Estratégias de Marketing Digital para Políticos!

Conheça as principais Estratégias de Marketing Digital para Políticos a fim de ter sucesso nas próximas eleições!

Estratégias de Marketing Digital para Políticos
Estratégias de Marketing Digital para Políticos

Além dos recursos para financiar campanhas serem cada vez mais escassos, os políticos buscam divulgar suas soluções de forma mais inteligente e eficaz. Dessa forma, o Marketing Digital para Políticos mostra-se como uma ótima alternativa, uma vez que pode auxiliá-lo a transmitir suas mensagens de forma mais direcionada.

Assim, neste artigo, você terá acesso a dicas e estratégias de marketing digital para alavancar sua carreira política. Como resultado, observe os tópicos abaixo.

O que é Marketing Digital para Políticos!

Marketing Digital para candidatos
Marketing Digital para candidatos

O marketing digital é um grupo de estratégias online capaz de fazer com que uma empresa ou marca apareçam de formas variadas na internet – como por exemplo – por meio de uma pesquisa feita no Google ou anúncios na própria ferramenta de buscas, sites e redes sociais.

Por sua vez, o marketing político digital é a aplicação destas técnicas em um ambiente político para divulgar os candidatos ou aqueles que já exercem mandatos com suas propostas e convicções. Dessa forma, para mensurar a performance desta estratégia para uma carreira política de sucesso, mais de 62 milhões de brasileiros utilizam o Facebook, diariamente. Inclusive, a maior parte destas pessoas estão logadas através de dispositivos móveis.

Além disso, mais de 50% das pessoas utilizam o aplicativo para se informarem. Ou seja, as redes sociais é um local altamente propício para compartilhar conteúdos e informar os usuários sobre as suas propostas e ideais.

Como resultado, diversos políticos utilizam estas estratégias constantemente para estabelecer um relacionamento com os seus eleitores e sair na frente dos concorrentes que ainda não se renderam às novas mídias.

Dessa forma, esta plataforma permite que as pessoas comentem nos artigos e postagens para tirar suas dúvidas sobre as ideias dos seus candidatos, além de fazer sugestões, elogios e críticas. Assim, o contato entre candidato e eleitor, neste caso, aumenta a identificação e gera maior proximidade entre eles.

Qual a relevância deste investimento?

O marketing digital voltado para a política pode apresentar resultados tão expressivos que excedem os obtidos por meio das mídias convencionais.

Afinal, ao contrário de outros mídias utilizados, as plataformas online possuem um alcance de público amplamente superior. Assim, isto mostra que você pode localizar e veicular seus conteúdos para pessoas de todas as idades e de todos os lugares.

Dessa forma, uma das estratégias mais indicadas para obter sucesso com as campanhas, portanto, é a utilização das redes sociais. Assim, através delas, além de atingir diferentes nichos de público, você poderá compreender quais são as demandas, desejos e necessidades das pessoas, consequentemente, será possível melhorar o diálogo com os eleitores. Além disso, é uma ótima forma de engajá-los em seus projetos e propostas.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o marketing digital político, confira algumas estratégias que você pode adotar para alavancar sua carreira política!

Dicas de Marketing Digital para Políticos!

Dicas de Marketing Digital
Dicas de Marketing Digital

Existem inúmeras estratégias de marketing digital para todo o tipo de negócio. Entretanto, algumas possuem uma eficácia maior em determinados nichos. Dessa forma, listaremos aqui algumas dicas que devem ser aplicadas em sua carreira política a fim de alavancá-la.

1. Investa em redes sociais

Se engana quem ainda pensa que as redes sociais servem apenas para conversar com amigos e parentes. Dessa forma, tenha em mente que os usuários também as utilizam para comentar e discutir assuntos mais sérios, como trabalho, política e economia.

Para tirar proveito disso e obter os resultados satisfatórios, no entanto, deve-se direcionar as ações para o nicho correto. Para isso, é preciso entender um pouco mais sobre o universo dos seus principais eleitores em potencial, para atingi-los com maior assertividade, permitindo que os conteúdos sejam visualizados pela audiência planejada.

2. Otimize os conteúdos para todos os dispositivos

Desde a última eleição, a junção do tempo eleitoral gratuito com as mídias digitais tem sido uma das principais apostas, equilibrando as corridas eleitorais. Assim, um dos fatores para isto é o crescente engajamento dos eleitores com a política. Dessa forma, eles se organizam em grupos que interagem com as publicações, compartilhando e defendendo a imagem do candidato.

Além disso, os dispositivos móveis são altamente indispensáveis para a divulgação das campanhas. Como resultado, os conteúdos podem facilmente ser veiculados e compartilhados pelos usuários. Por isso, deve-se pensar em meios a fim de facilitar a usabilidade, acesso e propagação de todos os materiais de campanha.

3. Utilize o e-mail marketing

O uso de e-mail marketing pode ser uma solução promissora para ampliar suas possibilidades de interação. Embora possa parecer complexo para candidatos, é fundamental construir uma lista de e-mails para que a campanha política seja mais eficaz.

Assim, para maximizá-la, é indicado interligar o engajamento do eleitor com o repasse de informações feita por ele. A partir da produção de conteúdo direto para sua realidade e disponibilizando materiais informativos relevantes, muitas pessoas não terão problemas em liberar seus dados mais básicos em troca, como o endereço de e-mail.

Um grande benefício na utilização desta ferramenta está na possibilidade de mensurar com precisão o número de pessoas que estão interagindo com ela e quais são os resultados práticos.

4. Projete previamente o SEO da campanha

Outro fator que merece uma atenção prévia é o trabalho de SEO no marketing político. Normalmente, o processo de otimização de sites já é um processo trabalhoso e, por isso, deve ser iniciado logo nos primeiros meses de campanha.

Apesar da nova legislação eleitoral prever o impulsionamento de campanhas, aí incluídos os anúncios no Google Ads, o custo disso será elevado. Em tempos de proibição de financiamento privado de campanha, para ser encontrado no Google, sem custos de mídia, só mesmo com um bom trabalho de SEO no site e blog da campanha.


Portanto, para qualquer tipo de projeto – voltado para Políticos – valerá a pena investir em Marketing Digital de qualidade, com o objetivo de alcançar apenas os melhores resultados!


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