O Movimento pela volta do velho Instagram

Nesta semana, um movimento online ganhou força com o pedido da volta do velho Instagram, após críticas em relação às mudanças na rede social.

movimento-pela-volta-do-velho-instagram

A fotógrafa e influenciadora digital Tati Bruening criou uma petição online na plataforma change.org  que pede a volta do velho Instagram.

A campanha se chama “Make Instagram Instagram Again”,  que em português significa “Traga o velho Instagram de volta!”.

A sua publicação sobre o assunto chama atenção também pelos números de engajamento.  Atualmente, o post conta com mais de 2 milhões de curtidas e 45 mil comentários.

Com mais de 200 mil assinaturas de pessoas de todo o mundo, a petição já chama atenção de famosos. É o caso das irmãs Kardashian, grandes influenciadores na rede social.

Atualmente, Kylie Jenner é a mulher com maior número de seguidores no mundo (361 milhões). Em 2018, ela fez um tuíte dizendo que não usaria a rede social SnapChat. A sua declaração fez com que as ações da empresa caíssem US$1,3 bilhões. Ou seja, será que o Instagram também iria querer comprar esse barulho?

Em outras palavras, o apoio de influenciadores como ela fez com que a campanha alcançasse e tivesse o apoio de muito mais gente.

Quais são as reinvindicações?

Segunda a criadora, o objetivo é pedir aos responsáveis pelo Instagram que algumas atualizações sejam revistas:

  • A volta do feed em ordem cronológica
  • Parar de imitar as funções da rede social Tik Tok.
  • Um algoritmo que valorize fotos

Essas mudanças são refletidas dentro da rede com a possível chegada do formato vertical em tela cheia das postagens, a queda do engajamento das fotos e stories para favorecer os vídeos (Reels), além de alguns bugs na ferramenta.

movimento-pela-volta-do-velho-instagram

A resposta do Instagram

Embora não tenha dito que seja uma satisfação dada pela empresa ao movimento, o head do Instagram, Adam Mosseri, publicou um vídeo em sua conta no Twitter explicando as recentes mudanças que foram feitas dentro da rede social.

“Eu queria abordar algumas coisas em que estamos trabalhando para tornar o Instagram uma experiência melhor”

Mas, apesar de ouvir as preocupações de todos os usuários, Mosseri afirma que o Instagram vai ser cada vez mais vídeos e menos fotos. Contudo, eles continuam tentando colocar as postagens dos seguidores no topo do feed e dos stories.

O head do Instagram destacou alguns pontos em seu vídeo. Confira:

– Feed full screen

Em primeiro lugar, o CEO comentou sobre a ideia de acabar com as publicações quadradas e retangulares e adotar um formato que ocupe a tela inteira do celular. Esse modelo irá favorecer os vídeos na vertical (reels).

No entanto, Mosseri afirma que a função ainda está em teste. No momento, o que foi feito ainda não está bom. Apenas depois de tudo certo que a função irá chegar a todos os usuários.

– As fotos não vão morrer

O head da rede social ressalta que a plataforma irá continuar a suportar as fotos, já que faz parte da herança do Instagram e todos amam as imagens estáticas.

Entretanto, as pesquisas mostram que a tendência é de que o maior número de publicações sejam em vídeos

” As pessoas tem compartilhado mais e mais vídeos, mesmo quando ainda não havíamos mudado nada. Então, nós precisamos nos adaptar a essa mudança e continuar a oferecer o suporte a fotos”

– As recomendações de conteúdo

De acordo com Mosseri, o usuário vai começar a receber recomendações de publicações de pessoas, marcas e empresas não seguidas. Semelhantemente, isso já acontece na aba “explorar”.

A ideia da função é contribuir com a descoberta de conteúdos novos e interessantes, mas que não sabiam que existiam. Em contrapartida, as pessoas vão poder configurar e excluir todas as recomendações.

movimento-pela-volta-do-velho-instagram

A voz do povo é que manda!

Se todos os usuários e criadores de conteúdos estão insatisfeitos, alguma coisa precisa ser feita, já que são eles é que fazem a rede social acontecer.

O movimento pela volta do velho Instagram e as milhares de críticas sobre a rede fizeram com que o head Adam Mosseri parasse para repensar a estratégia.

Em entrevista ao portal The Verve, o CEO afirmou que a empresa precisa dar um grande passo para trás. Ou seja, eles não vão mais implementar o full screen.

Ao que tudo indica o feed dos usuários que participavam do teste com o novo feed deve voltar ao normal nos próximos dias.

Conclusão

As mudanças que estão acontecendo no Instagram são para manter a competitividade com outras plataformas de vídeos, entre relas,  Tik Tok e Youtube.

Em resumo, o CEO afirmou que a rede irá continuar atendendo o princípio básico de ajudar os pequenos criadores de conteúdo e de conectar os usuários aos seus amigos.

Por fim, é importante ressaltar que apesar de eles voltarem atrás com a mudança, não significa que eles abriram mão de continuarem estudando para implementar um melhor formato no futuro.

Nós estamos sempre antenados para oferecer o que há de melhor no marketing digital.
Qual a necessidade da sua empresa? Entre em contato com a gente!

Agradecemos a sua atenção e acompanhe nossos posts! #seo10digital – SEO10 Projetos Digitais.

Para ficar por dentro do mundo digital, acesse as nossas mídias sociais:

Facebook   |   Instagram


LEIA TAMBÉM:

Marketing Digital Político para 2022!

Planejamento de Marketing Digital: como fazer?

Marketing Digital nas Mídias Sociais