Como fazer o Marketing de Influência?

Para engajar mais o público e desenvolver a sua marca como uma autoridade, o marketing de influência é uma excelente alternativa dentro do mundo digital!

marketing-de-influência-no-Brasil
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Todos os anos, diversas tendências melhoram o “jogo” no ambiente online. Assim, o marketing digital sofre algumas mudanças que podem alavancar as ações com o cliente (isto, a partir de um trabalho bem feito). Como resultado, em 2022, o Marketing de Influência é um assunto em alta.  Portanto, ele possibilita a implementação de uma estratégia, a qual ajudará no sucesso de qualquer tipo de projeto ou organização! Descubra diversas informações neste artigo.


Informações Relevantes deste Marketing

– Definição do modelo

Para iniciar a discussão, é necessário entender o conceito desse termo. Além disso, descobrir algumas características que compõem este modelo de publicidade será importante para aplicá-lo no futuro.

Assim, antes de qualquer atividade, analise esta explicação, que foi fornecida pelo website Influency:

Marketing de influência é uma abordagem de marketing que consiste em praticar ações focadas em indivíduos que exerçam influência ou liderança sobre potenciais clientes de uma marca.

O que podemos observar? A meta principal da estratégia é usar a imagem de indivíduos famosos, a fim de que estas pessoas influenciem a decisão de um nicho específico para a compra de produtos e serviços.

Portanto, é necessário entender que o marketing de influência é uma associação entre a sua empresa e a “marca humana”, que irá lhe proporcionar um apoio para fidelização dos consumidores. Como resultado, é preciso escolher muito bem esta personalidade, para que o trabalho surta o efeito aguardado ao final!

– De que forma funciona o marketing destes influenciadores?

Estes indivíduos se tornaram famosos, a partir da criação de um conteúdo direcionado para um grupo de usuários online. Assim, com muita criatividade e recorrência nas postagens, estas pessoas demonstraram autoridade e um bom conhecimento em certos assuntos.

Como resultado, a transmissão das informações de grande valor e o acompanhamento da evolução do seu nicho de negócios proporcionou o aumento da base de fãs. Consequentemente, isto trouxe mais dinheiro e popularidade.

Um exemplo da força dos influenciadores é a indicação de um produto para a sua base. Sem nenhuma dúvida, no momento em que o indivíduo famoso recomenda uma solução, seus seguidores terão confiança para adquirir e utilizar este material!

Portanto, é este fator que as empresas e organizações procuram: um influenciador que, com o seu potencial na web e base ampla de pessoas, convença um determinado público para comprar um produto ou serviço.

– Formatos do Marketing com os Influenciadores

No mercado de marketing, existem dois modelos comuns para influenciar os clientes. Assim, a partir da sua necessidade, você poderá escolher o formato ideal para o projeto.

Portanto, conheça abaixo alguns dados acerca destes formatos:

  • Mídia paga (paid media): aqui, o influenciador digital será pago, de acordo com a presença nas campanhas promocionais ou atividades pontuais que destaquem a marca. Portanto, a sua influência estará no resultado da comercialização de determinadas soluções. Além disso, nesse tipo de comunicação digital, deve existir uma sinergia entre as partes (pessoa de renome e empresa). Isso porque, o produto ou serviço deve se alinhar ao posicionamento do influenciador na web.
  • Mídia conquistada (earned media): os influenciadores, neste formato, são os parceiros da organização. Assim, não existe um ganho financeiro. Isto acontece, porque – em certos nichos de negócio – será interessante para o famoso se atrelar a uma determinada marca sem cobrar nada. Como resultado, esta parceria aumentará a sua autoridade, visibilidade e o alcance de novos seguidores. Portanto, é um trabalho de relações públicas.

Para tomar a melhor decisão, caberá a marca analisar as duas opções e identificar aquela que melhor se encaixa no seu planejamento de marketing digital.

– De que forma uma empresa pode identificar o influenciador ideal?

Com os conhecimentos sobre este tema, chegou o momento de identificar o perfil do indivíduo que realize o seu marketing de influência. Porém, não fique preocupado(a): nós iremos te ajudar.

Para encontrar estes indivíduos famosos, em primeiro lugar, pesquise nas mídias sociais. Identifique os perfis mais ativos, os quais possuem uma grande quantidade de seguidores. Além disso, verifique se há uma interação constante entre os usuários e essa pessoa. Isto porque, de nada adiantará ter um parceiro com um grande número na rede social, se não existe a presença ativa do seu público!

Posteriormente, entre em contato e peça o máximo de informações sobre o influenciador. Assim, será simples fechar um apoio para a sua marca.

Importante: quem são os principais em nosso país?

Em nosso país, temos diversos exemplos dentro do marketing de influência. Esse texto destaca as 11 personalidades com mais seguidores e fãs nas redes sociais.

Alguns, são muito conhecidos: o jogador de futebol Neymar (materiais esportivos), a apresentadora Maísa (que está, desde criança, na televisão e continua requisitada no mercado publicitário) e Anitta (cantora brasileira pop de maior sucesso na atualidade).

Além disso, com os reality shows atuais, surgiram novas personalidades, como a ex-BBB Juliette. Assim, após aparecer no Big Brother em 2021, saiu de poucos seguidores para milhões de fãs em todo o Brasil!

Portanto, tenha em mente: contratar um influenciador tem como objetivo maximizar o lucro com a venda das suas soluções. Desta forma, pesquise muito bem e faça a melhor escolha para a sua marca.


Marketing de Influência: como fazer o seu projeto?

Marketing de Influência
Marketing de Influência

Criar um plano de ação com influenciadores não é algo difícil. Porém, é interessante seguir um passo a passo, a fim de facilitar todo o trabalho posterior.

Assim, com o objetivo de lhe apoiar neste momento, destacamos abaixo um roteiro simples. Como resultado, ele irá te auxiliar na criação do seu primeiro projeto de marketing de influência:

1) Defina as suas Metas

Em primeiro lugar, saiba quais são os seus objetivos principais no projeto. Assim, faça algumas perguntas a si mesmo e a sua equipe:

  • De que forma o marketing de influência lhe proporcionará uma aproximação com o seu público?
  • Qual é a sua capacidade financeira (orçamento)?
  • Como será esta parceria?
  • Qual nicho de mercado será o foco?

Importante: para melhorar este passo, atue com os Objetivos SMART.

2) Faça as análises necessárias

Desenvolva uma análise objetiva, em cima do perfil dos seus seguidores. Descubra quem é a sua persona. Isso é importante, porque ajudará na procura pelo influenciador que está mais próximo da identidade de sua marca.

Além disso, faça também uma observação do seu mercado e do trabalho que os concorrentes realizam.

3) Crie a sua Listagem com os Principais Influenciadores

Para facilitar a escolha do influenciador ideal, o melhor caminho é gerar uma pequena lista, com as informações mais relevantes sobre cada um. Importante: opte por um influencer que esteja dentro da sua capacidade financeira.

4) Faça o seu Projeto em conjunto com esta personalidade

Finalmente, após definir a parceria, agende uma primeira reunião online ou presencial para conversar e explicar o seu planejamento de marketing digital. Isso é importante, porque você poderá ouvir ideias e sugestões desta pessoa.


Nossa agência de marketing pode ter ajudar a montar o melhor projeto de marketing com influenciadores! Assim, fale com a nossa equipe!

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