Como se tornar um Influenciador Digital?

Nos últimos anos, a profissão de influenciador digital ganhou amplo destaque nos meios de comunicação. Assim, vale a pena conhecer essa nova tendência.

influenciador digital
influenciador digital

Desde a sua fundação, o ambiente web sofreu diversas inovações. Assim, no começo, o foco era apenas nos websites. Depois, apareceram as mídias sociais. Atualmente, um novo grupo de comunicadores surgiu com uma força enorme na internet. Portanto, neste texto, iremos abordar a profissão de influenciador digital.

O que é essa novidade?

Em primeiro lugar, é preciso definir o que é um influenciador digital e suas práticas no dia a dia. Como resultado, será possível facilitar o entendimento por parte do público-alvo sobre esta nova tendência.

Assim, podemos explicar essa nova ocupação como:

Pessoas nativas digitais, as quais alcançaram um grande destaque em seus nichos de atuação – a partir da produção de conteúdos nos meios de comunicação online.

Como resultado, ao estarem presentes várias formas de comunicação (como as redes sociais), estes indivíduos potencializaram a divulgação de sua imagem pessoal.

Desta forma, atraíram a atenção de diversas marcas, que desejam contar com a sua publicidade para aumentarem a presença em um determinado nicho.


Existe uma classificação para destacar estes profissionais?

De acordo com a influência que estas pessoas implicam nos seus seguidores e o tamanho da sua base de fãs, existe a possibilidade de classificar cada um num grupo específico.

Assim, a fim de exemplificar cada ponto, os grupos são:

  • Nano: iniciantes nessa profissão, são as pessoas que possuem até 10 mil seguidores. Portanto, com uma base pequena, atuam apenas em nichos menores;
  • Micro: trabalham em um segmento específico. Assim, têm entre 10 e 100 mil pessoas que os seguem. Portanto, já alcançam uma taxa de engajamento interessante e influenciam muitas pessoas de modo eficaz;
  • Médio: com uma base entre 100 e 500 mil seguidores, estes profissionais se encontram entre as referências nos seus nichos de mercado. Como resultado, possuem um bom alcance nas postagens e um relacionamento ativo com as pessoas que os acompanham;
  • Macro: um macro-influenciador possui um perfil com mais de 500 mil pessoas, podendo chegar a 1 milhão. Assim, com um amplo espaço na internet, procuram atuar com vlogs, blogs e outras ferramentas importantes.
  • Mega: também conhecido como web celebridade, é o profissional que possui mais de 1 milhão de seguidores. Como resultado, os seus posts detêm uma boa visualização e fama na internet. Porém, quando o influenciador alcança esse nível, a tendência é que perca a proximidade na relação com os seus seguidores;
  • Celebridades: são os indivíduos que têm um nível de sucesso muito alto na internet. Assim, mesmo quando desenvolvem uma postagem sem relevância, conseguem atingir uma audiência enorme.

Portanto, a partir da análise de cada um destes modelos, será possível observar os nomes que você mesmo segue e identificar em que nível se encontram!


Por que vale a pena para uma marca investir nos influenciadores digitais?

No ambiente digital, as pessoas com muita influência fazem muito sucesso. Isso porque, independente de atuarem de uma forma nichada ou postarem para um publico amplo, “possuem voz” frente aos seus seguidpres.

Assim, quando criam conteúdos sobre temas específicos, há uma grande probabilidade de que os seus fãs concordem com os argumentos. Como resultado, estes seguidores estarão inclinados a aceitarem a opinião de um influenciador, frente até as opiniões de parentes e amigos.

Portanto, quando uma empresa decide lançar um novo produto ou serviço, será de imensa ajuda contar com um “empurrão” de um influenciador digital – o qual possua um destaque no seu segmento.

Desta forma, ao gravar um vídeo, postar uma foto ou escrever um “review” sobre alguma solução, o influenciador indicará as pessoas que essa marca possui relevância. Assim, há chances de que comprem seus produtos e serviços.

Como resultado, quando uma organização se associa a um destes especialistas, a tendência é que alcance um público consumidor novo, o qual poderá lhe trazer novas vendas!


De que forma é possível se tornar um Influenciador Digital?

plano de marketing digital
plano de marketing digital

Agora que você conheceu algumas informações importantes sobre os tipos de influenciadores e o porquê é muito importante que uma marca se associe a um profissional de qualidade, deve estar com a seguinte dúvida:

Por onde um indivíduo deverá começar para alcançar um dos níveis dos influenciadores digitais?

Para responder essa pergunta, preparamos uma lista com algumas dicas essenciais. Assim, será possível crescer de forma consistente e obter novos seguidores. Portanto, acompanhe os passos a seguir:

1- Faça uma Análise completa do seu mercado-alvo

Em primeiro lugar, é preciso conhecer tudo sobre o segmento que se deseja atingir. Assim, analisar a concorrência, o mercado e o público-alvo são pontos indispensáveis para saber o que pensam os seus futuros seguidores.

Além disso, estes dados irão facilitar a sua vida. Isso porque, vão dar suporte na produção de um conteúdo relevante, o qual atinja os objetivos e proporcione um engajamento adequado no dia a dia.

2- Estude ao Máximo os Assuntos do segmento escolhido

Normalmente, o influenciador iniciará os seus investimentos em uma área na qual possui algum conhecimento. Porém, mesmo que a pessoa “domine” o tema, é necessário, de forma constante, se atualizar.

Portanto, estude muito e observe as novidades nos sites e em blogs especializados.

3- Escolhas as Mídias Sociais

Nesse momento, em que você conhece as necessidades do público-alvo e sabe mais sobre o assunto, será muito importante definir as redes sociais para participar.

Portanto, a fim de que esse passo seja facilmente executado, procure descobrir quais são as mídias de cunho social que a maioria dos seus futuros seguidores preferem. Assim, você poderá dar prosseguimento e criar a sua conta.

4- Elabore o seu Mídia Kit

Esse documento tem como função destacar as informações necessárias sobre o formato de trabalho de um criador de conteúdo. Assim, precisará conter alguns dados diversos como:

  • Redes Sociais em que o influenciador está presente;
  • Taxa de Engajamento de cada uma;
  • Número de Seguidores e Fãs;
  • Campanhas que já participou;
  • Dados demográficos sobre a audiência dos canais;
  • Postagens de maior resultado já implementadas.

Como resultado, a partir desse material, será possível especificar também os valores a serem cobrados para cada tipo de canal e espaço disponível.

5- Mantenha um Bom Relacionamento

Por último, além de observar sempre as métricas das plataformas, também é necessário que o relacionamento com os seguidores seja muito bom. Como resultado, isso  transmitirá uma boa imagem para as marcas, que irão sentir uma maior confiança para contratar os seus serviços.


Portanto, com estas dicas você poderá dar início ao seu caminho para se tornar um influenciador digital. Porém, caso precise do apoio de uma agência especializada, não perca tempo: fale conosco!

Como resultado, nossa equipe poderá lhe apoiar na implementação destas ações estratégicas.


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