Quer criar os melhores conteúdos? Então, confira as melhores ferramentas de busca de palavras-chave!
Em tempos de avanço tecnológico e de grande expansão do digital, conhecer ferramentas de SEO é essencial para que seu site se destaque nos buscadores. Falando especificamente de conteúdo, não basta simplesmente buscar e aplicar palavras-chave, é preciso entender esse processo como uma estratégia poderosa de marketing de conteúdo.
O Google é uma das maiores vitrines digitais para marcas que buscam se aprofundar no estudo das keywords mais pertinentes ao seu nicho e que fazem isso de forma constante e escalável. No entanto, para fazer uma pesquisa avançada de palavras-chave, é necessário entender alguns aspectos básicos, como:
- Existem diferentes tipos de palavras-chave e cada uma delas correspondem a uma intenção de busca específica;
- Para traçar uma estratégia de conteúdo assertiva é necessário ter um público alvo definido;
- Encontrar as palavras-chave é o primeiro passo do desenvolvimento de um cronograma de postagens, que também exige planejamento e constância;
- Usar as ferramentas SEO corretas pode te fornecer insights para a criação de conteúdo em vídeo, posts, categorias e até redes sociais. Aproveite essas ideias!
Pensando em tudo isso, selecionamos 5 entre as principais ferramentas para pesquisa de palavras-chave e análise de conteúdo SEO.
Assim, na nossa lista você irá encontrar algumas opções pagas e outras gratuitas. Sem dúvidas, de acordo com o orçamento do seu negócio, essas ferramentas irão te ajudar a produzir o melhor conteúdo para a sua empresa. Confira o tópico a seguir!
1- SEMrush
Considerado uma das melhores ferramentas do segmento, o SEMrush é bastante preciso, super intuitivo e fácil de usar. Assim, é ideal para quem procura ter a concorrência em suas mãos a fim de desenvolver planos estratégicos eficientes no conteúdo.
Além de elencar dados relevantes sobre as palavras-chave de seu interesse, esta ferramenta também oferece relatórios que demonstram os investimentos em Ads de seus concorrentes e qual é o retorno pago e orgânico do site deles.
Já deu para perceber por que essa ferramenta pode facilitar seu trabalho, não é mesmo? Os benefícios ainda envolvem a demonstração dos backlinks, comparativos e gráficos que ajudam a acompanhar o ganho de palavras-chave ao longo do tempo.
Essa também é uma ferramenta paga, para usá-la é necessário investir mensalmente. Agora, que tal conhecermos uma opção gratuita? Vamos lá!
2- Google Trends
Você tem interesse em descobrir as métricas dos tópicos mais buscados no mundo recentemente? Então, o Google Trends pode ser tudo o que você precisa! Por meio dele, você terá acesso aos assuntos mais pesquisados pelos usuários do mundo todo.
Dessa forma, tudo o que você precisa fazer é acessar a página e inserir o termo a ser pesquisado. Em segundos você terá em mãos um mapeamento dos níveis de interesse do usuário naquela palavra-chave ao longo dos dias.
Ainda na mesma página, a ferramenta mapeia alguns termos relacionados à keyword pesquisada, mostra o nível de interesse em cada região do país e sugere outras buscas que possam te interessar. Tudo isso sem pagar nada!
3- Answer the Public
“Encontre o que as pessoas estão buscando”. É assim que o Answer the public se define. Na prática, funciona exatamente dessa forma: você irá encontrar perguntas populares para a palavra-chave que buscar, além de comparações entre termos opostos, proposições pertinentes às palavras-chave e sugestões de pesquisas relacionadas.
Inicialmente, a enxurrada de informações pode nos confundir um pouco, mas a plataforma é bem dividida, dando uma ideia prática de como utilizar cada campo. Nesse caso, não temos a análise histórica dos termos pesquisados nem a auditoria dos sites correntes, no entanto, trata-se de uma ferramenta simples e gratuita, o que pode ser ideal para estratégias básicas.
4- Ubersuggest
O Ubersuggest foi desenvolvido para a pesquisa de palavras-chave. Marcas que precisam traçar planos de ação sobre um nicho específico podem utilizar essa ferramenta gratuita sem medo de errar!
Assim, através dela, também é possível encontrar trends essenciais do mercado, analisar o volume de buscas dos termos, entender o keyword difficulty e observar os URL indexados, tudo isso gratuitamente. Está buscando por ideias de conteúdo? Confira essa opção!
5- Keyword Tool
Ao pesquisar por uma palavra-chave no Keyword Tool, você pode ter acesso a mais de 750 sugestões de termos relacionados. Desse modo, a ferramenta é totalmente voltada para a produção de conteúdo, assim, disponibiliza número de buscas, questões sobre o tema e até preposições.
Por lá, você também consegue segmentar sua busca por meio dos buscadores. Ou seja, é possível escolher entre visualizar os resultados do Google, Bing, Youtube, Instagram, entre outros. Apesar de ser uma alternativa gratuita, para aproveitar todos os recursos da ferramenta é preciso fazer o upgrade para um versão paga.
Através destas Dicas de Marketing Digital, a sua empresa alcançará resultados excepcionais em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias para o sucesso de sua marca!
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