7 ferramentas de Marketing Digital para Empreendedores

Para você que está empreendendo, confira 7 ferramentas para alavancar a sua empresa!

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Entre 2015 e 2016, cresceu 87% o número de soluções tecnológicas focadas em marketing, segundo o estudo Marketing Tecnhology Landscape. Esse aumento segue a evolução do marketing digital, mas também deixa mais complexa a tarefa de empreendedores na tarefa de identificar e implementar ferramentas que atendam às necessidades do negócio.

Para ajudar neste desafio, selecionamos 7 ferramentas de marketing digital essenciais para alavancar negócios e aumentar a presença on-line. Portanto, confira a seguir.

1. Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta gratuita mais utilizada pelos profissionais de marketing digital. Por isso, ele tem como principal objetivo monitorar o tráfego de um site, e-commerce ou aplicativo.

Dentro da plataforma é possível analisar relatórios-padrão e também customizar os dashboards de acordo com a necessidade do seu negócio. Além dos dados referentes à experiência do usuário, ele também fornece informações proprietárias do Google sobre a audiência, como idade, gênero, interesses, afinidades e segmento de mercado.

2. Google Search Console

O Google Search Console é uma plataforma gratuita para monitorar e preservar a presença de um site nos resultados de busca do Google.

Como resultado, a ferramenta oferece um dashboard completo com muitas informações importantes, que impactam diretamente no desempenho da página quando o foco é ranqueamento no mecanismo de busca do Google.

3. Hotjar

Para melhorar a experiência do usuário de um site é importante monitorar as interações dos usuários com todos os elementos da página. Assim, a ferramenta oferece um pacote completo para mapear a jornada do consumidor dentro do site:

  • Heatmaps: mostra por onde os visitantes passaram o mouse na tela;
  • Clickmaps: indica as áreas onde os visitantes mais clicaram em seu site;
  • Scrollmaps: mostra a profundidade de rolagem do mouse dentro de uma página;
  • Visitor Recordings: grava a sessão do usuário em vídeo acompanhando o movimento do mouse e cliques;
  • Feeback Poll: enquetes com perguntas sobre o conteúdo e pesquisas de satisfação;
  • Test User: seleciona usuários para realizar testes de experiência e design.

Desse modo, com essas informações é possível priorizar mudanças de layout, otimizar as taxas de conversão, criar experimentos, melhorar os CTAs (call-to-action) dentre outras ações.

4. Google Tag Manager

Implementar e administrar tags de acompanhamento de diferentes ferramentas de monitoramento pode ser uma tarefa complexa e normalmente envolve o time de TI. Assim, para centralizar e simplificar a gestão destas tags, o Google criou o Tag Manager.

Com esta ferramenta, qualquer profissional que tenha acesso à plataforma pode adicionar ou alterar tags, sem ter que acessar a linha de código do site. Assim, o Tag Manager aumenta a agilidade e autonomia do time de marketing, possibilitando atualizações de scripts no site em tempo real de maneira centralizada e segura.

5. Canva

Uma excelente ferramenta gratuita de design. Dessa forma, os principais diferenciais do Canva são a sua interface intuitiva, as inúmeras opções de layout e customização dos templates.

Assim, ele permite também que a equipe colabore com sugestões pontuais, tornando o processo de aprovação e compartilhamento das peças menos burocrático e mais prático.

6. RD Station

A RD Station é uma plataforma completa de automação de marketing, com todas as funcionalidades necessárias para automatizar os processos de uma estratégia de Marketing Digital. Assim, ele possibilita às empresas atrair visitantes ao site, transformar visitantes em oportunidades de negócio, relacionar-se com esses potenciais clientes, fechar vendas e analisar o ROI de cada canal.

Como resultado, uma grande vantagem desta ferramenta é a funcionalidade dedicada à inteligência de negócios, que permite entender quais canais e campanhas estão trazendo mais retorno e como está o desempenho geral dos negócios, possibilitando uma melhor tomada de decisão no futuro.

7. Trello

Grande parte dos processos de marketing digital é multidisciplinar e envolve diversas pessoas e áreas, por isso fazer o planejamento e a gestão de todas as demandas que estão em andamento é uma tarefa complexa. O Trello pode ajudar nesta missão: uma ferramenta colaborativa para organizar projetos em quadros.

A simplicidade do Trello é o segredo do sucesso, ele possui diversos recursos para gerenciar não só os projetos em andamento como o desempenho da equipe como um todo. Por meio da análise dos quadros, cartões, etiquetas e checklists, gerenciar e atualizar os prazos e status de cada projeto é uma tarefa simples e intuitiva.

Assim, o Trello possui um sistema bem eficiente de notificações via e-mail, basta começar a seguir um quadro para receber todas as atualizações em tempo real. Também é possível criar times e delegar tarefas, compartilhar arquivos e filtrar os quadros por palavra-chave, status, tag, etc.

Ele também disponibiliza um aplicativo para que você possa acompanhar os projetos onde estiver.


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