Entenda o que é o marketing digital e por onde iniciar a presença online da sua empresa em 2021!
Nos dias atuais, o marketing digital é uma das principais ferramentas de comunicação para qualquer marca que deseja um amplo destaque no mercado. Assim, empresas e organizações têm investido, cada vez mais, em estratégias na web para alcançar um público-alvo maior.
Como resultado, quando uma empresa desenvolve uma presença online de referência, a tendência natural é que ela se destaque dos concorrentes. Além disso, conseguirá aumentar as vendas dos produtos e serviços.
Portanto, neste ano de 2021, é muito importante que os empreendedores e profissionais consigam entender: caso não atuem com o marketing online, perderão muito dinheiro e novos clientes.
Como definir o Marketing Digital?
Segundo o CEO da empresa Rock Content, Vitor Peçanha, este marketing pode ser definido como:
Um conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online, com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade da marca.
Assim, é possível entender que trata-se de um grupo de estratégias de publicade online. Todas, direcionadas para melhorar os resultados em vendas, divulgação e aquisição de clientes.
Como resultado, através de metas definidas, orçamento adequado e de uma equipe para implementar as táticas, o marketing terá grandes chances de obter êxito.
Quais são as estratégias mais comuns no Marketing na Web?
Dentro do ambiente estratégico do marketing digital, existe uma ampla variedade de ferramentas que podem ser utilizadas. A sua finalidade: alcançar mais vendas e novos consumidores. Assim, através de um planejamento prévio, a marca poderá definir quais atividades estão de acordo com os seus objetivos.
Para identificar as melhores estratégias, é muito importante conhecer o mix de possibilidades que existe. Portanto, para ajudar, iremos destacar as principais atividades abaixo:
1- Criação de Site:
Em primeiro lugar, qualquer empresa precisa ter o seu espaço próprio na internet, com um domínio bem definido e um design atraente. Assim, o desenvolvimento de um website é o passo inicial para começar a construir o marketing digital. Como resultado, através de um site criado em uma plataforma de excelência (como o WordPress), com links de fácil acesso e um conteúdo relevante, a marca atrairá um grande número de pessoas para visitar a página.
2- Marketing para Blogs
Para que um website consiga se manter atrativo, é muito importante que o conteúdo produzido em seu interior esteja sempre atualizado. Assim, uma ótima forma de fazer este procedimento é com um Blog Institucional. Como resultado, ao desenvolver um conteúdo relevante, que tenha a ver com o negócio da marca e que forneça informações úteis ao consumidor, esta ferramenta vai alcançar diversos nichos de mercado.
3- Gestão de Mídias Sociais
Esta é uma das estratégias mais reconhecidas e procuradas pelas empresas. Isto se deve ao fato de que, cada vez mais, pessoas estão se cadastrando nas redes sociais. Segundo este artigo da Resultados Digitais, só o Facebook – no Brasil – alcançou mais de 130 milhões de usuários. No caso do Instagram (uma mídia social que está em ascensão), são 95 milhões de pessoas cadastradas, o que lhe coloca na 4ª posição entre as redes com mais indivíduos. Uma boa gestão de mídia social inclui a produção de conteúdos relevantes, um relacionamento contínuo com os seguidores ou fãs. Além disso, é preciso desenvolver um bom planejamento, a fim de que as estratégias gerem bons resultados.
4- Links Patrocinados
Os links patrocinados podem ser definidos como os anúncios pagos pelas empresas para que a sua propaganda apareça em diversas plataformas. Assim, dentre as principais, podemos citar o Google (com o Google Ads), o Facebook (com o FaceAds) e o Instagram (com o Instagram Ads). Esta atividade é muito interessante, porque ela irá acelerar os resultados para uma marca. O alcance de novas pessoas, as quais não conhecem você, será muito maior.
5- Email Marketing
Considerada uma das ações de marketing digital mais antigas, o email marketing ainda é muito relevante. Isto porque, seja em uma lista comum de clientes cadastrados ou em uma estratégia de inbound marketing, esta ação poderá obter excelentes respostas dos usuários. Além disso, é um formato excelente de comunicação contínua, porque mantém o contato direto com as pessoas, de modo personalizado, com um conteúdo muito interessante.
Através destas ações estratégicas, a sua marca terá uma presença online forte e sólida, dentro da internet.
Por onde devo começar no Marketing Digital?
Apesar deste tipo de publicidade estar em constante atualização, com as iniciativas corretas a sua marca poderá desenvolver um planejamento adequado. Como resultado, será mais simples alcançar as primeiras respostas.
Portanto, é preciso ficar atento(a) a algumas dicas importantes, a fim de começar com menos chances de errar. Assim, observe os tópicos abaixo:
Identifique o seu público-alvo
Em primeiro lugar, é necessário saber com quem a sua marca estará se relacionando. Assim, a partir de uma definição correta do seu nicho de consumidores, você poderá desenvolver estratégias focadas nestas pessoas. Tudo isto, a partir das características, desejos e necessidades dos indivíduos. Uma dica: para saber as tendências do seu cliente ideal, vale a pena utilizar o Google Trends. Esta ferramenta indica as tendências de pesquisa no Google para qualquer assunto.
Defina os seus Objetivos
Para que o seu Plano de Marketing tenha sucesso, é necessário definir as metas a serem buscadas. Assim, cada objetivo (sejam objetivos amplos ou restritos), precisa estar de acordo com o que a empresa deseja alcançar. Por exemplo: se a organização deseja alcançar mais vendas dos seus produtos, então um dos objetivos seria “investir 1000 reais em anúncios no Google, com foco na divulgação do produto X da marca”.
Produza um Conteúdo de Qualidade
Seja para um site, blog ou mídias sociais, a sua produção de conteúdo precisa ser excepcional. Isto porque, será através dela que os seus novos seguidores, usuários e fãs irão chegar. Além disso, quanto melhor forem as imagens, textos e vídeos criados, melhor será a impressão do público. Como resultado, eles observarão a sua marca como uma referência no mercado.
Defina e Acompanhe as Métricas
Não esqueça de que é preciso mensurar todas as informações. Assim, através das ferramentas das mídias sociais ou do Google Analytics para o seu site, você poderá observar o tipo de público que está lhe visitando, a frequência, etc. Portanto, crie planilhas de controle e identifique quais métricas são as mais adequadas para o seu projeto.
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