QR Code no Marketing: Saiba como ter sucesso com a estratégia!

Quer saber mais sobre como utilizar QR Code no Marketing? Então, não perca tempo e leia a matéria!

QR Code no Marketing
QR Code no Marketing

Você sabia que é possível a utilização do QR Code como estratégia de marketing para sua empresa? Hoje, você vai entender os motivos de inúmeras empresas estarem investindo nessa técnica. Eles são relativamente novos, e foram criados com a fim de agregar valor aos produtos.

Se você deseja descobrir como utilizar esse código na sua estratégia de marketing, acompanhe os tópicos a seguir.

O que é QR Code?

Em sua forma comum, os códigos de barra surgiram em 1970, e têm como função até hoje, a facilitação do pagamento de contas, além de ajudar lojistas no controle de mercadorias.

Alguns dos códigos de barra mais conhecidos e muito utilizados, são os de etiquetas RFID, ou identificação por radiofrequência. Eles podem ser utilizados em diferentes ambientes, desde aeroportos, até rastreio de gado.

Dentro dessa categoria de códigos de barra RFID, existe o Quick Response Code, ou QR Code, que foi criado em 1994, sendo assim, o mais recente deles. Ele tem duas dimensões e pode ser considerado uma etiqueta de identificação com chip de silício e uma antena bem pequena embutida.

Ele tem capacidade de armazenamento muito maior, pode ser interpretado por qualquer dispositivo móvel com câmera, através de um app específico. E sabe qual a melhor parte? Ele passa a ser interpretado por esses aplicativos, após ser decodificado, redirecionando o usuário para um link ou site.

Como resultado, qualquer pessoa pode ter um QR Code, podendo utilizá-lo até como cartão de visita.

Por que o QR Code é uma ferramenta útil?

QR Code
QR Code

Os QR Codes, carregam algumas características, além das já citadas anteriormente. Ele têm muitas vantagens, e devem ser utilizados por empresas que desejam expandir seus negócios. Sendo assim, o QR code é:

Universal

Ele não exige especificidades, excluindo quem não se encaixa em um perfil padronizado. Isso significa que, ele atende a todos os tipos de celular e dispositivos móveis em geral, desde que o mesmo tenha uma câmera.

Não é preciso nenhum modelo específico e nem sistema operacional certo. Tendo uma câmera, já é possível utilizar o QR Code no celular.

Flexível

Eles podem ser visualizados on-line, como é o caso do WhatsApp Web, por exemplo. E podem ser vistos pessoalmente. Seu design, cor e formas são personalizáveis de acordo com o gosto do cliente.

Custo/benefício

Na maior parte das vezes, a criação do código é feita on-line. Isso demonstra, o quanto ele pode ser prático e acessível. Dessa maneira, você pode expandir o alcance da sua marca, criar uma estratégia de marketing assertiva, e tudo isso de maneira simples.

Rastreável

Dessa forma, você pode manter o controle completo sobre as vendas, a origem das vendas, como elas foram feitas e quantas vezes o QR Code foi escaneado, por exemplo.

Bom engajamento

Ele é capaz, por si só, de gerar um bom engajamento entre sua marca e seus clientes, pois funciona como um mediador entre ambos. Além de aumentar o alcance, gerar mais leads e fidelizar clientes.

Vantagens ao utilizar os QR Codes

Além dos benefícios já citados, é importante também lembrar que os QR Codes são capazes de se encaixar em inúmeras estratégias de marketing, e que eles permitem a execução de uma extensa variável de ações dos usuários.

Desse modo, confira a seguir outros benefícios ao utilizar esse código em sua estratégia de marketing.

Maiores informações

Essa é a função mais utilizada para os QR Codes. Eles direcionam para links e informações de produtos. Eles já são úteis, mas podem ser ainda mais funcionais se aproveitados em larga escala, como em passeios turísticos, por exemplo.

Ao passar por um local, a pessoa utiliza o código e é contemplada por assuntos direcionados, por exemplo.

Fazer compras

Pessoas podem passar a ter a facilidade de encomendar suas coisas, após uma pesquisa física na loja. Após sentar um sofá, ela pode decidir fazer a encomenda on-line, por exemplo.

Outro caso possível, é a disponibilidade de um menu que permita encomendas com antecedência através dos QR codes.

Distribuição de vários cupons

Nessa situação o cliente sai ganhando, pois recebe a possibilidade do uso de descontos. E o lojista também ganha, pois não precisa mais perder tempo preparando cupons específicos para cada situação.

Você também pode utilizar o código para criar eventos, conseguir geolocalizações, reprodução de vídeo, entre outros exemplos.

Quais as características dos QR Codes utilizar no marketing?

Para convencer uma pessoa a efetuar uma compra, é preciso mais que falar bem do produto. Assim, com o avanço da tecnologia, a necessidade de atualização dos profissionais de venda se tornou fundamental.

Hoje, quando uma pessoa decide comprar algo, mesmo que ela esteja certa da vontade daquela aquisição, espera por um algo que a faça ter garantia de que está fazendo a escolha certa. Para que isso aconteça, é necessário que o marketing de conteúdo faça o seu trabalho de convencimento utilizando técnicas, como:

  • Desenvolvimento do perfil consumidor;
  • Diferencial no mercado sobre o produto ofertado;
  • Educação da empresa a respeito do diferencial pretendido;
  • Criação de um plano de lançamento, como estratégia;
  • Preparação completa da equipe, que precisa ser padronizada;
  • Lançamento bem planejado no mercado.

Através destas Dicas de Marketing Digital, a sua empresa alcançará resultados excepcionais em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias para o sucesso de sua marca!


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