Muitos negócios físicos estão construindo as suas lojas virtuais, a fim de aumentar a participação no mercado! Mas, você sabe como iniciar o seu projeto?
O mercado de ecommerce é um dos que mais cresce nos dias atuais. Assim, diversas organizações investem em boas lojas virtuais. Como resultado, o principal objetivo é alavancar as suas vendas em um curto espaço de tempo. Porém, mesmo com esta pró-atividade, poucas marcas sabem o melhor jeito de iniciarem na web.
Isso pode ser visto, a partir da análise de alguns sites no comércio eletrônico. Assim, quando se observa a estrutura da página, os links e os produtos em destaque – serão visíveis algumas falhas. Como resultado, toda a experiência do usuário será ruim, o que causará em insatisfação.
Portanto, antes de decidir por começar a sua loja virtual, procure entender melhor os passos corretos para que o seu investimento seja o ideal.
Informações sobre o Mercado de Comércio Eletrônico no Brasil
Em primeiro lugar, a fim de comprovar a importância deste segmento, é necessário citar alguns dados. Assim, para o seu conhecimento, iremos destacar algumas informações de grande relevância.
Segundo o índice MCC-ENET, a ascensão das lojas virtuais em 2020 foi algo excelente. Assim, houve um crescimento de 73,88% (ao se considerar os últimos 12 meses).
Como resultado, isto demonstrou que muitas pessoas – as quais nunca compraram nada na internet antes – tiveram a primeira experiência no ano anterior. Isto foi possível, porque a situação de isolamento social inibiu grande parte da população a ir as ruas (mesmo com algumas flexibilizações).
Além disso, a tendência é que em 2021 ainda continue em expansão o mercado de vendas online. Portanto, as organizações que estiverem prontas e com um planejamento correto irão chegar na frente dos concorrentes.
Algumas Dúvidas Comuns dos Empreendedores
Neste momento, onde foi possível observar algumas informações, comprovou-se a capacidade de resultados que essa área poderá proporcionar. Assim, vale muito a pena para qualquer empresário investir em uma loja virtual.
Porém, existem algumas perguntas que afetam a decisão destes empreendedores. Isto porque, elas causam diversas dúvidas, as quais podem comprometer a confiança no trabalho.
Portanto, a fim de resolver estas questões, iremos ressaltar os questionamentos mais comuns das pessoas:
1- É melhor montar um ecommerce ou usar uma plataforma existente na web?
Para os micro e pequenos empreendedores, o melhor caminho é escolher a segunda opção. Isto porque, os custos para a criação de uma loja virtual 100% do zero são muito altos. Assim, com a parceria de um website que faça este trabalho, será mais simples iniciar nesse mercado.
2- Preciso ter uma equipe 24 horas disponível?
Não é necessário. Assim, mesmo que a sua loja mantenha-se online por um dia inteiro, você poderá estipular um horário de atendimento específico. Exemplo: de 9 às 18 horas (horário comercial).
3- Pagamento e Entrega: como funcionam?
O pagamento de cada uma das compras será feito no seu próprio website. Assim, o ideal é contar com as soluções que a plataforma de ecommerce fornece. Como resultado, possuem parcerias com meios de pagamento – como o pagseguro e o paypal.
Além disso, para realizar a entrega correta dos materiais, será muito interessante utilizar os serviços dos correios (o ideal é o sedex) ou a contratação de soluções de transportadoras.
4- Será necessário ter um Planejamento Estratégico do negócio online?
Assim como a sua empresa física possui um planejamento bem definido, o seu negócio online também deverá ter. Como resultado, você poderá acompanhar cada um dos passos.
Além disso, não se esqueça: sua loja virtual é diferente da loja física. Portanto, tenha processos específicos para cada uma. Trate-as como “mundos separados”.
5- Ao colocar a loja na web, os clientes irão me procurar?
Para alcançar as primeiras vendas, será importante investir no marketing digital. Assim, é necessário planejar esta área, identificando as táticas corretas para oferecer as suas soluções.
Porém, não se preocupe. É possível iniciar a sua divulgação com pouca verba financeira. Portanto, um caminho inicial será investir no marketing de conteúdo e nas estratégias de SEO.
Excelentes Dicas para iniciar o seu Negócio Online
Agora, que você já possui muitos dados relevantes, provavelmente deve estar com a seguinte questão em mente:
Quais são os passos ideais para começar a minha loja virtual?
Assim, com a meta de lhe proporcionar ótimas dicas, iremos destacar alguns passos importantes para que o pontapé inicial seja efetivado. Portanto, confira cada um dos pontos a seguir:
– Faça as Análises sobre alguns Fatores Primordiais
Em primeiro lugar, é necessário conhecer um pouco melhor o seu segmento de vendas na web. Assim, é importante realizar algumas pesquisas, a fim de conhecer o seu mercado, público-alvo e concorrência.
Portanto, siga este passo a passo:
- Mercado: observe as tendências e as táticas utilizadas para divulgar as lojas virtuais no seu mercado. Uma boa estratégia é utilizar o Google Trends, para saber o que os clientes estão procurando.
- Público-Alvo: defina o público ideal, a partir de informações coletadas na web e com o seu consumidor. Uma forma interessante é criar questionários online e enviar para os seus clientes responderem.
- Concorrência: separe os seus 3 principais concorrentes. Assim, observe como é feita a loja virtual de cada um, confira a presença nas mídias sociais e verifique o investimento em anúncios. Após esta análise, insira estes dados em uma planilha.
– Selecione algumas Soluções PrincipaiS
Para começar no ambiente do ecommerce, escolha alguns produtos e serviços. Isto será um diferencial, porque você terá muito menos trabalho e poderá acompanhar os primeiros passos da loja com uma maior atenção.
– Desenvolva o Planejamento Estratégico Ideal para as Lojas Virtuais
Este é outro ponto de suma importância. Assim, apenas com um planejamento modelado de forma estratégica a sua marca poderá alcançar os resultados que procura.
Portanto, a partir da definição correta de cada uma das etapas, será mais fácil colocar em prática a loja. Para facilitar este seu novo caminho, observe o link em destaque: clique aqui!
– Marketing Digital para as Lojas Virtuais
Por último, não poderíamos deixar de falar sobre as estratégias de propaganda online. Assim, quando uma empresa investe – de um modo correto – nestas ações, a tendência será de alcançar bons resultados.
Portanto, para implementar um Plano de Ação em Marketing Digital nas suas Lojas Virtuais, valerá a pena contar com a equipe de profissionais da SEO10 Projetos Digitais!
Assim, não perca tempo e entre em contato conosco!
Obrigado pela sua atenção. Acompanhe os nossos posts! #seo10digital – SEO10 Projetos Digitais.
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