Copywriting: o que é e como funciona?

No marketing, existem ações estratégicas que facilitam o dia a dia do profissional. Assim, você poderá utilizar estas táticas para captar novos clientes. Portanto, uma delas é o copywriting.

copywriting
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O marketing digital é uma área da comunicação, a qual possui um conjunto de atividades muito complexo. Assim, existem táticas que variam dos anúncios no Google até o gerenciamento de mídias sociais. Como resultado, uma marca terá a oportunidade de escolher o procedimento que melhor se encaixa as suas necessidades e focar neste trabalho. Pensando nisso, gostaríamos de destaca as ações de copywriting.


O que é o Copywriting?

Em primeiro lugar, com o intuito de elucidar esta ideia, iremos destacar uma definição sobre esse assunto. Assim, será muito fácil entender melhor o processo.

Portanto, a partir da explicação do site Rock Content, é possível definir a atividade como: “Estratégia de produção de textos persuasivos para Marketing e Vendas com o objetivo de gerar conversões.”

Em outras palavras, significa desenvolver diversos conteúdos relevantes e que exerçam uma influência no usuário. Como resultado, tudo isso poderá trazer muitos novos consumidores pontuais e recorrentes.

Como funciona?

Uma boa ação estratégica de copy irá desenvolver um conteúdo de sucesso, o qual terá um direcionamento para alcançar a venda de soluções para os novos clientes. Assim, a ideia é produzir alguns textos impactantes para:

  • Emails Marketing;
  • Sites Institucionais;
  • Anúncios no Google;
  • Anúncios nas Mídias Sociais;
  • Catálogos de Produtos e Serviços.

Como resultado, o trabalho nesta estratégia é um pouco diferente da redação de um conteúdo simples. Isso porque, o copywriting possui um objetivo específico – que é o foco na nova conversão de clientes. Assim, se caracteriza neste meio como uma tática muito comum no Inbound Marketing.

Além disso, durante a criação dos artigos ou emails (por exemplo), o profissional irá educar e capacitar o seu cliente ideal para que ele ganhe – durante a sua jornada – mais confiança na sua solução.

Portanto, após todas as etapas, esta pessoa estará pronta para comprar a sua solução, com a garantia de que lhe proporcionará os resultados que precisa no dia a dia!


Qual é o papel do Copywriting dentro do Marketing de Conteúdo?

Com um planejamento correto, o Marketing de Conteúdo deseja atrair o seu público-alvo e trazer um engajamento maior com os materiais gratuitos e pagos de qualidade. Como resultado, a meta é que estes indivíduos “consumam” essas informações relevantes e se convençam de que um produto ou serviço é muito bom.

Mas, onde a estratégia de copy vai entrar neste conjunto de ações?

O copywriting será o passo imprescindível para que o leitor queira analisar o contéudo. Isso porque, a construção dos textos proporciona a criação de documentos e artigos orientados para vendas. Assim, a criação de cada parágrafo, das palavras-chave e de chamadas para ação estará no caminho certo.

Portanto, a partir das informações corretas, definição da persona e do público-alvo, o trabalho do copywriter será algo muito mais fácil. Desta forma, a tendência é que as respostas sejam excepcionais!


Como eu posso criar uma estratégia de copy?

marketing de conteúdo
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Em primeiro lugar, procure desenvolver uma escrita correta. Assim, fique atento(a) a todas as regras de ortografia, gramática e concordância. Assim, não irão acontecer deslizes e outros problemas.

Além disso, é muito importante que este conteúdo inspire o usuário, crie um relacionamento da sua empresa com o leitor e motive os indivíduos a tomarem as atitudes que se esperam dele. Como resultado, a tendência é que as respostas em vendas e novos contatos cresçam!

Existem outras etapas – que precisam estar em destaque neste tópico. Portanto, com a meta de facilitar ao máximo o seu entendimento, observe os parágrafos a seguir:

1- Pesquise outros conteúdos para desenvolver um ótimo Copywriting

Com a finalidade de se inspirar, leia alguns conteúdos que já alcançaram o sucesso. Assim, você terá a oportunidade de analisar o material, os tópicos em evidência e o call-to-action (chamada para ação) criado para conversão.

Portanto, escolha de 3 a 5 artigos, observe tudo e retire o máximo de informações possível!

2- Tenha um Objetivo

Determine o objetivo principal de cada um dos seus artigos e textos. Isso é importante, porque algumas estratégias terão como foco o público que “não conhece nada do tema do seu negócio” ou “pessoas que entendem do assunto”.

Assim, com uma meta ideal, será muito simples aplicar estas técnicas e criar um ótimo texto! Importante: evite criar objetivos muito difíceis de atingir. Portanto, foque em metas reais!

3- Seja Único

Não use alguns vídeos, artigos ou emails e copie tudo. Assim, procure implementar a criação de um material inédito, único e 100% exclusivo! Como resultado, o consumidor terá a sensação de que sua marca é uma empresa que deseja ajudá-lo. Além disso, você passará a imagem de ser uma autoridade!

4- Utilize a Otimização dos Mecanismos de Busca (SEO)

Para que o seu conteúdo da copy alcance um grande número de pessoas na pesquisa do Google, é muito relevante conhecer as principais informações sobre o SEO e suas propriedades. Assim, se você deseja saber mais sobre este tema, clique neste link e confira alguns dados.

5- Conheça o seu Público-Alvo e a Concorrência

Para que a produção da sua estratégia de copy tenha sucesso, é muito importante conhecer o seu público. Assim, é necessário saber as suas necessidades e os desejos. Como resultado, você poderá desenvolver um conteúdo com muita qualidade e que ajude o cliente a resolver as suas dificuldades.

Além disso, nunca deixe de acompanhar a sua concorrência. Isso é algo imprescindível, porque você saberá quais são as estratégias com as quais estas marcas atuam. Como resultado, poderá desenvolver ações superiores e que tragam mais valor para os seus produtos e soluções.

6- Acompanhe e Monitore cada uma das Métricas

Finalmente, após o artigo ou conteúdo estar online, não deixe de acompanhar cada uma das estatísticas que sejam fornecidas. Assim, será possível identificar se os materiais estão no caminho correto e atraem o seu público-alvo.

Além disso, caso o leitor não priorize o que você desenvolve no marketing de conteúdo, será preciso revisar toda a sua estratégia de copywriting e melhorá-la. Isso porque, ela precisa apresentar bons resultados!


Portanto, para implementar o melhor marketing de conteúdo e as estratégias corretas de copywriting, conte com o apoio da nossa agência de publicidade digital!

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