Fidelização de clientes: 6 dicas para ter sucesso com a estratégia

A fidelização de clientes é o sonho da maioria das empresas. Saiba como torná-lo realidade com essas dicas!

Fidelização de Clientes
Fidelização de Clientes

O acesso à internet possibilitou uma maior aproximação entre marcas e consumidores, facilitando a comunicação entre ambos de uma forma completamente inovadora. Assim, por terem acesso a todo tipo de informação, as pessoas passaram a decidir quais produtos e serviços consumir. Neste cenário, a fidelização de clientes se torna uma estratégia indispensável para a sobrevivência de qualquer negócio, independentemente do seu tamanho.

Mas aí surge uma pergunta: como fidelizar um cliente e transformá-lo em um divulgador da minha marca? Qual é a melhor maneira para conquistar a confiança do meu cliente e mantê-lo interessado nos meus produtos e serviços por mais tempo?

Nos próximos tópicos vamos responder essas perguntas, além de dar 6 dicas imperdíveis sobre como ter sucesso na fidelização de seus clientes. Acompanhe!

1- Atendimento acima da média

Mais do que simplesmente saber atender ao telefone ou realizar conduzir uma reunião on-line, o atendimento demonstra que existe um desejo por parte da sua marca em compreender as necessidades dos seus consumidores.

De nada adianta ter uma equipe de atendimento à disposição se a mesma não está por dentro do negócio. Além de transmitir uma imagem de amadorismo, uma comunicação falha tende a gerar resultados negativos a curto e médio prazo.

Para evitar esse cenário catastrófico, capacite seus colaboradores, oferecendo treinamento e qualificação constante, de modo que eles se habituem com a realidade do negócio.

Se possível, entre em contato com os clientes e sugira um treinamento presencial em um das unidades da empresa parceira. Após isso, o alinhamento de metas e processos se tornará muito mais natural e dinâmico.

2- Organize processos

Na posição de gestor é imprescindível que você saiba como organizar processos internos em relação ao trabalho com seu cliente. O uso de planilhas, por exemplo, facilita tanto a visualização de resultados quanto a ordenação de tarefas que ficarão sob responsabilidade da sua equipe.

Em uma estratégia de inbound marketing envolvendo marketing de conteúdo ou links patrocinados isso pode se tornar bastante útil e vantajoso, já que demonstra cuidado, zelo e organização interna entre as áreas envolvidas na aquisição de resultados.

3- Mantenha contato próximo

Estar sempre à disposição para esclarecer dúvidas, alinhar estratégias, sugerir processos e marcar reuniões é um dos principais diferenciais de quem pretende aprimorar a fidelização do cliente.

Imagine como seria desconfortável para você se ninguém da sua equipe estivesse disponível para resolver um problema que surgiu próximo do final do expediente?

Caso não tenha os conhecimentos necessários para auxiliar o cliente, a presença de um ou mais especialistas pode ajudá-lo em um momento delicado, que pode se transformar na solução de um problema e também na construção da confiança e credibilidade entre você e seu cliente.

4- Ofereça serviços e produtos de qualidade

Ao demonstrar preocupação em garantir o melhor serviço, solução ou produto, a sua empresa mostra que busca o crescimento e consolidação da marca do cliente em questão no mercado.

Desse modo, para se diferenciar de sua concorrência, é necessário oferecer uma experiência personalizada. Por isso, torne a experiência do seu cliente a melhor possível, a fim de que o mesmo seja fidelize e, também, indique sua marca para amigos e familiares.

5- Foque em um segmento, mas não se prenda apenas nele

Ter um foco definido ajuda e muito o direcionamento de estratégias para fidelizar clientes. Em uma empresa que precisa crescer rapidamente e entrar em um mercado de nicho, essa escolha é essencial para garantir seu sucesso.

Assim, com o passar do tempo e a consolidação do negócio, já é hora de observar o mercado e dependendo do seu direcionamento, focar em novas frentes com o objetivo de se adaptar a novos caminhos.

6- Monitore métricas e metas

Metas envolvem objetivos e alinhamento estratégico, tanto em relação à empresa, como em relação à equipe e a cada funcionário, individualmente. Assim, é essencial definir metas e alinhar as etapas que deverão ser seguidas para o cumprimento de cada uma delas.

Já as métricas são fundamentais para que você veja como anda o seu atendimento, permitindo que você faça uma avaliação precisa sobre o momento atual do negócio.

Dessa forma, você pode verificar se os treinamentos que oferece são eficientes, se as metas estabelecidas são realistas e se seus funcionários estão se esforçando para cumpri-las.


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