Público-Alvo: Dicas para encontrar o seu!

Descobrir qual é o seu público-alvo é muito importante para definir uma excelente estratégia de marketing digital e alcançar novos consumidores.

público alvo
público alvo

Diversas empresas reclamam das suas vendas, ao compararem os seus números com os dos concorrentes. Assim, há um alcance menor de resultados, porque muitas pessoas preferem outras soluções para resolver um problema. Mas, apesar de não parecer em um primeiro momento, isso pode estar ligado com a definição do público-alvo. Portanto, é muito relevante que os micro e pequenos empresários entendam deste assunto.


Público-Alvo: dados e informações relevantes

Em primeiro lugar, para deixar claro o assunto, falaremos sobre a definição desta expressão.

Portanto, segundo o profissional de marketing Neil Patel, podemos sintetizar o público-alvo como “uma parcela da sociedade consumidora para quem sua empresa ou negócio direciona as ações de marketing dos seus produtos ou serviços.” Em outra palavras: um grupo de indivíduos que está disposto a comprar e utilizar as suas soluções.

Este tipo de público pode ser composto por pessoas das mais diversas classes sociais, religiões, costumes e hábitos de vida. Mas, o fato comum é que todas elas podem precisar (ou necessitam) dos atributos que o seu produto ou serviço pode oferecer. Como resultado, isso torna as suas demandas muito similares.

Desta forma, no momento em que uma marca segmenta estes dados e os transforma em informações precisas, a tendência é que obtenha um sucesso no comércio de cada produto.

Portanto, é crucial que uma empresa tenha a noção adequada sobre qual é o seu público-alvo.


Perguntas comuns sobre a definição deste público

Existem alguns questionamentos, os quais muitos donos de empresas e responsáveis pelo marketing fazem, acerca do papel deste grupo de indivíduos. Assim, para respondê-las e eliminar as dúvidas, acompanhe cada tópico abaixo:

1- O público-alvo é restrito a uma cidade ou região específica?

Não necessariamente. Uma empresa pode iniciar a busca por dados sobre estes clientes em potencial na sua própria área de atuação. Porém, muitos produtos também possuem uma “boa saída” em localidades totalmente diferentes. Assim, um exemplo é o próprio serviço de marketing digital: em todo o Brasil (independente do estado), a maioria das organizações precisa de uma solução deste sentido.

2- Existem formas de identificar esse grupo de pessoas no ambiente online?

Sim, algumas ferramentas realizam esse trabalho de forma automática e simples. Como resultado, a partir destes softwares, o empreendedor poderá recolher as informações necessárias e descobrir o que os seus consumidores têm em comum. Para quem possui um site ou loja virtual, o Google Analytics é uma excelente alternativa!

3- As pesquisas através de formulários são formatos interessantes para conhecer o público?

Com certeza. Muitos profissionais utilizam formulários com diversas perguntas relativas ao nicho de mercado em que atuam para saber a opinião dos seus consumidores. Assim, com estas respostas, será possível descobrir para qual lado ou direção aponta a tendência de compra destas pessoas.

4- Qual é a diferença entre um público-alvo e uma persona?

Enquanto o público trata, diretamente, de um conjunto de indivíduos que deseja ou necessita de uma solução em comum, a persona fala sobre a caracterização destes indivíduos em uma só imagem de consumidor. Como resultado, ela criar um perfil específico, o qual será utilizado pelos especialistas em marketing para alcançar o seu cliente ideal.

Exemplo: João, 23 anos, morador da Barra da Tijuca, gosta de carros e trabalha com publicidade. Tem o interesse de aprender inglês para passear no exterior e conhecer novas culturas.

Acima, é possível observar uma exemplificação de uma persona de um curso de línguas estrangeiras.

5- Quais são os motivos que definem a importância do seu público-alvo ideal?

Existem algumas razões, as quais comprovam que entender o seu nicho de consumidores será o primeiro passo para aumentar as vendas e obter melhores resultados. Portanto, para constatar essa afirmação, observe os tópicos abaixo:

  • Para definir uma campanha de marketing digital, é necessário conhecer o seu cliente. Isso porque, se você não sabe nada dele, dificilmente poderá convencê-lo a comprar uma solução;
  • No momento em que a marca conhece o seu segmento de consumidores ideal, ela poderá aperfeiçoar e melhorar as suas soluções, de acordo com o que essas pessoas desejam realmente;
  • Criar anúncios, publicidades e outros elementos da comunicação fica mais simples quando um profissional entende as características do seu cliente;
  • Além disso, a comunicação e a linguagem nas campanhas e nos ambientes online será a mais indicada. Como resultado, você não “pagará um mico” ao tentar desenvolver um relacionamento com um público jovem, utilizando um conteúdo formal ou palavras rebuscadas.

Portanto, a definição do público-alvo em qualquer projeto de propaganda (digital ou offline) é indispensável.


3 Dicas Matadoras para encontrar o seu Público-Alvo

Agora que você conheceu as razões e a importância desta etapa de um projeto de comunicação, provavelmente está com uma dúvida sobre como encontrar estes indivíduos para desenvolver as suas atividades.

Porém, não precisa ficar preocupado(a). Assim, existem alguns toques que podem lhe proporcionar uma facilidade para essa descoberta. Portanto, acompanhe cada destaque a seguir:

Faça Pesquisas com a sua base de clientes:

A partir da sua lista de prospectos, cadastrada no seu banco de dados, você pode enviar formulários ou pesquisas sobre os seus produtos e serviços. Assim, com a implementação das perguntas corretas, será possível entender se o consumidor entende que a sua solução é importante e no que poderia ser melhor.

Utilize Ferramentas Online

Existem algumas plataformas e ferramentas digitais, as quais capturam dados e redirecionam para que uma marca possa realizar uma boa análise. Assim, esse é o caso do Google Analytics (site), Ubersuggest (palavras-chave em buscas orgânicas e campanhas pagas) e Facebook Insights (redes sociais). Como resultado, ao organizar estes dados em relatórios e estudá-los, um profissional conseguirá descobrir quem é o cliente de uma empresa.

Converse com os seus Principais Clientes

Em todos os ramos de negócio, uma empresa possui uma pequena listagem com consumidores preferenciais. Assim, estas pessoas se caracterizam por serem compradores recorrentes das suas soluções. Como resultado, quem melhor do que estes consumidores assíduos para lhe fornecer ótimas informações? Converse com cada um deles e tente entender o porquê de considerarem a sua marca como uma autoridade.


Para desenvolver a melhor campanha de marketing digital, conte sempre com a SEO10 Projetos Digitais!

Fidelização de Clientes
Fidelização de Clientes

Entre em contato conosco agora e conheça os nossos serviços de marketing digital

Obrigado pela sua atenção e acompanhe os nossos posts! #seo10digital – SEO10 Projetos Digitais.

Dessa forma, acesse agora, também, as nossas principais mídias sociais:

Facebook

Instagram


Observe outras matérias relevantes:

5 Dicas de Marketing Digital para Startups! Desse modo, clique aqui e conheça todo passo a passo para ter sucesso em seu novo empreendimento!

Marketing Digital para Empresas de Turismo! Dessa forma, acesse a matéria agora e saiba como alavancar sua marca com essas dicas!

Marketing Digital para as pequenas e médias empresas! Assim, implemente ótimas estratégias na sua marca! Acesse a matéria aqui e saiba todas as informações!