Utilizando a Automação de Marketing, sua empresa pode gerar mais leads, otimizar a atuação nas redes sociais e maximizar o lucro!
Atualmente, um termo que está em alta pela internet é o Marketing Digital. Dessa forma, se você já ouviu falar sobre este tema, provavelmente, também escutou sobre Automação de Marketing.
O público que acessa a web, diariamente, é bastante extenso e as estratégias de marketing digital que podem te auxiliar a atraí-los são variadas. Entretanto, executá-las com excelência é um grande desafio tanto para os pequenos empreendedores quanto para as grandes corporações. Assim, neste momento, a automação de marketing entra em ação!
Como resultado, ela ajuda as organizações a alcançarem potenciais clientes em grande escala, mas de modo personalizado. Dessa forma, se você ainda tem dúvidas sobre como ela funciona e por que você deve adotá-la, acompanhe este artigo, pois vamos esclarecer todas estas questões. Assim, observe os tópicos abaixo.
O que é Automação de Marketing?
Automação de Marketing é uma estratégia que se utiliza de softwares e outras tecnologias para agir em escala e maximizar os resultados de uma determinada marca. Assim, através dela, é possível identificar, acompanhar e agir de modo personalizado com o seu público, otimizando o relacionamento com o mesmo e, consequentemente, as vendas.
Por exemplo, toda semana, uma equipe de marketing digital precisa publicar conteúdos no blog a fim de atrair novos públicos. Depois, é necessário divulgar estes posts nas redes sociais e gerenciar todo o engajamento que eles produzem. Além disso, eles precisam gerar leads para a equipe de vendas, e por isso eles utilizam emails para ofertar uma newsletter.
Entretanto, a equipe de vendas precisa de mais detalhes antes de entrar em contato. Dessa forma, através do marketing digital, são produzidos ebooks, webinars e planilhas que são disponibilizados após o preenchimento de um formulário que pede informações como site, telefone, área de atuação etc.
Analisando as respostas dos formulários, é possível definir quais consumidores se encaixam como clientes ideais para a empresa. Além disso, a equipe de marketing também precisa mensurar os resultados de suas ações e campanhas.
Ou seja, o volume de trabalho é muito grande. É por isso que as equipes de marketing precisam de ferramentas que reduzam o trabalho manual. Como resultado, através do auxílio de uma ferramenta de automação de marketing é possível agendar as postagens nas redes sociais, disparar emails personalizados e até mensurar os resultados das campanhas.
As ferramentas de Automação de Marketing possuem diversas outras vantagens. Assim, para conhecê-las, acompanhe o tópico abaixo.
Quais os benefícios desta ferramenta?
As grandes corporações, que lidam com milhares de contatos e clientes, veem na automação um benefício nítido: ela otimiza o tempo dos funcionários e ainda melhora o gerenciamento de tudo.
Mas quem ainda está iniciando no mercado pode se sentir receoso quanto a realizar um investimento em uma aplicação como esta. Entretanto, independente do tamanho de sua organização, saiba que a automação tem inúmeros diferenciais a oferecer, como:
1- Aumento na geração de leads
Se a sua empresa já tem o processo de conversão de clientes bem definida, é muito mais simples implantar soluções que te auxiliem a atrair e capturar mais leads.
Assim, de acordo com a pesquisa TechTrends 2017, se este processo for conduzido com ajuda de uma ferramenta de automação, pode conquistar 2 vezes mais contatos.
2- Mais oportunidades de venda
Uma pessoa pode não se interessar pelo seu produto hoje, mas talvez isso mude daqui 2 ou 3 meses. Assim, nestes casos, você precisa manter uma certa proximidade com eles, nutrindo-o com conteúdo útil e relevante, preparando-os para o momento da compra.
Com a automação de marketing é possível realizar este acompanhamento de forma personalizada, o que aumenta a geração de oportunidades de negócio para a sua equipe de vendas.
Como resultado, sem esta prática, provavelmente, as pessoas demorariam ainda mais para se sentirem prontas ou nem chegariam ao estágio de decisão de compra.
3- Reduz o ciclo de vendas
Uma vez que a ferramenta de automação te permite acompanhar, gerir e nutrir seus contatos, você consegue transformar o processo de vendas mais prático.
Ou seja, seus futuros clientes gastam menos tempo argumentando, o que torna o processo de compra mais rápido e eficiente.
Como uma ferramenta de automação de Marketing atua?
Agora que você já compreendeu o que é automação de marketing e quais as vantagens que esta plataforma oferece, é hora de conhecer as principais funcionalidades de uma boa ferramenta e como elas podem auxiliar as suas estratégias de marketing.
Mídias Sociais
Atualmente, as mídias sociais é o principal local para encontrar clientes e potenciais clientes. Assim, para alcançar sucesso neste local não basta produzir conteúdo, é preciso investir tempo e dinheiro na divulgação e, nestes casos, as mídias sociais são ambientes ideais.
O problema é que publicar na frequência correta para cada mídia, além de acompanhar e gerenciar todos os engajamentos é bastante trabalhoso. Neste caso, as ferramentas de automação entram em ação a fim de te auxiliar a:
- agendar suas postagens nas redes;
- monitorar curtidas, comentários, compartilhamentos e etc.;
- monitorar os cliques que você atraiu pelas mídias sociais;
- identificar, integrar e acompanhar as interações dos usuários em diversas plataformas.
Email Marketing
Outro excelente canal para a divulgação de conteúdos é o email e, por conta disso, esta funcionalidade também é indispensável para as ferramentas de automação.
Com ela corretamente configurada é possível realizar disparos em massa para divulgar sua newsletter, materiais relevantes, promoções, etc.
Assim, a fim de maximizar os resultados, também é necessário personalizar as mensagens com informações como: nome do contato, nome da empresa e outros dados relevantes, deixando o email com uma aparência mais pessoal e amigável.
Criar calls-to-action
Os CTAs ou, em inglês, calls-to-action, são chamadas para a ação que te ajudam a atrair a atenção do leitor e ditar os passos dele.
Eles podem ser em formato de botão, imagem ou texto e são utilizados para incentivar ações como:
- assinar uma newsletter;
- fazer a compra de um produto;
- entrar em contato com sua equipe de vendas;
- levar o leitor para uma página do seu site ou blog;
- entre outras ações.
Criar landing pages
As landing pages auxiliam na conversão de visitantes em leads através de ofertas como:
- ebooks;
- webinars;
- planilhas;
- checklists;
- cursos;
- períodos de teste;
- descontos e etc.
Dessa forma, estas páginas são uma importante ferramenta de marketing digital, e utilizando-a de forma inteligente, certamente, irá trazer um retorno considerável para a sua organização.
Através destas grandes dicas de Automação de Marketing, a sua organização alcançará resultados surpreendentes em seus projetos! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias em qualquer etapa!
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