Fim do Facebook Analytics: Como fica a análise de métricas?

Saiba tudo que acontecerá com o fim do Facebook Analytics e como analisar os resultados de sua empresa!

Facebook Analytics
Facebook Analytics

Há alguns meses, a notícia sobre o fim do Facebook Analytics tem surpreendido muitas empresas pelo mundo. A ferramenta, que foi lançada em 2015, ajuda empresas a compreenderem como os usuários interagem com a marca, qual é a jornada percorrida pelos clientes e como é o comportamento do público não só no Facebook, mas também em outros canais

Antes de qualquer coisa, a primeira informação importante é: o fim do Facebook Analytics não significa o fim das análises de dados e dos relatórios da ferramenta.

Mas, antes de mostrar outras opções de realizar essas análises, você sabe o que é o Facebook Analytics e para que ele serve? Então, confira no tópico a seguir.

O que é o Facebook Analytics?

Trata-se de uma plataforma bastante parecida com o Google Analytics, que reúne todos os seus esforços para redes sociais, site e campanhas de anúncios em um só lugar, mas que não teve a mesma popularidade que sua fonte de inspiração.

Sendo assim, Mark Zuckerberg e sua equipe anunciaram que o Facebook Analytics será encerrado no dia 30 de junho de 2021, e que outras ferramentas precisarão ser utilizadas para quem deseja realizar análises dentro da própria rede, como mostraremos abaixo.

Portanto, até essa data de encerramento, os usuários poderão acessar seus relatórios, explorar insights e exportar seus gráficos ou tabelas normalmente pela plataforma.

Mas e as análises após o dia 30 de junho? Como poderão ser feitas? A seguir, nós explicamos as opções disponíveis na rede social. Confira!

Como continuar analisando seus resultados pelo próprio Facebook

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Facebook

Se você utiliza o próprio Facebook para coletar dados e mensurar os resultados, o fim do Analytics com certeza terá um impacto negativo.

Mas calma, a própria plataforma já divulgou três ferramentas que poderão ser utilizadas para obter métricas e insights. São elas: Facebook Business Suite, Gerenciador de Anúncios e Gerenciador de Eventos. Entenda o que cada uma oferece:

Facebook Business Suite

Gerenciar as contas do Facebook e Instagram em um só lugar fica muito mais fácil com o Facebook Business Suite, uma ferramenta feita especialmente para empresas que desejam melhorar o desempenho nas duas redes sociais.

Assim, além de ter acesso a resultados e insights relacionados ao seu público e ao seu conteúdo, é possível:

  • visualizar e responder comentários e mensagens deixados na página do Facebook ou perfil do Instagram;
  • publicar ou programar publicações para as duas redes;
  • criar anúncios e acompanhar sua performance;
  • e conferir as principais tendências para a sua área de atuação.

Gerenciador de Anúncios

Para quem investe em Facebook Ads, a ferramenta conhecida como Gerenciador de Anúncios é um espaço excelente não só para criar as campanhas, como também para monitorar os resultados dos anúncios.

Por lá, é possível acompanhar todas as principais métricas (como alcance, CTR e custo por clique), ficar de olho no desempenho geral da conta e também gerar ou programar relatórios mais completos e personalizados.

Gerenciador de Eventos

Por fim, o Facebook também indica o Gerenciador de Eventos como uma das plataformas que poderá ser usada não só para configurar e gerenciar ferramentas importantes, como o pixel do Facebook e a API de Conversões, mas também uma fonte de dados para análise de resultados.

Com o Gerenciador de Eventos, os profissionais de marketing ficam por dentro de detalhes realizados no site de suas empresas ou clientes, aplicativos ou lojas físicas.

Por que utilizar o Facebook na sua estratégia de marketing digital?

As redes sociais se tornaram o principal canal de comunicação entre empresa e clientes. Atualmente, para resolver qualquer problema ou tirar uma dúvida, é comum que os consumidores busquem pela marca nas redes sociais. Afinal, o canal permite um atendimento muito mais rápido, prático e personalizado.

São inúmeros os benefícios do Facebook em uma estratégia de marketing digital. Assim, entre eles, podemos citar:

  • melhora do relacionamento com os consumidores;
  • aumento do engajamento com o público;
  • criação de anúncios nos mais diferentes formatos;
  • a possibilidade de conhecer ainda mais os seus consumidores;
  • analisar a concorrência;
  • acompanhar a opinião do mercado a respeito do seu negócio;
  • ter insights sobre o seu produto, serviço e empresa através das opiniões dos consumidores e dúvidas mais comuns que podem surgir nesse processo de relacionamento.

Através destas Dicas de Marketing Digital para Facebook, a sua empresa alcançará resultados excepcionais em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias para o sucesso de sua marca!


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