muito importante para a fidelização de clientes e interagir nas redes sociais é muito fácil. Aproveite o ambiente descontraído para publicar conteúdos interessantes às personas, responder seus comentários e, até mesmo, prestar atendimento.

Divulgação

Essas plataformas são uma ótima maneira de divulgar seus conteúdos. Em redes sociais como o Facebook, Instagram e LinkedIn é possível segmentar anúncios de uma maneira fantástica, levando em consideração a idade, gênero, localização e até os interesses das personas. Em geral, o valor é baixo e os resultados costumam ser bons.

A divulgação de sua marca nas redes sociais é mais simples e barata de se fazer do que com as mídias tradicionais, gerando muito mais alcance e podendo ser direcionada apenas para um público específico.

Mensuração

Uma grande vantagem das estratégias em redes sociais é o poder de mensuração de campanhas e análise de retorno sobre o investimento (ROI). Os aplicativos e sites têm seus próprios painéis de análise.

Como utilizar redes sociais para empresas?

Redes Sociais
Redes Sociais

As redes sociais tornaram-se parte do nosso cotidiano. Assim, uma pesquisa do Facebook demonstrou que 102 milhões de brasileiros se conectam pela plataforma todos os meses. Como resultado, esse dado mostra o grande potencial dessas ferramentas.

No entanto, para uma empresa, não basta criar uma página ou perfil e esperar a mágica acontecer. É preciso empenho e dedicação. As redes são dinâmicas e exigem acompanhamento.

Por isso, entenda como funciona as principais redes sociais do momento, a fim de estar a frente de seus concorrentes.

Como funciona o Facebook?

O Facebook é a maior rede social do mundo, com mais de 2 bilhões de perfis ativos, dos quais, quase 100 milhões são brasileiros.

Sua plataforma permite a divulgação de diferentes tipos de mídias — como textos, vídeos e fotos. Além disso, ele permite patrocinar campanhas, colocando anúncios e publicações em destaque, aumentando o alcance das ações.

É uma ótima ferramenta para manter contato com clientes, atrair novos consumidores, identificar oportunidades e até mesmo fazer o atendimento ao público.

Por que utilizar o Instagram?

O número de usuários do Instagram é algo impressionante! Segundo um artigo do jornal A Folha de São Paulo, são mais de 800 milhões de pessoas conectadas no mundo. Só no Brasil, o Instagram tem 50 milhões, levando o país a ocupar o segundo lugar no planeta com o maior número de usuários ativos.

O motivo para esse sucesso é o apelo visual dessa rede social. Visto que, as inúmeras postagens de fotos e vídeos em alta resolução exibem bastidores que antes eram apenas descritos em artigos de blog.

Para ter sucesso, é preciso investir em criatividade e ser constante, uma vez que os usuários dessa rede social buscam por páginas que ofereçam conteúdos relevantes para o seu dia-a-dia.

Como utilizar o LinkedIn?

O LinkedIn é a maior rede social corporativa do mundo — ideal para buscar leads qualificados. Quando se trata de profissionalismo, o LinkedIn é um dos principais sites da atualidade e costuma ser bastante utilizando em casos de recrutamento.

Entretanto, há muito mais que a plataforma pode oferecer, como interação com decisores de grandes empresas e atualização do perfil do público-alvo. O objetivo do LinkedIn é estimular os contatos profissionais, facilitar a busca por candidatos, contatos e vagas de emprego.

Desse modo, os perfis pessoas funcionam como uma espécie de currículo com um resumo, foto e informações diversas acerca do candidato, como experiências anteriores, cargo e habilidades.

Como funciona o Twitter?

O Twitter funciona como uma espécie de microblog em que seus usuários podem publicar textos com até 280 caracteres, além de vídeos, imagens, gifs, links e enquetes. De acordo com o Statista, são aproximadamente, 336 milhões de usuários ativos.

A rede social é, atualmente, muito utilizada como segunda tela pelos seus usuários, ou seja, ao mesmo tempo em que consomem outros conteúdos, publicam suas opiniões. Isso é feito com o uso do aplicativo para smartphones.

Assim, o Twitter tem como principal característica o dinamismo em suas postagens, tendo uma quantidade reduzida de texto e também a inserção de pequenos vídeos ou imagens. Um bom conteúdo é fundamental para atrair os usuários.


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