Por mais simples que pareçam, as hashtags possuem bastante influencia na estratégia de marketing digital das empresas. Por isso, aprenda a usá-las!

Foi-se o tempo em que o # representava somente o jogo da velha dos teclados de telefone e de computador. A partir do Twitter, o símbolo, que na verdade se chama cerquilha, tornou-se sensação mundial e ganhou um novo significado: as hashtags.
Mas, afinal, o que são e para que servem essas palavras que as pessoas utilizam no final de posts nas redes sociais? Leia todo o artigo e descubra.
O que são Hashtags?
Hashtag é um termo associado a assuntos ou discussões que se deseja indexar em redes sociais, inserindo o símbolo da cerquilha (#) antes da palavra, frase ou expressão. Assim, uma vez que a combinação é publicada, transforma-se em um hiperlink que leva para uma página com outras publicações relacionadas ao mesmo tema.
O dicionário Oxford define hashtag como:
“Uma palavra ou frase precedida por um símbolo de cerquilha (#), utilizada em sites de mídias sociais e aplicativos, especialmente no Twitter, para identificar mensagens sobre um tópico específico”.
Indo um pouco além, pode-se dizer que hashtags são termos associados a assuntos ou discussões que se deseja indexar em redes sociais como Instagram, Facebook e o já mencionado Twitter. Quando a combinação é publicada, transforma-se em um hiperlink que leva para uma página com outras publicações relacionadas ao mesmo tema.
Assim, se usuários do Instagram, por exemplo, publicam fotos com a hashtag #quarentena, todos na rede social podem encontrar conteúdos relacionados — outras imagens de pessoas em quarentena, em geral — clicando sobre a palavra.
Aprenda como usar este recurso

Instruções de como usar hashtags podem parecer óbvias, mas mesmo um recurso tão simples tem suas regras para obter resultados satisfatorios.
Assim, se usadas com critério, as hashtags ajudam as pessoas a encontrarem a página de sua empresa mais facilmente e a engajar seu público-alvo, por exemplo. Dessa forma, separamos algumas dicas, a maioria delas do que não fazer:
Não use muitas palavras juntas
#quandovocêescrevedessamaneira, dificulta a leitura dos seus seguidores. Os espaços existem na escrita por um motivo, que é o de dar fôlego à leitura, facilitando a compreensão. Dessa maneira, quando são suprimidos, as palavras se misturam — especialmente as que iniciam e terminam em vogais — e o leitor demora para entender o que foi escrito.
Portanto, mantenha suas hashtags curtas e, se realmente precisar de mais de uma palavra, inicie cada uma com letra maiúscula, como em #ResultadosDigitais.
Não coloque uma hashtag para cada palavra da frase
O oposto do item anterior, #colocar #uma #hashtag #no #início #de #cada #palavra ajuda a separar os termos, mas também prejudica a leitura, pois coloca pausas demais. Além disso, não faz sentido indexar artigos, como “a”, ou preposições, por exemplo “no”, que não dizem nada sobre sua publicação.
Como resultado, separe as hashtags do seu texto, colocando-as ao final, depois de ter expressado sua ideia principal. Em alguns casos, se a palavra que você deseja utilizar como hashtag estiver no meio da frase, como em “Veja 5 dicas da #ResultadosDigitais sobre Email Marketing”, a leitura não fica tão prejudicada. Mas use sem excessos e em termos que realmente fizerem sentido.
Use hashtags relacionadas ao post
Não exagere na quantidade de hashtags. Conforme já falamos, o recurso serve como indexador, facilitando buscas de outros usuários e, por isso, não deve ser utilizado para descrever ou destacar tudo o que aparece em um texto ou imagem.
Além disso, devem ter relação com o post — usar hashtags que não têm relação com a publicação pode irritar os usuários.
Atente-se à ortografia
Hashtags são um recurso que deve ser informal e divertido, mas nem por isso esqueça de corrigir a ortografia do seu texto. Mais do que colocar em xeque a sua credibilidade, uma hashtag escrita de forma errada é inútil, pois não indexará seu post à página desejada.
Como utilizar hashtags na sua estratégia de Marketing Digital
Agora que você já tem uma ideia do que fazer e do que não fazer ao usar hashtags, como promover seu produto ou serviço utilizando o recurso?
Em primeiro lugar, sua empresa deve estar presente nas redes sociais que comportam esse tipo de recurso. As mais amigáveis são Twitter, Instagram e Facebook. A partir disso, confira algumas dicas que podem ser úteis.
Crie hashtags para sua empresa ou evento
Usar uma hashtag específica para alguma ação de marketing da sua empresa – como promoções ou sorteios – ou para um evento pode ser uma ótima saída a fim de engajar os seus seguidores.
Outra importante dica é acompanhar as fotos e opiniões sobre o que foi publicado, mas também criar uma sensação de participação e integração.
Pesquise as hashtags adequadas para cada rede social
Falamos que as hashtags servem para diversas redes sociais. Mas não é por isso que você deve replicar no Instagram ou no Twitter os termos que usa no Facebook, por exemplo.
Cada rede social tem sua peculiaridade e vale pesquisar quais hashtags as pessoas usam em cada site para ter uma ideia melhor do que postar. Ainda que, em alguns casos, as diferenças sejam sutis, utilizar a linguagem correta pode melhorar seus resultados.
Procure por termos com alto volume de publicações
Ok, você já sabe que não vale utilizar uma hashtag popular, tipo #tbt ou #nopainnogain, só para aparecer em uma página que é muito acessada. Mas, dentre os temas que você pode explorar, por que não procurar os termos mais comuns?
Exceto nos casos em que a ideia é promover algo bem específico, não vale a pena começar uma hashtag do zero se já existem outras com volume de publicações.
Através destas Dicas sobre Hashtags, a sua empresa alcançará resultados excepcionais em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias para o sucesso de sua marca!
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