Estratégias de Design para o Marketing Digital

Ter a presença de um Bom Design no seu planejamento é muito importante para potencializar o seu Marketing Digital.

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O sucesso do marketing digital, nos últimos tempos, é algo impossível de não notar. Isso acontece, porque o alcance das pessoas que utilizam a internet (seja pelos computadores ou telefones celulares) cresceu muito. Como resultado, as marcas que estão presentes neste ambiente divulgam os produtos e serviços com uma maior facilidade. Porém, de nada adianta investir dinheiro e tempo na criação da sua propaganda digital, se não houver uma preocupação com o design e os materiais gráficos. Portanto, para o seu entendimento, falaremos sobre a importância de um visual bem arrojado e belo em qualquer estratégia.


O que é o Design?

Em primeiro lugar, é imprescindível conhecer a definição correta do termo. Assim, para responder esta questão, utilizaremos a explicação da Rock Content. Portanto, de acordo com esta empresa, podemos definir o design como:

Um processo ou ciência, que tem por fim solucionar um determinado problema — seja ele qual for — por meio da manipulação de atributos visuais.

Em outras palavras, é a utilização de uma gama de recursos visuais, os quais irão contribuir para melhorar ou tornar uma estratégia de marketing mais efetiva.

Assim, podemos destacar alguns elementos que compõem este processo de branding:

  • Elaboração de Materiais Gráficos para postagem nas mídias sociais;
  • Desenvolvimento da Marca da Empresa e de sua Identidade Visual;
  • Criação dos Banners ou Imagens para utilização em campanhas de vendas online;
  • Criação de um Website atrativo e visualmente bonito;
  • Desenvolvimento de apresentações, propostas e contratos para parceria com o cliente e os fornecedores.

Por que é importante investir no Design de uma solução ou organização para melhorar o marketing online?

Com certeza, você já ouviu a expressão “a primeira impressão é a que fica”. Apesar de comum, tem uma relevância – quando pensamos na apresentação da identidade visual de qualquer tipo de marca.

Isso ocorre, porque – no momento em que o cliente (seja uma pessoa física ou jurídica) entrar em contato com você, há grandes chances de que procure conhecer o seu site, as mídias sociais e outras plataformas.

Portanto, qualquer empreendedor precisa estar totalmente pronto para fornecer uma imagem positiva. Assim, é preciso que exista um capricho e planejamento na construção de atributos visuais dos produtos, serviços e marca.

Como resultado, ao perceber que a sua empresa possui uma enorme preocupação com este fator, a sua autoridade e capacidade de entregar os melhores resultados (perante ao consumidor) aumentará drasticamente.

Consequentemente, as chances de vender o seu produto ou serviço por um preço justo também serão maiores.

Experiência do Usuário x Design: qual é a relação entre estes dois termos?

Muitas pessoas não imaginam, mas a experiência do usuário (dentro de um site, em uma landing page ou até mesmo nas mídias sociais) só será 100% satisfatória se o visual do ambiente for interessante.

Isso é um fato, porque os acessos aos links, as páginas e ao conteúdo precisa ser simples e objetivo. Caso aconteça alguma dificuldade de encontrar um dado específico, a tendência é que o seu futuro consumidor saia desse local e procure o que deseja no concorrente.

Portanto, o papel do design é crucial para o sucesso de uma marca no ambiente online. Assim, ter um website com um layout bonito, limpo e de fácil usabilidade (por exemplo) será um fator preponderante para que os seus clientes entrem neste espaço e encontrem o que buscam.

Além disso, no caso das imagens (como banners e ilustrações para posts), é importante que as informações estejam bem organizadas. Como resultado, o usuário irá observar a mensagem e não terá maiores dificuldades em entender quem é a empresa, os seus produtos e serviços.

Assim, priorize a criação de diversas peças publicitárias de alto valor, mas que tenham os objetivos bem definidos e as informações estipuladas no formato correto!


Estratégias de Marketing Digital para que o Design da sua Marca contribua para o seu planejamento estratégico!

dicas-para-criar-uma-marca-branding
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Agora que você descobriu diversas informações sobre o papel do design em uma campanha de publicidade na web, chegou o momento de visualizar algumas ações estratégicas de alto impacto nesse segmento.

Assim, a partir da aplicação correta destas atividades, sua organização alcançará melhores respostas no dia a dia. Isso porque, haverá uma prioridade na criação dos elementos visuais que possuam eficácia.

Portanto, destacamos abaixo algumas táticas para a sua apreciação e conhecimento:

1- Utilização das Cores

Em primeiro lugar, é muito interessante enfatizar a psicologia das cores. Isso porque, elas contribuem (diretamente) para melhorar a percepção, o sentimento e as reações do público-alvo frente a um produto ou serviço.

Como resultado, no momento em que uma marca cria um site ou um blog com as cores certas, a tendência é que o seu consumidor acesse o conteúdo e tenha “prazer” em conferi-lo.

Além disso, é necessário ressaltar que cada tipo de cor se relaciona com cada nicho de mercado. Portanto, é muito relevante que uma marca saiba aplicar esta ação da melhor forma. Observe os exemplos a seguir:

  • Vermelho: grandes emoções, como a paixão. Assim, é interessante para a alimentação e o transporte.
  • Azul: profissionalismo e a seriedade. Muito bom nas áreas de saúde, tecnologia e finanças.
  • Verde: ética e serenidade. Assim, se relaciona muito bem com a natureza e os projetos ambientais.
  • Amarelo: calor e alegria. Portanto, identifica-se com as áreas de energia e imobiliária.
  • Roxo: luxo e a realeza. Ideal para o segmento de vestuários ou linhas aéreas.

2- Construção de Imagens Interessantes

É muito importante desenvolver materiais gráficos bonitos e de bom gosto. Porém, de nada adianta criar um banner ou postagem, se cada um deles não repassar – de modo correto – a mensagem do conteúdo de vendas.

Portanto, seja objetivo (sempre que escrever um título ou um pequeno texto na figura). Além disso, não tente “enfeitar demais”: faça um procedimento simples.

3- Identifique os Materiais com a sua Marca

Desde a construção dos cartões de visita até a finalização do site, nunca esqueça de que estas imagens representam a sua empresa ou projeto para o consumidor. Assim, procure fornecer as peças que estejam de acordo com a missão, metas e visão de futuro.

Como resultado, isso contribuirá para que o cliente identifique sua organização – no momento em que observar qualquer plataforma e material gráfico de sua autoria!


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