Automação de Marketing: Saiba mais sobre esta Estratégia!

A partir destas técnicas de Automação de Marketing, sua empresa irá gerar mais leads, terá maior presença nas redes sociais, além de aumentar seu lucro!

Automação de Marketing
Automação de Marketing

Cada vez mais um termo o termo Marketing Digital tem se popularizado na internet. Dessa forma, se você já ouviu falar sobre este tema, provavelmente, também escutou sobre Automação de Marketing.

O público que acessa a web é bastante extenso e as estratégias de marketing digital que podem te auxiliar a atraí-los são variadas. Entretanto, executá-las com excelência é um grande desafio tanto para os pequenos empreendedores quanto para as grandes corporações. Assim, neste momento, a automação de marketing entra em ação!

Como resultado, ela auxilia as organizações a alcançarem potenciais clientes em grande escala, mas de modo personalizado. Dessa maneira, se você ainda tem dúvidas sobre como ela funciona e por que você deve adotá-la, acompanhe este artigo, pois vamos esclarecer todas estas questões. Assim, observe os tópicos abaixo.

O que é Automação de Marketing?

Automação de Marketing é uma estratégia que se utiliza de softwares e outras tecnologias para agir em escala e maximizar os resultados de uma determinada marca. Assim, através dela, é possível identificar, acompanhar e agir de modo personalizado com o seu público, otimizando o relacionamento com o mesmo e, consequentemente, as vendas.

Por exemplo, toda semana, uma equipe de marketing digital precisa publicar conteúdos no blog a fim de atrair novos públicos. Após, é necessário divulgar estes posts nas redes sociais e gerenciar todo o engajamento que eles produzem. Além disso, eles precisam gerar leads para a equipe de vendas, e por isso eles utilizam emails para ofertar uma newsletter.

Entretanto, a equipe de vendas precisa de mais informações antes de entrar em contato. Dessa forma, através do marketing digital, são produzidos ebooks, webinars e planilhas que são disponibilizados após o preenchimento de um formulário que pede informações como site, telefone, área de atuação, entre outros detalhes.

A partir da análise destas respostas, é possível definir quais consumidores se encaixam como clientes ideais para a empresa. Além disso, a equipe de marketing também precisa mensurar os resultados de suas ações e campanhas.

Ou seja, o volume de trabalho é muito grande. É por isso que as equipes de marketing precisam de ferramentas que reduzam o trabalho manual. Como resultado, através do auxílio de uma ferramenta de automação de marketing é possível agendar as postagens nas redes sociais, disparar emails personalizados e até mensurar os resultados das campanhas.

As ferramentas de Automação de Marketing possuem diversas outras vantagens. Assim, para conhecê-las, acompanhe o tópico abaixo.

Quais as Vantagens de investir nesta ferramenta?

Automação de Marketing RJ
Automação de Marketing

As grandes empresas, que lidam com milhares de contatos e clientes, veem na automação um benefício nítido: ela otimiza o tempo dos funcionários e ainda melhora o gerenciamento de tudo.

Mas quem ainda está iniciando no mercado pode se sentir receoso quanto a realizar um investimento em uma aplicação como esta. Entretanto, independente do tamanho de sua organização, saiba que a automação tem diversos benefícios a oferecer. Confira alguns abaixo:

Aumento na geração de leads

Se a sua empresa já tem o processo de conversão de clientes bem definida, é muito mais simples implantar soluções que te auxiliem a atrair e capturar mais leads.

Assim, de acordo com a pesquisa TechTrends 2017, se este processo for conduzido com ajuda de uma ferramenta de automação, pode conquistar 2 vezes mais contatos.

Mais oportunidades de venda

Uma pessoa pode não se interessar pelo seu produto hoje, mas talvez isso mude daqui 2 ou 3 meses. Assim, nestes casos, você precisa manter uma certa proximidade com eles, nutrindo-o com conteúdo útil e relevante, preparando-os para o momento da compra.

Com a automação de marketing é possível realizar este acompanhamento de forma personalizada, o que aumenta a geração de oportunidades de negócio para a sua equipe de vendas.

Como resultado, sem esta prática, provavelmente, as pessoas demorariam ainda mais para se sentirem prontas ou nem chegariam ao estágio de decisão de compra.

Simplifica o ciclo de vendas

Uma vez que a ferramenta de automação te permite acompanhar, gerir e nutrir seus contatos, você consegue transformar o processo de vendas mais prático.

Ou seja, seus futuros clientes gastam menos tempo argumentando, o que torna o processo de compra mais rápido e eficiente.

Como a Automação de Marketing atua?

Agora que você já compreendeu o que é automação de marketing e quais as vantagens que esta plataforma oferece, é hora de conhecer as principais funcionalidades de uma boa ferramenta e como elas podem auxiliar as suas estratégias de marketing.

Redes Sociais

Atualmente, as mídias sociais é o principal local para encontrar clientes e potenciais clientes. Assim, para alcançar sucesso neste local não basta produzir conteúdo, é preciso investir tempo e dinheiro na divulgação e, nestes casos, as mídias sociais são ambientes ideais.

O problema é que publicar na frequência correta para cada mídia, além de acompanhar e gerenciar todos os engajamentos é bastante trabalhoso. Neste caso, as ferramentas de automação entram em ação a fim de te auxiliar a:

  • agendar suas postagens nas redes;
  • monitorar curtidas, comentários, compartilhamentos e etc.;
  • monitorar os cliques que você atraiu pelas mídias sociais;
  • identificar, integrar e acompanhar as interações dos usuários em diversas plataformas.

E-mail Marketing

Outro excelente canal para a divulgação de conteúdos é o e-mail e, por conta disso, esta funcionalidade também é indispensável para as ferramentas de automação.

Com ela corretamente configurada é possível realizar disparos em massa para divulgar sua newsletter, materiais relevantes, promoções, etc.

Assim, a fim de maximizar os resultados, também é necessário personalizar as mensagens com informações como: nome do contato, nome da empresa e outros dados relevantes, deixando o e-mail com uma aparência mais pessoal e amigável.

Calls-to-action

Os CTAs ou, em inglês, calls-to-action, são chamadas para a ação que te ajudam a atrair a atenção do leitor e ditar os passos dele.

Eles podem ser em formato de botão, imagem ou texto e são utilizados para incentivar ações como:

  • assinar uma newsletter;
  • fazer a compra de um produto;
  • entrar em contato com sua equipe de vendas;
  • levar o leitor para uma página do seu site ou blog;
  • entre outras ações.

Criar landing pages

As landing pages auxiliam na conversão de visitantes em leads através de ofertas como:

  • ebooks;
  • webinars;
  • planilhas;
  • checklists;
  • cursos;
  • períodos de teste;
  • descontos e etc.

Dessa forma, estas páginas são uma importante ferramenta de marketing digital, e utilizando-a de forma inteligente, certamente, irá trazer um retorno considerável para a sua organização.


Através destas grandes dicas de Automação de Marketing, a sua organização alcançará resultados surpreendentes em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias em qualquer etapa!


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