Conheça mais sobre o Marketing Personalizado, uma estratégia que cada vez cresce mais nas empresas!
Ficou nítida a evolução e importância do marketing nos últimos anos, não é mesmo? Antes, a TV, o rádio, as revistas eram os meios de comunicação das marcas, e falavam para um público extremamente amplo e diverso. Era o que chamamos de marketing de massa.
No entanto, a internet mudou a forma como as marcas se comunicam com seu público. Assim, o monitoramento dos passos dos consumidores na internet, em todos os cliques que dão e todas as páginas que acessam, transformou o marketing. A partir disso, baseado em dados, o marketing tradicional deu espaço ao marketing personalizado.
A personalização tem o objetivo de atrair e encantar os consumidores, mas também maximizar as conversões com abordagens que focam exatamente em seus interesses. São diversas as estratégias de marketing que podem ser personalizadas, e é sobre elas que vamos falar a seguir.
O que é marketing personalizado?
Marketing personalizado são estratégias de marcas baseadas nas preferências, no histórico e no perfil dos consumidores para se comunicar especificamente com cada pessoa. Também é conhecido como marketing one to one.
Para isso, o marketing pode trabalhar com promoções, produtos, serviços, experiências e conteúdos personalizados. Um pacote de viagens montado especificamente para visitar as cidades e pontos turísticos que você deseja conhecer, por exemplo, é marketing personalizado.
O objetivo do marketing personalizado é criar uma relação mais íntima com o consumidor ao utilizar uma abordagem única com ele. É como se a empresa estivesse falando com cada consumidor especificamente e conhecesse suas vontades e interesses a fundo.
Mas como as marcas sabem do que você gosta ou quais produtos está buscando? A base do marketing personalizado são os dados. São eles que informam os seus gostos, hábitos, interesses e comportamentos.
Esses dados podem ser coletados por meio de cookies, enquanto você navega pela internet, acessa sites, compra em lojas virtuais, clica em links de e-mail e interage nas redes sociais, por exemplo. Mas eles também podem ser fornecidos por você mesmo, à medida que preenche formulários da web e informa dados pessoais e interesses.
Portanto, se torna cada vez mais evidente a força que a personalização ganhou com a internet. Essa abordagem anda atrelada ao business intelligence, que precisa transformar os dados em inteligência para personalizar estratégias.
Qual a importância de investir na personalização?
Mas, sobretudo, por que a sua empresa deveria investir no marketing personalizado? Em primeiro lugar, porque o marketing já mudou sua percepção sobre o público, e a sua empresa precisa estar atualizada.
O marketing hoje entende que cada pessoa é única, não apenas um segmento ou um número. E as pessoas gostam de ser tratadas com essa relevância, não como mais um número na lista de contatos de uma empresa.
Então, o marketing personalizado atende a esse mercado consumidor cada vez mais exigente por relações de valor com as marcas. Portanto, confira algumas das vantagens do marketing personalizado para o seu negócio:
Otimiza a experiência do cliente
A personalização de ofertas, produtos, serviços e conteúdos contribui para melhorar a experiência do cliente. Quem não gosta de ser bem tratado, de ser chamado pelo seu próprio nome, de se sentir único? É isso que o marketing personalizado oferece.
Desse modo, as pessoas se sentem valorizadas pela marca e criam uma relação de proximidade e confiança. Afinal, ela entende os seus gostos e sabe como agradar. Isso contribui ainda para melhorar a imagem da marca e fortalecer o branding.
Facilita a tomada de decisão
A personalização também otimiza a experiência do cliente ao evitar a sobrecarga de escolha. Esse efeito acontece quando as pessoas têm muitas opções para escolher e acabam paralisadas ou desmotivadas, sem conseguir tomar uma decisão.
Em um mercado, entre uma vitrine com 24 tipos de geleias e outras com 6 tipos, qual você acha que vende mais? Psicólogos da Universidade de Stanford realizaram um estudo que comprovou: a vitrine com 6 geleias, embora menos atrativa, gerou mais vendas porque facilitou a tomada de decisão.
Então, o marketing personalizado evita esse efeito quando sugere produtos e serviços que o cliente tem mais chance de gostar. Assim, as opções de escolha se reduzem a esse grupo, e a tomada de decisão fica mais fácil.
Aumenta a fidelidade
Quando você é bem atendido em uma loja, não dá vontade de voltar? Então, é isso também que a personalização faz.
Um cliente que recebe boas recomendações personalizadas, que tem uma boa experiência com a empresa e que se sente compreendido e bem atendido tende a voltar a comprar. Essa relação de proximidade e confiança se transforma em fidelidade à marca.
Para a marca, a fidelidade representa mais vendas com a recompra e com a recomendação dos produtos pelo próprio cliente, que se torna um promotor. Mas, para o cliente, também há benefícios — ter uma marca de confiança, que entende os seus gostos, também facilita as escolhas de consumo.
Maximiza as conversões
Ao melhorar a experiência do cliente, facilitar a tomada de decisão e aumentar a fidelidade dos clientes, fica claro: o marketing personalizado é poderoso para aumentar as vendas e as conversões.
Um exemplo prático dos resultados que a personalização traz foi um estudo da HubSpot, onde mostrou que o uso de CTAs personalizados gerou 202% mais conversões que uma chamada padronizada.
Através destas Dicas de Marketing Digital, a sua empresa alcançará resultados excepcionais em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias para o sucesso de sua marca!
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