Você já utiliza o Marketing de Relacionamento em sua Empresa?

O Marketing de Relacionamento é uma estratégia que envolve a construção e consolidação de uma marca. Confira aqui como aplicar esta técnica em sua Empresa!

Marketing de Relacionamento
Marketing de Relacionamento

Certamente, você já teve uma experiência bastante positiva com determinada marca. Como resultado, este contato foi tão marcante que você não se tornou apenas cliente do produto, mas também adquiriu outras soluções da mesma empresa e passou a ser um verdadeiro propagador da marca. Porém, esta ação está embasada em uma técnica, que chama-se Marketing de Relacionamento.

Dessa forma, esta estratégia de marketing digital se apresenta como uma ação que vai muito além de apenas obter clientes. Assim, é uma estratégia que envolve construção e consolidação de uma marca, fidelização de clientes, disseminação da marca e criação de autoridade no mercado.

Continue acompanhando este artigo sobre o Marketing de Relacionamento, pois vamos detalhar esta estratégia e dar dicas de como aplicá-la em sua empresa. Assim, observe os tópicos abaixo.

O que é Marketing de Relacionamento?

O Marketing de Relacionamento integra estratégias de construção e propagação de marca, prospecção, fidelização e criação de relevância de uma organização no mercado. Assim, o foco do relacionamento é atrair e fidelizar clientes, além de fazer com que eles se tornem “influencers naturais” da marca.

Outro objetivo é tornar-se uma referência no segmento de atuação, especialmente, pelas experiências inovadoras oferecidas ao consumidor. Para alcançar este importante feito, a empresa, basicamente, cria um relacionamento em que oferece diversos benefícios para seus clientes.

Quais as funcionalidades desta estratégia de Marketing Digital?

Funcionalidades do Marketing de Relacionamento
Funcionalidades do Marketing de Relacionamento

Como destacamos, o Marketing de Relacionamento não visa somente intermediar as vendas. Dessa forma, ele não deseja criar apenas clientes, mas sim estabelecer fãs. Entretanto, para tal conquista, é necessário oferecer algo único e exclusivo ao seu cliente.

Outra característica do Marketing de Relacionamento é que esta estratégia não age apenas em curto prazo. Pelo contrário, sua finalidade é estabelecer uma relação ininterrupta. Assim, ele vai além de apenas gerar novas ou recorrentes receitas, o Marketing de Relacionamento aproxima o cliente da empresa. Esta atitude não beneficia somente o consumidor – que ganha respostas mais rápidas e personalizadas às suas dúvidas e problemas -, mas também a empresa, que recebe feedback mais frequentes, o que permite otimizar continuamente a sua solução.

Pense, por exemplo, que, através do Marketing de Relacionamento, o público pode se aproximar de sua empresa e conhecer mais detalhadamente o que você faz e as soluções que fornece. Dessa forma, as possibilidades de perceber o valor de sua solução é maior, e, a partir disso, a de comprar também.

Além disso, uma vez tendo uma experiência diferenciada com a sua empresa, possivelmente, este público irá divulgar esta solução positiva para outras pessoas, o que impactará diretamente na aquisição de novos clientes.

Como aplicar o Marketing de Relacionamento?

Como aplicar o Marketing de Relacionamento
Como aplicar o Marketing de Relacionamento

Agora que você já sabe o que é o Marketing de Relacionamento e já conhece sua função dentro do marketing digital, vamos conhecer as formas de aplicá-lo no dia a dia de seu negócio.

Atualmente, há diversos meios de fazer isso, e a internet tornou este processo muito mais simples para as empresas, pois possibilita que elas se aproximem ainda mais de seu público.

Assim, nos próximos tópicos, iremos falar um pouco mais dos meios de aplicação do Marketing de Relacionamento.

1) Marketing de Relacionamento com Email Marketing

Uma das ferramentas mais atrativas no Marketing de Relacionamento é o Email Marketing. Isto porque ele é totalmente personalizável e você pode utilizá-lo para uma infinidade de ações utilizando esta grande estratégia, tais como:

  • Parabenizar o cliente em datas importantes, como aniversário;
  • Estabelecer uma relação mais próxima;
  • Oferecer conteúdos relevantes que realmente gerem valor para o seu cliente;
  • Oferecer promoções especiais, descontos, bônus, brindes e outros benefícios;
  • Compartilhar campanhas a fim de consolidar sua marca, destacando como a sua empresa exerce um papel relevante na vida do seu cliente;
  • Oferta de novos e inovadores produtos;
  • Ações de pós-venda: realizar pesquisas de satisfação para consultar a opinião e as sugestões dos clientes para sua organização.

2) Marketing de Relacionamento através de Programas de Fidelidade

Este é um dos formatos mais tradicionais de Marketing de Relacionamento e é bastante utilizados por empresas de voos, administradoras de cartões de crédito, bancos, hotéis e restaurantes.

Trata-se, basicamente, de premiar um cliente com benefícios exclusivos a partir do consumo de seu produto ou serviço em vez de utilizar os de concorrentes.

Assim, estes benefícios podem extremamente diversificados. Dessa forma, podem ser parcelas do próprio serviço ou produto ofertado após um certo tempo de fidelidade. Podem oferecer outras vantagens não relacionadas diretamente ao produto ou serviço prestado também.

É interessante que, antes de ofertar tais vantagens, você analise os dados de seus clientes, para que os benefícios sejam, de fato, atraentes para eles. Como resultado, uma vez agradando os seus clientes, eles continuarão vendo a parceria com a sua empresa algo benéfico.

3) Marketing de Relacionamento e Customer Success

Marketing de Relacionamento e Customer Success são duas áreas que possuem um enorme potencial de trabalharem em conjunto. Isto porque Customer Success é um segmento que necessita estar em constante contato com o cliente para auxiliá-lo a ter sucesso. Dessa forma, esta estratégia de marketing, pode oferecer o conteúdo e os formatos a fim de atingir a satisfação completa do consumidor.

Por outro lado, é a experiência de Customer Sucess que vai servir de material para as ideias de conteúdo e os formatos a serem trabalhados.

4) Marketing de Relacionamento com Redes Sociais

As redes sociais tornaram-se uma ferramenta altamente potente para aproximar clientes e empresas. Por isso, é importante que elas saibam utilizar bem este meio para se relacionarem com os clientes.

A presença nas principais redes – tais como Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitteretc. – já não é mais um diferencial corporativo, e sim uma estratégia inicial de Marketing de Relacionamento.

Por um lado, elas são uma enorme oportunidade para as empresas divulgarem seus conteúdos para um público cada vez maior e, com isso, atrair novos públicos. Assim, como a comunicação se dá de forma quase imediata, suas ações nas redes sociais, na maioria das vezes, têm repercussões instantâneas.

Lembrando que, ações impensadas ou a demora na taxa de resposta, por outro lado, podem prejudicar a imagem de uma empresa frente aos clientes e potenciais clientes.

Dessa forma, nas redes sociais, podem ser abordados diferentes tipos de conteúdo: ofertas de produtos, serviços e promoções e bônus, materiais que gerem valor, fortificação da marca, pesquisas de satisfação, entre outros. Entretanto, é preciso que você fique atento ao tipo de rede social em que se encontra.


Através destas grandes dicas de Marketing de Relacionamento, a sua organização alcançará resultados surpreendentes em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias em qualquer etapa!


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