7 Dicas para otimizar sua estratégia de Marketing de Conteúdo

Quer produzir conteúdo que atraia clientes? Então, confira 7 dicas para ter sucesso com a estratégia!

Marketing de Conteúdo
Marketing de Conteúdo

Já não é novidade que é necessário produzir conteúdo relevante e atrativo para conquistar relevância na internet, especialmente em uma época de muita concorrência. Falar do seu produto de forma explícita o tempo todo não funciona mais, seu cliente precisa entender melhor o que você faz e sentir-se interessado pelo conteúdo.

Por isso, é preciso que seu negócio esteja presente nas redes sociais em que seu público está e utilize esses canais para publicar inúmeros materiais que ajudarão as pessoas certas a chegarem até você. Nesse artigo, listamos 7 dicas para otimizar sua estratégia de marketing de conteúdo. Confira!

1) Tenha um blog

Por mais que você já esteja apostando em mídias sociais, é necessário também ter um espaço próprio para publicar conteúdo. Assim, o blog é um espaço para levar seus potenciais clientes a fim de conhecer um pouco mais sobre sua marca, inclusive usando as redes sociais para segmentar e atrair o público certo.

A plataforma de blogs mais utilizada é o WordPress e, diariamente, milhares de profissionais publicam conteúdos em locais como esse. Os blogs começaram como diários pessoais, mas hoje é essencial que as empresas também tenham um. Ou seja, uma boa lição de marketing de conteúdo é variar as mídias nas quais você está presente.

2) Planeje-se

Antes de começar a produzir conteúdo é preciso saber que um planejamento é extremamente importante. Começar entendendo os objetivos do negócio, depois quem são as personas (modelos de clientes ideais), descobrir temas relevantes e criar um cronograma de publicações, organizando-o por temas e tipos, por exemplo. Nele, você pode definir periodicidade de postagem, linguagem que vai usar, quantidade de posts e outros materiais ricos que vai produzir. Dessa forma, você tem um norte a seguir.

É preciso prezar por qualidade, não quantidade. E os conteúdos devem ser conectados, levando uma audiência genérica, aos poucos, a consumir conteúdos mais completos, ir entendendo sobre o que você faz, vendo-o como referência no mercado e, por fim, chegando à fase de fechar um negócio com você.

3) Reotimize conteúdos já publicados

Às vezes, você tem conteúdos que estão no ar há meses ou anos. Mas sabia que dá para otimizá-los? Leia o texto novamente e entenda o que falta nele. Um título melhor e mais curto? Uma imagem? Uma reformulação do formato? Exemplos práticos? Na dúvida, pesquise o assunto do texto no Google e leia pelo menos os cinco primeiros resultados. Veja o que é abordado.

Sua missão é transformar seu conteúdo em algo melhor que esses outros resultados, de forma que o seu seja o melhor de todos!

4) Não seja obcecado por conversão

Calma, nem tudo precisa converter na hora. Muitas vezes, o conteúdo é um caminho que pouco a pouco fará com que seu potencial cliente o conheça melhor e confie em você.

Então, inclua em seus conteúdos links a fim de levar o leitor a outro material. Ou mesmo a uma chamada para ação, como por exemplo, uma forma de entrar em contato para saber mais, formas de baixar um material que vai pedir dados antes de deixar prosseguir, etc.

Marketing de conteúdo funciona, mas é preciso ser paciente, manter o foco, produzir conteúdos bons mesmo que no começo ninguém os leia.

5) Utilize links em seus textos

Você quer que o visitante leia o conteúdo, certo? E, além disso, quer que ele veja outros materiais, não que vá embora rápido do seu site. Então coloque links entre os textos, relacionando os assuntos. Assim, o visitante pode acessar outros conteúdos de interesse também. Mas não se esqueça de que é preciso ter também call-to-action, chamando para algumas ações, do tipo: “leia, teste, assine”, entre outros.

6) Ofereça materiais ricos

As pessoas adoram baixar materiais ricos. O que é isso? Um e-book é um tipo de material rico, ele oferece valor ao ser baixado, a pessoa fica com um material organizado que pode ser lido depois em formato PDF.

Outros formatos são testes online, vídeos, webinars, planilhas. São exemplos que ajudam a criar uma lista de pessoas que querem receber mais materiais seus.

7) Cuidado com automatização em excesso

Se sempre que alguém baixar algo a resposta for exatamente a mesma, se sempre que escrever um e-mail o formato for o mesmo, seu cliente vai perceber o excesso de automação. Todo o processo precisa ser personalizado e ele inclui, inclusive, o pós-venda.


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