Descubra como os marketing UGC e EGC podem contribuir para o sucesso da sua marca!
A estratégia de marketing UGC e EGC consiste em utilizar conteúdo gerado pelos usuários ou funcionários para promover uma marca ou produto.
Nesse sentido, esse tipo de ação pode incluir comentários, avaliações, fotos, vídeos e outros tipos de conteúdos criados pelos consumidores/profissionais.
A busca por informações sobre produtos ou serviços por meio de conteúdos gerados por usuários ganha cada vez mais destaque.
Esse é o resultado dos estudo feito pela TINT 2022 sobre conteúdos gerados por consumidores.
- 75% dos consumidores pesquisam avaliações e depoimentos nas mídias digitais antes de fazer uma compra.
- 72% dos consumidores acreditam que depoimentos dos clientes são mais confiáveis do que a empresa falando de sí própria.
- 76% dos consumidores compraram um produto por causa da recomendação de outras pessoas nas mídias sociais antes.
- 48% dos consumidores afirmam que o UGC é um ótimo conteúdo para descobrir novos produtos.
- 29% dos sites que tem UGC tem 29% a mais de conversão.
Neste artigo, nós iremos falar do marketing UGC e EGC. Em primeiro lugar, iremos abordar sobre os consumidores e as vantagens de atrelar os seus conteúdos às marcas.
5 vantagens do marketing UGC como estratégia
Autenticidade e confiança
Os consumidores costumam confiar mais em conteúdos gerados por outros consumidores, já que entendem que essas opiniões são mais autênticas e honestas por não terem interesse direto na venda dos produtos ou serviços.
Além disso, as pessoas se sentem mais confortáveis em fazer negócios com a marcas por saberem que as opiniões dos consumidores são valorizadas e levadas em conta ao serem respondidas pela a empresa.
Por fim, o conteúdo gerado pelos usuários é visto como mais autêntico e confiável do que as mensagens promocionais tradicionais, aumentando a confiança dos consumidores na marca.
Aumento da visibilidade e engajamento:
É importante ressaltar que toda vez que o consumidor compartilhar um conteúdo gerado por ele mesmo, está contribuindo naturalmente com a promoção da marca em suas próprias redes sociais.
Além disso, há o aumento da visibilidade da marca e o crescimento do engajamento dos consumidores com a empresa a partir das discussões geradas pelo compartilhamento.
Feedback valioso:
Os conteúdos gerados pelos consumidores são de fundamental importância para a empresa. Entre eles estão as opiniões sobre a marca.
O feedback é valioso pois fornece informações que vão servir para saber o que está funcionando bem e o que precisa ser ajustado dentro da empresa.
Além disso, serve de oportunidade para ajustar as estratégias de marketing digital, melhorar a oferta de produtos e serviços entre outras ações.
Por fim, a empresa pode trabalhar para antecipar e corrigir de forma eficaz qualquer tipo de situação que possa vir a se tornar um problema no futuro.
Economia de custos
Sem dúvidas, o marketing UGC tem na economia uma de suas maiores vantagens. Em comparação as tradicionais campanhas publicitárias, ela tem um custo muito mais barato, já que não precisa gastar dinheiro com fotos, vídeos ou anúncios.
Além disso, ela é mais eficaz já que o conteúdo gerado possui uma taxa de conversão mais alta em termos de custo por aquisição por clientes.
Personalização
A personalização dos conteúdos gerados pelos consumidores também é uma grande vantagem.
Pois, quanto mais conteúdos forem gerados, maiores serão as chances de surgirem materiais relevantes e atraentes de acordo com o público-alvo da marca.
Além disso, esse conteúdo mais personalizado pode ajudar a criar uma relação mais próxima e pessoal entre a marca e o público, o que irá promover o aumento de engajamento e a fidelidade dos clientes.
5 dicas de como usar a estratégia de UGC
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- Crie uma hashtag específica para a sua marca e incentivar os consumidores a compartilharem conteúdos relacionados à sua marca usando essa hashtag. Isso permite que você rastreie e compartilhe facilmente o conteúdo gerado pelos usuários.
- Utilize comentários e avaliações deixados pelos consumidores em sua página ou site para mostrar a opinião dos clientes sobre seus produtos ou serviços.
- Compartilhe fotos e vídeos gerados pelos usuários em suas redes sociais, dando crédito ao autor e incentivando outros consumidores a compartilhar seu próprio conteúdo.
- Organize um concurso de conteúdo gerado pelos usuários, onde os participantes podem ganhar prêmios por compartilhar fotos, vídeos ou outros tipos de conteúdo relacionado a sua marca.
- Faça parcerias com influenciadores digitais e incentive-os a compartilhar conteúdo relacionado à sua marca, com sua base de seguidores, essa estratégia tem um alcance maior e pode trazer uma visibilidade maior para a sua marca.
E o que seria o marketing EGC (Employee Generated Content)?
Diferente do marketing UGC, o EGC tem os funcionários como foco principal. São eles que criam conteúdos e promovem a marca e os produtos da própria empresa que trabalham.
Neste caso, o objetivo é feito com a intenção de melhorar a eficácia da campanha.
Dessa forma, os funcionários são treinados para se tornarem embaixadores da marca e compartilharem informações autênticas e confiáveis sobre a empresa e seus produtos ou serviços.
Conheça algumas vantagens do marketing EGC
- Conhecimento interno: Os funcionários compartilham informações de forma autêntica e confiável já que tem conhecimento detalhado dos produtos ou serviços.
- Maior engajamento: Há maior comprometimento por parte dos funcionários que participam da criação dos conteúdos.
- Maior alcance: Os funcionários tem suas próprias redes sociais. Logo, ampliam o alcance da campanha compartilhando com seus contatos.
- Credibilidade: A confiança é muito maior de conteúdos gerados por funcionários, já que eles têm uma relação muito próxima com a empresa e produtos ou serviços.
- Personalização: Os funcionários podem personalizar os conteúdos, o que ajuda a criar relevância e atração junto ao público-alvo da marca.
Descubra 3 formas de usar o marketing EGC na sua empresa
1 – Forneça treinamento e capacitação para os funcionários para que eles possam compreender melhor a marca, os produtos e mensagem que a empresa quer passar. Dessa forma, o profissional terá muito mais facilidade na hora de compartilhar os conteúdos.
2 – Identifique os funcionários que são influencers para que possam se tornar embaixador da marcar no meio digital.
3 – Crie campanhas internas de incentivo. A ideia é buscar incentivar os funcionários a participarem ativamente da comunicação da marca compartilhando conteúdos.
Conclusão
Em conclusão, o marketing UGC e EGC são estratégias cada vez mais populares entre as empresas, pois permitem acessar conteúdo autêntico e confiável gerado por usuários e funcionários, respectivamente.
O UGC permite às empresas obter feedback valioso dos consumidores, aumentar a visibilidade e o engajamento da marca e personalizar o conteúdo para atingir o público desejado, além de ser mais econômico do que as campanhas publicitárias tradicionais.
Já o EGC permite aumentar a participação dos funcionários na comunicação da marca, ampliando o alcance e a confiança dos clientes na marca, além de ser uma forma de se antecipar e corrigir problemas antes que eles se tornem uma fonte de insatisfação para muitos clientes.
A combinação dessas estratégias pode ser uma excelente forma de ampliar a visibilidade e a confiança da marca, além de aumentar a fidelidade dos clientes.
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