Para que a sua Loja Virtual alcance os resultados esperados, é preciso desenvolver as estratégias certas.
O segmento de comércio eletrônico é um dos mais promissores na internet. Como resultado, muitas empresas têm criado plataformas virtuais, direcionadas para comercializar os seus produtos. Assim, junto com este “boom” de novos empreendimentos online, surgem diversas ações estratégicas de marketing digital. O objetivo: aumentar as vendas em pouco tempo. Como resultado, podemos concluir que ter uma loja virtual é um diferencial competitivo.
Neste período tão difícil de pandemia, o ambiente web teve um grande destaque. Assim, diversas pessoas – as quais nunca usaram este meio de comunicação – mudaram suas rotinas e passaram a ficar online . Além disso, a venda de produtos, via ecommerce, obteve um excepcional crescimento.
Segundo uma reportagem do G1, cerca de 10 milhões de brasileiros compraram, pela primeira vez, na internet. Além disso, o volume de pedidos triplicou de 2 milhões para 6 milhões em 2020 (uma aceleração espantosa). Portanto, há de se concluir que – em 2021 – a tendência será que mais indivíduos adquiram novos produtos e serviços.
Mas, como preparar a sua organização para desenvolver uma boa loja virtual? Neste texto, iremos tratar deste assunto, para que a sua marca tenha sucesso nas vendas online!
Com um ecommerce construído e funcionando, já começarei a ter ótimas respostas dos clientes?
Iniciar e já obter vendas recorrentes é algo muito difícil. Só é possível, caso a marca tenha uma presença offline muito forte ou se o dono da loja virtual tiver uma lista de contatos muito fiel.
Assim, não tem jeito: é preciso desenvolver um marketing digital de qualidade. Como resultado, a sua propaganda na web será indispensável para conseguir novos consumidores.
Além disso, mesmo que um comércio eletrônico esteja pronto, é preciso estar atento(a) a alguns pontos. Dentre eles, a gestão do ecommerce, a entrega de pedidos, o carrinho de compras, a descrição de cada produto, etc . Como resultado, não adianta apenas construir este site de vendas. Assim, é necessário ter um gerenciamento detalhado e apto a fornecer as informações e métricas corretas.
Portanto, deve-se investir no planejamento, no marketing, na gestão e em um controle contínuo da plataforma. Isto demanda um pouco de tempo e o empreendedor precisa ter paciência para começar a “colher os primeiros frutos”.
5 Dicas Excepcionais para que a sua Loja Virtual seja um Sucesso!
Agora, que você entende a importância da criação de um ecommerce para a sua marca, provavelmente, deve estar com diversas dúvidas sobre quais ações precisa tomar para iniciar “com o pé direito”. Assim, pensando nisso, nós queremos te ajudar, destacando algumas excelentes dicas.
Como resultado, temos a certeza de que estas táticas irão apoiar o seu negócio online a obter boas respostas:
1-Comece pelos principais produtos ou serviços
Em primeiro lugar, é muito importante iniciar a sua loja, de um modo simples. Assim, para observar o seu público-alvo, entender o funcionamento da plataforma e atender as expectativas, comece com poucas ofertas.
Isto é importante, porque – além de concentrar o esforço inicial nas soluções que são um sucesso de vendas, também vai demonstrar alguns pontos que precisam ser aperfeiçoados.
Portanto, no lançamento de seu comércio eletrônico, foque nos produtos e serviços principais. Aos poucos, você poderá inserir novas opções.
2- Pesquise tudo sobre o seu mercado-alvo
Antes de iniciar o funcionamento da loja virtual, procure conhecer melhor o mercado. Assim, use ferramentas como Google Trends (que observa as tendências dos usuários) para descobrir o que o seu cliente ideal deseja. Observe as principais palavras-chave pesquisadas no Google (relativas ao seu negócio) e produza conteúdos que estejam de acordo com cada uma.
Estas ferramentas são muito importantes, porque lhe mostrarão o caminho para oferecer uma solução que resolva os problemas que estes indivíduos possuem.
Além disso, não deixe de observar a concorrência: analise os sites, mídias sociais, propagandas e produtos que cada um deles comercializa. Como resultado, você descobrirá os pontos positivos e negativos. Portanto, será mais fácil criar um planejamento adequado e que supere o trabalho destas marcas.
3- Tenha um bom planejamento para a sua Loja Virtual
Esta dica é importante demais. Não esqueça dela: criar um planejamento estratégico é importantíssimo para obter bons resultados. Assim, com este passo a passo, ficará simples almejar vendas recorrentes e de alto valor.
Um ótimo passo para se planejar é acessar o Guia do E-commerce.
4- Marketing digital: invista em boas estratégias!
Com o planejamento definido, será o momento de começar a implementar as ações estratégicas de publicidade na web. Assim, a sua marca poderá alcançar novos nichos de mercado e divulgar as suas soluções.
Porém, é preciso direcionar os seus esforços inicias para o marketing online adequado para o ecommerce. Como resultado, a sua capacidade de gerar novas vendas será maior.
Portanto, para lhe ajudar, separamos algumas das principais táticas de propaganda:
Site Simples e Acessível
A sua loja virtual precisa ter um conteúdo objetivo, informações relevantes e entregar o que promete. Assim, é necessário que – desde a página inicial, até o fechamento do carrinho – tudo esteja funcionando perfeitamente. Uma boa forma de garantir isto é contratar uma plataforma online conhecida e com boas avaliações das empresas. Como resultado, será mais simples de gerenciar e atualizar.
Blog Institucional
Para produzir conteúdos recorrentes e manter o interesse do usuário em acessar o website, ter um Blog é uma ótima escolha. Assim, com textos e vídeos que contenham reviews de soluções, novas promoções e outras informações de interesse do público-alvo, sempre haverá novas pessoas entrando na plataforma.
Anúncios Pagos
Para quem deseja ter vendas, de um modo mais ágil, investir em links patrocinados é o melhor caminho. Assim, através de anúncios no Google Ads ou em mídias sociais (como o Facebook e Instagram), você impactará o seu consumidor de um modo único!
Marketing nas Mídias Sociais
Tenha páginas oficias nas principais redes sociais. Como resultado, utilize-as para divulgar a sua marca, as soluções e promoções. Tenha um bom relacionamento com os seus fãs e seguidores. Além disso, não deixe de acompanhar as mensagens enviadas: responda as dúvidas e seja educado(a) com as críticas.
Email Marketing
Por último, não deixe de desenvolver uma lista de contatos por email. Isto é muito importante, porque você poderá enviar promoções e novidades para estas pessoas. Como resultado, manterá a sua listagem ativa e poderá vender muitos produtos e serviços!
5- Acompanhe as Métricas
Como dica final, destacamos a importância de monitorar as métricas (informações), referentes ao negócio. Assim, com os dados organizados, você poderá criar planilhas, onde observará quais pontos devem ser modificados, a fim de que os resultados sejam melhores.
Gostou das dicas? Na Seo10 Projetos Digitais, a nossa equipe possui um amplo conhecimento e expertise na área de comércio eletrônico. Assim, temos um serviço especializado, que engloba desde a criação da loja virtual, até o marketing digital. Portanto, não perca tempo e entre em contato conosco!
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